Publicado originalmente no site: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada
Segunda-feira, 29 de julho de 2013, 03h00
Silvana Arantes
A MTV Brasil será transferida para a TV paga no próximo mês de outubro. O anúncio da migração será feito hoje pelo conglomerado americano Viacom, detentor da marca, que estreou no Brasil em 1990, em sinal aberto.
A música, que está no nome do canal, vai seguir “no DNA da programação”, disse à Folha Sofia Ioannou, diretora geral da Viacom International Media Networks Américas. Mas não na forma do velho videoclipe.
Com foco nos jovens da chamada “geração milênio”, a nova MTV planeja produzir 350 horas de programação brasileira por ano. Serão reality shows e sitcoms nacionais. As principais atrações internacionais vão ser dubladas em português.
O canal aposta em sua habilidade de se comunicar com os jovens para não sucumbir à concorrência da internet.
“O jovem é um público com o qual não se pode falar como professor -porque ele não te escuta- nem como pai e mãe -porque não te dá credibilidade. A MTV aprendeu a falar com os jovens com credibilidade”, afirma Ioannou.
A transmissão da MTV Brasil em sinal aberto era viável graças a um acordo de licenciamento entre o Grupo Abril, que detém uma concessão de TV aberta, e a Viacom.
O fim do contrato foi o desfecho de um longo deficit operacional no braço televisivo da Abril. O sinal deve deixar de ir ao ar em agosto.
A Viacom quer relançar o canal na TV fechada logo em seguida e fixou a data de 1º de outubro para a estreia. A meta é distribuí-lo a uma grande parcela dos seus 16,9 milhões de assinantes.
Sem revelar valores, Ioannou diz que o investimento da Viacom “é o maior feito num canal MTV em um ano nas Américas”. A seguir, a entrevista que a diretora concedeu à Folha por telefone, de seu escritório em Miami.
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