O novo mapa da disputa pelo público na TV e fora dela



Publicado originalmente no site: http://kogut.oglobo.globo.com

Sábado, 25 de maio de 2013, 09h00

Patrícia Kogut


Numa tentativa de abraçar outros públicos além daquele que está na frente da TV, o Discovery Communications lançou o TestTube. É um canal online, financiado por anúncios, mas gratuito para quem assiste a ele. Seu alvo são homens jovens, e sua programação, de séries originais. Entre as atrações do TestTube está “Nature hates you,” que usa farto material de arquivo do Discovery.

Além do TestTube.com, o Discovery está sendo distribuído via YouTube. O grupo vai estender seu alcance para Microsoft Xbox, Apple TV, Roku boxes, TiVo DVRs e smartphones e tablets, incluindo iPad, iPhone e Android. Ou seja, tudo aquilo que já foi encarado como concorrência entra em comunhão. Isso ocorre basicamente por dois motivos, dependendo do ponto de vista do freguês. Há quem diga que a guerra está perdida, que a tecnologia avançou e vai avançar ainda mais e mais rapidamente, e é o fim da TV. Mas há outra maneira de ver a mesma questão: a guerra não está perdida, a configuração muda quando uma tecnologia se funde a outra e, com isso, ganha potência.

Mudando de assunto, mas ainda falando de outras formas de ver TV, muitos leitores escreveram querendo saber como assistir a “London Hospital”, tema de crítica da coluna esta semana. Aqui vai a dica: a primeira temporada e os três episódios da segunda já estão no Muu, para os assinantes de Net, GVT, CTBC e outras. Isso é video on demand.

E, finalmente, divagando mais um pouquinho sobre as formas alternativas de acompanhar a TV, chego à Netflix. Seu “House of cards” é favorito a ganhar o Critics’ Choice Television Award (prêmio anual dos críticos de televisão dos Estados Unidos) em duas categorias. São elas a de melhor ator, claro, para Kevin Spacey, e a de ator coadjuvante, para Corey Stoll. Não não é cotado como melhor série. Vai entender.

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