MTV Brasil muda de comando, vira canal pago e terá nova programação



Emissora produzirá apenas 350 horas de conteúdo local até dezembro de 2014



Publicado originalmente no site: http://oglobo.globo.com/revista-da-tv

Segunda-feira, 29 de julho de 2013, 13h00

O Globo


Foram 23 anos muito bem vividos, mas a MTV Brasil, nos moldes como conhecemos, chega mesmo ao fim. A Viacom, detentora mundial da marca, assume o canal em lugar do grupo Abril (que, até aqui, detinha o licenciamento no país), prometendo nova programação para outubro, já na TV paga. Mas com o DNA basicamente americano.

Segundo a empresa americana, serão produzidas 350 horas de conteúdo local até dezembro de 2014, incluindo um realitiy de celebridades, sitcoms, programas de esportes radicais e séries de animação. Há ainda a intenção de produzir versões tupiniquins de formatos bem sucedidos da Viacom international, como “Worldstage”, “Catfish”, “Guy Code” e “Pranked”. Mas a veiculação de produções da programação global da MTV, como “Teen Mom”, “Young & Married” e “Awkward”, dubladas em português vai tomar conta de 50% da grade de programação.

“Conhecemos profundamente os telespectadores da MTV, da geração milênio, a que mais cresce e uma das mais influentes no Brasil”, afirma Sofia Ioannou, Diretora Geral da Viacom International Media Networks Américas, através de um comunicado oficial.

Se a Viacom conhece de fato os jovens telespectadores brasileiros, só o tempo irá dizer. A determinação, no entanto, já entristece a ex-VJ Marina Person, que fez parte do time da emissora por 18 anos e atualmente apresenta os programas “Metrópolis”, da TV Cultura, e “O papel da vida”, do Canal Brasil.

— Fiquei completamente deprimida. A MTV vai virar mais um canal genérico de programas enlatados dos Estados Unidos, o que é um retrocesso tremendo para a cultura brasileira. A emissora fez história na linguagem da TV brasileira, teve um grande poder revolucionário. Acho que a Viacom tem que rever essa posição, que vai contra a tendência atual de todos os canais pagos, que é de produzir conteúdo local — observa.

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