Seminário II: Programas de Viagem


Universidade Federal Fluminense
Cinema e Audiovisual
Tv e Vídeo
Professor: Felipe Muanis
Grupo: Nara Dip, Manuela Libman e Rodrigo Moraes




Programa de viagens

Linguagem:

* Documental, factual, jornalística

* A câmera muitas vezes acompanha o apresentador e/ou os personagens propondo uma estética realista

* Linguagem coloquial, informal e cotidiana que aproxima o apresentador do espectador pela maneira como trata os fatos

* Cada tema pede um tipo de apresentador que dará cara ao programa

Formato:

* Costuma ter uma figura central de um apresentador que mediará o dialogo co os personagens locais nos lugares visitados

* Em muitos casos o apresentador interage diretamente com os personagens construindo dessa forma uma narrativa pautada nas experiências mútuas recém adquiridas

* Busca elementos representativos dos temas escolhidos a fim de caracterizar da melhor forma o assunto em um período de tempo reduzido

* Uso de entrevistas e conversas informais

* Importante pontuar a diferença desse tipo de programa para aquele que propõe uma vivencia de pessoas em determinado local no formato de reality show que possui o foco nas vivências daquela pessoa

Custo de Produção:

* Equipe reduzida devido a dinâmica da linguagem documental assim como os custos de equipamento, material cenográfico etc.

* Necessidade de orçamento para a realização de viagens com gastos de transporte, estadia e alimentação, além de possíveis eventos enquadrados na proposta

* Demanda de tempo para a realização de pesquisa previa, organização e filmagem, alem do próprio tempo de deslocamento

Publico Alvo:

* Pessoas que gostam de viajar e tem interesse e diferentes culturas

* Aborda temas ligados a cultura e lazer, portanto é consumido por um publico de maior poder aquisitivo

* Jovem e adulto; por ser um tema recorrente abrange um publico amplo

Aspectos valorizados:

* Transmissão de cultura e diversidade de valores

* Interação com diferentes costumes

* Integração entre diferentes regiões e os aspectos da globalização

* Procura levar ao espectador aspecto da vida como, descontração, lazer, entretenimento; idéia de desfrutá-la

Exemplos:

* Mundo em movimento (multshow)

* Brasil legal (Globo)

* Diário do Olivier (GNT)

Comentários