Doctor Who: Como uma série se mantém por 5 décadas?

                                                         
   

 Doctor Who

Texto escrito pelo aluno da Matéria "Tv e Vídeo" (UFF), ministrada pelo professor Felipe Muanis.

Por Luis Gustavo de Souza

Julho de 2013.


O personagem principal da série apenas conhecido como The Doctor, um viajante do tempo sempre acompanhado de sua caixa azul que é maior por dentro, a Tardis sua maquina do tempo. Sempre que o Doctor morre ele muda de aparência e de personalidade e retorna como uma encarnação de si mesmo.

Doctor Who é uma série de ficção científica inglesa da BBC. Teve seu primeiro episódio exibido em 1963, ou seja, esse ano é o aniversário de 50 anos dessa série que tem fãs pelo mundo todo, inclusive no Brasil. Para os fãs brasileiros a série está sendo exibida pela TV Cultura de São Paulo, de segunda a sexta às 1:15h da manhã reprisa os episódios da 5° temporada e aos domingos ao meio dia passa os episódios da 7° temporada, ainda em exibição na BBC.

A grande questão é: Como uma série se mantém por 5 décadas?

A resposta é simples, INOVANDO. E é exatamente isso que vem acontecendo desde o retorno em meados dos anos 2005 (a série teve uma pequena interrupção no final dos anos 80 e retornou em 2005). Desde que o roteirista Steven Moffat revitalizou a série, ela tem feito um grande sucesso de publico e critica.

Spoiler, palavra recorrente quando se fala de séries de TV, mas no caso de Doctor Who é essência do roteiro, alguns deses e episódios dão spoilers de temporadas seguintes e de acontecimentos importantes para o desenrolar da história. Essa é uma das inovações que chamaram a atenção dos fãs e dos críticos, roteiros bem construídos e histórias interessantes criadas por escritores talentosos, como por exemplo, Niel Gaiman.

Cada episódio assim como cada roteirista tem uma estética diferente que se integram perfeitamente em um mesmo universo, multifacetado e pluritemporal, composto por histórias bem elaboradas que deixam todos intrigados e fascinados, mesmo que já tenham recebido o Spoiler desse episódio na temporada passada.

Essa é uma pequena apresentação sobre a série vem em um momento mais que oportuno, a série vive agora o seu momento de maior sucesso com uma das encarnações mais populares do Doctor. Mas novamente Steven Moffat ataca, recentemente foi declarado pelo próprio Moffat e pelo ator Matt Smith, que interpreta a 11° encarnação do Doctor, que o personagem vai passar por uma nova Regeneração no especial de natal, mas para quem acompanha a série no final da sexta temporada foi dito que isso aconteceria, mas ninguém imaginava que seria tão cedo.

Pois bem, esse pequeno artigo foi só para apresentar um pouco dessa série para aqueles que não conhecem e para falar um pouco das estratégias usadas para garantir a longevidade da série.

Comentários