News Corp. aprova separação das unidades de jornalismo e mídia



Publicado originalmente no site: http://www.telaviva.com.br

Sexta-feira, 24 de maio de 2013, 10h56

Redação Tela Viva


O board de diretores da News Corporation aprovou a separação da empresa em duas companhias, conforme havia sido anunciado há algumas semanas: a 21st Century Fox e a nova News Corp. O prazo para a efetivação da medida é 28 de junho próximo, segundo comunicado do grupo.

A News Corp. ficará com a área de jornalismo do grupo, com seus jornais, como o The Wall Street Journal, serviços de informação, editora de livros, educação e o serviço de pay-TV na Austrália.

A 21st Century Fox fica com os ativos de mídia e entretenimento do grupo, como a Fox (rede de TV aberta nos EUA), os canais pagos Fox, FX, Fox News Channel, Fox Business Network, Fox Sports, Fox Sports Network, National Geographic Channels, entre outros, os estúdios de cinema Twentieth Century Fox Film e de televisão Twentieth Century Fox Television, além de diversas operações de TV paga.

Foi aprovada uma distribuição total das ações aos acionistas atuais da News na proporção de uma ação da nova News Corp. para cada quatro ações da antiga empresa. O board também aprovou um programa de US$ 500 milhões para a recompra de ações no mercado.

Rupert Murdoch terá os cargos de chairman e CEO da 21st Century Fox e de chairman executivo da News Corporation. Os filhos de Murdoch, James e Lachlan, participarão do board das duas empresas. O board da nova Fox inclui nomes como o ex-presidente da Colômbia Álvaro Uribe.

Já o board da News conta com o ex-primeiro-ministro da Espanha José Maria Aznar e tem como novidade a entrada da brasileira Ana Paula Pessoa. Ela fez carreira no grupo Globo, onde ocupou o cargo de Chief Financial Officer de 2001 a 2011, tendo sido anteriormente (2008 a 2011) diretora de novos negócios da Infoglobo.

Comentários