Seminário I: De Ofélia à Larica Total

Uiniversidade Federal Fluminense
Cinema e Audiovisual
Tv e Vídeo
Professor: Felipe Muanis
Grupo: Elen Linth, Maria Paranaguá e Fernanda Barreto



De Ofélia à Larica total

Na década de 1950, os horários vespertinos das emissoras da televisão brasileira eram preenchidos com programas para o universo das mulheres. O primeiro programa feminino surgiu em 1955 e foi denominado como “O Mundo é das Mulheres”. Era apresentado por Hebe Camargo e veiculado na TV Record. A culinária entrou na televisão através de programas femininos, onde ocorriam várias atrações juntas, tais como entrevistas, indicações de filmes, livros, peças de teatro, entre outros.

O ano de 1957 e 1958 foi de estréias de programas sobre o universo das mulheres na televisão brasileira. Entre eles estavam “Revista Feminina”, com Maria Thereza Gregori e Ofélia Anunciato na TV Tupi, “Consultório Sentimental” com Helena Sangiradi na TV Rio, “Boa Tarde” com Edna Savaget na TV Continental, entre outros. “Revista Feminina” foi o programa feminino de maior sucesso, criando uma fórmula desse tipo de programa que é seguida até a atualidade.

Em 1973, Otelo Zeloni e Gióia Stefanini assumem o papel de apresentadores do programa “Zeloni, Forno e Fogão”, veiculado pela TV Tupi. Foi uma grande inovação na televisão brasileira pelo fato de ter sido o primeiro programa de culinária apresentado por um homem. Seu objetivo era ensinar pratos italianos com muito humor e graça.

Atualmente são encontrados programas de culinária mais tradicionais como “Mais Você”, “Programa da Palmirinha”, etc. e outros atípicos como “Larica Total”, “Tempero de família”, “Gordo a Bolonhesa” etc. “Mais você” é apresentado na Rede Globo, de segunda a sexta as 8h. Ana Maria Braga, com a ajuda de Louro José, um fantoche de papagaio controlado por Tom Veiga, apresenta tanto receitas culinárias quanto artesanato. Nos dias de hoje, o programa está seguindo um caráter mais jornalístico, através de entrevistas com artistas. A marca registrada de “Mais Você” é a mensagem do dia, texto escolhido pela apresentadora que tem como objetivo alavancar a autoestima dos telespectadores.

Já o “Programa da Palmirinha” é apresentado no canal Bem simples, de segunda a sexta as 21h45. Com muito bom humor, Palmirinha Onofre ensina receitas simples para todos os gostos. Em 2006, opondo-se aos programas tradicionais, a Rede Globo estréia “Estrelas”. Apresentado por Angélica, dedica apenas um de seus quadros a culinária, quando um artista é convidado a fazer e ensinar uma receita. Já “Gordo a Bolonhesa” foi veiculado na MTV de 2004 a 2005. João Gordo e sua esposa, Viviana Torrico, entrevistavam convidados, enquanto preparavam alguma receita culinária de gosto um tanto duvidoso.

Seguindo esta mesma linha, o GNT estréia “Tempero de família”. Rodrigo Hilbert prepara receitas simples e gostosas que aprendeu com sua mãe e avó. Passa-se na sua casa em sua cidade natal, Orleans e na sua casa de campo em Teresópolis. Além de preparar as receitas, o ator compartilha a própria história no programa.

“Larica Total” é um dos programas de maior sucesso no Canal Brasil. Paulo Tiefenthaler intepreta o personagem Paulo Oliveira, um solteiro que não sabe cozinhar e improvisa com os ingredientes que encontra em sua geladeira. Na “cozinha de guerrilha”, inventa suas próprias receitas sem se preocupar com qualquer tipo de higiene.

Neste sentido, vale ressaltar que tais programas iniciaram com cunho exclusivamente femininos e sofreram variações ao longo de 60 anos. Adquiriram novos formatos e abarcam um público cada vez mais variado.

Comentários