Metalinguagem promove marcas no cinema e na TV



Publicado originalmente no site: http://www.adnews.com.br/publicidade

Sexta-feira, 05 de julho de 2013, 14h52

Renato Rogenski



O product placement já se mostrou uma poderosa ferramenta de promoção para inúmeras marcas na história do cinema e da televisão. No Brasil, o mercado também a conhece como merchandising.

A estratégia pode ser muito eficiente para o anunciante, desde que o famoso “merchan” não apresente uma interrupção brusca ou incoerente no decorrer da trama. Como o Brasil ainda evolui na matéria, muita inserção estranha já foi motivo de chacota.

O já renomado canal de humor do Youtube Porta dos Fundos resolveu brincar com o tema no inicio desta semana. O video “Tiros da vingança – Cenas Excluídas” satiriza o product placement mal feito e aproveita para fazer o “merchan” da Danette, marca da Danone.

Você sabia que a prática do Canal Porta do Fundos, que usa o conceito de metalinguagem, ou seja, o product placement para falar do próprio product placement tem um nome e uma estratégica especifica?

“É o Meta Placement, quando a cena brinca justamente com o fato de aquilo ser uma cena de presença de marca. Acaba virando também uma "muleta" criativa para ajudar a criar uma cena de placement. Quando faço palestras sobre o tema, sempre passo a antológica cena de Hellmann's em "Toma lá, Dá Cá”, explica Raul Santa Helena, especialista no tema e autor do livro Muito Além do Merchan, da Editora Elsevier.

Raul também enaltece as principais qualidades embutidas nessa estratégia especifica de placement, que é escrachada e liberal. “O legal é que o público gosta, não apresenta rejeição, justamente por ser algo que soa sincero, aberto, tipo "não estão querendo me enganar”", comenta.

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