Produção de arte de ‘Hannibal’ cria cenários macabros de mentirinha



Réplicas de corpos e imitações de pratos com carne humana são algumas das atribuições da equipe da série


Publicado originalmente no site: http://oglobo.globo.com/revista-da-tv

Domingo, 23 de junho de 2013, 08h00

Thaís Britto



Na reta final da primeira temporada de “Hannibal”, é possível dizer que boa parte das ações mais importantes da trama se passam mesmo é dentro da cabeça de Will Graham (Hugh Dancy), consultor do FBI que é o principal cliente do Dr. Hannibal Lecter (Mads Mikkelsen). Mas outros aspectos que se destacam na série criada por Bryan Fuller, no ar no AXN às terças-feiras, às 22h, até 9 de julho, são os cenários e a produção de arte, cuidadosamente pensados para ajudar o espectador a embarcar na história: seja ao ver o canibal cozinhar pulmões e outras partes dos corpos de suas vítimas, ou ao acompanhar o trabalho da polícia no laboratório forense.

Sendo Hannibal um exímio chef — e fã de ingredientes um tanto exóticos, digamos —, a cozinha é parte importantíssima do visual da série. Um passeio pelo estúdio onde a atração é gravada, em Toronto, no Canadá, revela detalhes que podem passar despercebidos pelo público. Janice Poon, food stylist que dá consultoria para a série, tem muito trabalho ao lado de sua equipe: eles precisam criar pelo menos dois pratos para cada episódio. E são receitas à la Hannibal: com uvas excêntricas vendidas apenas num país distante e... Pulmões humanos.

— Usamos muitos órgãos de porco quando Hannibal os está manuseando, pois são do mesmo tamanho dos órgãos humanos. Mas o problema não é só a carne. Outros ingredientes são difíceis de achar, já que ele é um cozinheiro sofisticado e o roteiro chega com determinações específicas — explica Janice.

No blog Feeding Hannibal (em tradução livre, “alimentando Hannibal”, no endereço janicepoonart.blogspot.com), ela descreve semanalmente os preparativos das iguarias de cada episódio, com direito a rascunhos desenhados de como o prato ficará em cena. Ainda que sejam receitas inocentes, como uma salada, é preciso que tudo fique pelo menos um pouco assustador. No nono episódio, Janice usou aspargos para sugerir uma semelhança com ossos de mãos humanas.

A preparação do ator Mads Mikkelsen para a performance na cozinha também ficou a cargo de Janice, que o considerou um excelente aluno. O dinamarquês diz que todos os pratos sempre estiveram deliciosos. Sobre a melhora de suas habilidades culinárias, ele conta que até aprendeu a cortar melhor os alimentos. A professora revela:

— Dei três horas de aula para Mads e foi suficiente. Ele já foi dançarino. Acho que isso ajuda, porque ele tem muita coordenação nos movimentos. E corta como um profissional. Virou um perito no assunto. Em uma das gravações, o vi dizer para alguém: “Ei, não é assim que se faz”. Logo pensei: “Criei um monstro!”.

Na hora de partir para o lado criminal, outro aspecto importante da série, entra em ação o produtor de arte Matthew Davies, responsável pelo departamento de investigação forense e pelo necrotério que, nos estúdios, ficam lado a lado. Na cama deste último, um corpo — tudo de mentira, claro. Mas bem realista. A estrutura também é, na medida do possível, bastante fiel ao que seria um laboratório forense real: todos os equipamentos são iguais aos usados pelo FBI, nos Estados Unidos. Os corpos são construídos com um tipo especial de borracha, Matthew explica:

— Tentamos fazer o mais próximo possível da realidade não apenas visualmente, mas também em relação ao peso. Se você segurar a mão do boneco, por exemplo, vai sentir o mesmo peso de uma mão humana.

Já o escritório e consultório de Hannibal, um dos mais imponentes e impressionantes elementos visuais da série, tem pé-direito altíssimo e nem parece um cenário. Móveis garimpados e cuidadosamente escolhidos dividem espaço com objetos de decoração, lâmpadas, cortinas e obras de arte. Até as centenas de livros que ficam no mezanino são de verdade. Ah, uma das produtoras avisa:

— Esse mezanino vai ser bem importante no último episódio.

Comentários

  1. Que interessante! Eu não sabia que essa série já tava no final da 1ª temporada, mas passei a reparar nela quando vi num site qualquer a foto com todas as pessoas do elenco em volta de uma mesa (essa: http://supernovo.net/wp-content/uploads/2013/04/hannibal-s%C3%A9rie-trailer-2-600x350.jpg) e, passando o mouse rapidamente, tomei até um susto porque achei que fosse um corpo com as tripas pro lado de fora! Voltei para analisar a imagem e achei magnífica essa direção de arte. Só não assisto a série porque morro de medo de histórias de terror. hehe Valeu!

    ResponderExcluir

Postar um comentário