Acenda uma vela para David Lynch



Publicado originalmente no site: http://www.boxdeseries.com.br/site/acenda-uma-vela-para-david-lynch/

Quarta-feira, 17 de julho de 2013, 00h00

Daiana Sigiliano



Se você ama as séries de TV – independente do gênero – é melhor acender uma vela para David Lynch. Sim, ele mesmo, aquele que faz filmes estranhos, que gosta de yoga e acabou de lançar um CD.

Para quem não sabe, o diretor foi responsável por uma das mais representativas mudanças na história dos seriados. Ao criar Twin Peaks, David transformou a TV americana, a relação do fã com as séries e, principalmente, mostrou que uma narrativa complexa e bem amarrada é a grande chave para a imersão do público. Se listássemos as tramas que foram influenciadas pelo criador de Laura Palmer ficaríamos aqui por dias e, ainda assim, faltariam nomes. Mas por que David é tão importante para a TV?

Complexidade

Desde a década de 1950, a TV se tornou um lugar para ousar, os roteiristas podiam ir além das limitações impostas pela indústria do cinema e apresentar ao público tramas mais ousadas. Porém, foi David Lynch que trouxe para a televisão um elemento que hoje é essencial para uma boa trama: a complexidade. Apesar de logo no primeiro episódio lançar a clássica pergunta do “Quem matou?”, o diretor inovou na forma de conduzir os plots. Quando todo mundo achava que estava perto de encontrar o suspeito pela morte de Laura Palmer, Lynch invertia os arcos narrativos despertando – ainda mais – a curiosidade dos fãs.

Relação com o público

Assim, o público passou a gostar da complexidade presente nas cenas de Lynch e começou a criar listas de discussão para debater sobre a série e encontrar respostas. Em um tempo que a internet ainda não era popular, o assassinato de Laura Palmer conseguiu engajar os fãs fora de TV e de uma maneira – até então – inédita. A série da ABC foi a primeira introdução da internet nas comunidades de fãs online. Juntos, eles reviam as cenas, discutiam as possibilidades e cobravam respostas de David. Ao todo Twin Peaks conseguiu reunir cerca de 25 mil espectadores em fóruns, uma marca considerada histórica.

Temática

Se hoje temos séries que exploraram – sem qualquer tipo de falso moralismo – temas como: sexo, prostituição e drogas; é porque David Lynch teve a coragem de abordar os assuntos no horário nobre da TV americana. Twin Peaks foi pioneira ao explorar os plots em um canal aberto e sem rodeios. No início, as cenas da atração até chocaram, porém, o talento e a capacidade de amarrar os atos logo conquistaram o público e a crítica.

Entre tantas cartilhas que ensinam passo a passo como fazer um roteiro infalível, David Lynch mostrou – entre erros e acertos – que a chave mestra para o amor e o engajamento do público não está nas campanhas de marketing, na transmídia ou na recente Social TV e, sim, na história. Afinal, sem ela nada disso tem o sentido!

Comentários