Universidade Federal Fluminense
Cinema e Audiovisual
Tv e Vídeo
Professor: Felipe Muanis
Grupo: Nara Dip, Manuela Libman e Rodrigo Moraes
Programa de viagens
Linguagem:
* Documental, factual, jornalística
* A câmera muitas vezes acompanha o apresentador e/ou os personagens propondo uma estética realista
* Linguagem coloquial, informal e cotidiana que aproxima o apresentador do espectador pela maneira como trata os fatos
* Cada tema pede um tipo de apresentador que dará cara ao programa
Formato:
* Costuma ter uma figura central de um apresentador que mediará o dialogo co os personagens locais nos lugares visitados
* Em muitos casos o apresentador interage diretamente com os personagens construindo dessa forma uma narrativa pautada nas experiências mútuas recém adquiridas
* Busca elementos representativos dos temas escolhidos a fim de caracterizar da melhor forma o assunto em um período de tempo reduzido
* Uso de entrevistas e conversas informais
* Importante pontuar a diferença desse tipo de programa para aquele que propõe uma vivencia de pessoas em determinado local no formato de reality show que possui o foco nas vivências daquela pessoa
Custo de Produção:
* Equipe reduzida devido a dinâmica da linguagem documental assim como os custos de equipamento, material cenográfico etc.
* Necessidade de orçamento para a realização de viagens com gastos de transporte, estadia e alimentação, além de possíveis eventos enquadrados na proposta
* Demanda de tempo para a realização de pesquisa previa, organização e filmagem, alem do próprio tempo de deslocamento
Publico Alvo:
* Pessoas que gostam de viajar e tem interesse e diferentes culturas
* Aborda temas ligados a cultura e lazer, portanto é consumido por um publico de maior poder aquisitivo
* Jovem e adulto; por ser um tema recorrente abrange um publico amplo
Aspectos valorizados:
* Transmissão de cultura e diversidade de valores
* Interação com diferentes costumes
* Integração entre diferentes regiões e os aspectos da globalização
* Procura levar ao espectador aspecto da vida como, descontração, lazer, entretenimento; idéia de desfrutá-la
Exemplos:
* Mundo em movimento (multshow)
* Brasil legal (Globo)
* Diário do Olivier (GNT)
Comentários
Postar um comentário