Religioso é o gênero mais presente na TV aberta



Publicado originalmente no site: http://www.telaviva.com.br

Quinta-feira, 04 de julho de 2013, 18h08


Fernando Lauterjung


O Informe de Acompanhamento de Mercado de TV Aberta publicado pelo Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual (OCA), da Ancine, no final de junho e atualizado na última quarta, 3, traz alguns dados interessantes da programação de TV aberta no Brasil.

Segundo o estudo, que monitora as grades de programação de dez emissoras - Bandeirantes, CNT, Globo, MTV Brasil, Record, RedeTV!, SBT, TV Brasil, TV Cultura e TV Gazeta - 78,9% do tempo de programação é de obras brasileiras, na média. O percentual de horas dedicadas à programação estrangeira é de 14,66%. A diferença (6,43%) é por conta do conteúdo “indefinido” - programas compostos por diversas pequenas obras, podendo ser brasileiras ou estrangeiras, ainda que ancoradas por apresentador brasileiro.

O SBT é a rede que conta com menos conteúdo nacional (51,07%), seguido da TV Cultura (52,58%), que na última gestão passou por um forte enxugamento, levando à redução da produção de conteúdo próprio.

O informe traz ainda um estudo sobre o tempo dedicado ao tipo de programação. Em 2012, a programação de TV aberta foi predominantemente ocupada por obras de entretenimento (59% do tempo da grade de programação das emissoras), com o gênero informação na sequência (15,9%).


                                                               
Percentual de tempo de programação das emissoras aberta por Origem - 2012
EmissorasBrasileiraEstrangeiraIndefinido
Band78,58%17,73%3,69%
MTV Brasil76,18%6,40%17,42%
Rede CNT94,65%5,35%-
Rede Globo76,18%20,20%3,62%
Rede Record83,26%13,76%2,98%
Rede TV!91,84%5,21%2,95%
SBT51,07%33,16%15,78%
TV Brasil80,91%17,32%1,78%
TV Cultura52,58%29,68%17,75%
TV Gazeta100,00%--
Total78,91%14,66%6,43%



Igreja eletrônica

O gênero que mais ocupou as grades de programação em 2012 foi o religioso, responsável por 13,55% do tempo médio das grades, com destaque para a Rede TV! (38,08% do tempo dedicado ao gênero religioso), Rede CNT (36,67%), e Record (23,33%). Na sequência vêm os gêneros variedades, com 10,45% do tempo médio, e telejornalismo, ocupando 10,43% do tempo médio das grades.

Cinema

O estudo detectou 2.110 exibições programadas de longas-metragens na TV aberta, dos quais 1.819 foram longas estrangeiros e 291, nacionais. A TV Cultura, a TV Brasil e a Rede Globo foram responsáveis por 98,6% das exibições de longas- metragens nacionais em 2012. A TV Brasil, com 111 exibições, e a TV Cultura, com 109, foram os canais que mais abriram espaço para as obras brasileiras, ainda que com um alto índice de reprises.

O Informe de Acompanhamento de Mercado de TV Aberta pode ser acessado no site do OCA.                                                                

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