Abril deixará de usar marca MTV em 2014; Viacom tenta viabilizar nova MTV no país



Publicado originalmente no site: http://www.telaviva.com.br

Terça-feira, 11 de junho de 2013, 16h08

Redação Tela Viva


A reestruturação da Abril, anunciada na semana passada, não trouxe ainda uma solução para o canal de TV do grupo, a MTV Brasil. Na nova estrutura do grupo, a MTV fica sob a nova área negócios e segmentadas. Quem assume a diretoria-geral do setor é Helena Bagnoli, que era, até então, diretora-geral da emissora. Claudia Giudice é a superintendente da área.

Mas algumas mudanças estão em curso. Isso porque a Viacom, dona da marca, tem sinalizado a operadores brasileiros que pretende "relançar" a MTV no Brasil em outubro. Na verdade, seria um novo canal, oferecido exclusivamente por assinatura, que utilizaria a marca consagrada no Brasil pela emissora de TV aberta do grupo Abril, no ar há mais de duas décadas.

Os diretores do canal evitam falar sobre o futuro da MTV Brasil, apontando apenas que o clima interno é de redefinição: existe uma certa apreensão em relação ao que a Abril fará com sua rede de TV e, sobretudo, uma preparação para o que será a MTV Brasil sem a marca MTV. Isso porque a Abril tinha a opção de renovar com a Viacom o uso da marca este ano. Preferiu não fazê-lo e em janeiro de 2014 terá que abrir mão da marca. Se mantiver a rede, com outra marca, segue com a distribuição atual, assegurada sobretudo pelas regras de must-carry, que obrigam a distribuição compulsória por empresas de cabo e satélite, e também nos 36 canais UHF controlados pela própria Abril.

Já a MTV norte-americana terá que começar do zero, iniciando negociações com os operadores, o que já está em curso, para garantir a sua distribuição como um canal pago. A Viacom não comenta o processo, afirmando que o contrato com a Abril segue até 2018.

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