Seminário IV: Sitcom, comédia de situações

Universidade Federal Fluminense
Cinema e Audiovisual
Tv e Vídeo
Professor: Felipe Muanis
Grupo: Camila Barra, Pedro Nascimento e Julia Herkenhoff




A História

Apesar da sitcom como a conhecemos ter surgido juntamente à televisão, podemos dizer que ela tem raízes nas comédias de Shakespeare, Moliére, na Commediadel’Arte italiana e até mesmo em Aristófanes, como toda a comédia. Mas após passar pelo teatro e pela literatura, a comédia de situações passou por um meio importante, que teve enorme influência no formato televisivo: o rádio.

Sam ‘n’ Henry foi a primeira sitcom a ser transmitida pelo rádio, em 1926. Foram cerca de vinte anos da Era de Ouro do rádio até que a televisão se popularizasse e trouxesse consigo as sitcom televisivas.As primeiras sitcom da TV eram adaptações de shows de rádio, como The Jack BennyProgram e Beulah. Eram, em sua maioria, transmitidas ao vivo, embora algumas fossem gravadas.

A primeira divisão significativa de gênero nas sitcom foi entre comédias de local de trabalho, como Our Miss Brooks, e as domésticas, como The Honeymooners. O primeiro grande sucesso do gênero foi I Love Lucy, em 1951, que ficou conhecida por ter usado pela primeira vez de maneira efetiva o sistema multi-câmera. Foi também a primeira sitcom multi-câmera a gravar a transmissão em filme. Trazia o famoso casal Lucy e Ricky Ricardo, interpretados por Lucille Ball e DesiArnaz.

Paralelamente, no Reino Unido, o gênero teve seu primeiro grande sucesso televisivo com Hancock’sHalf Hour, de humor diferente do americano, o que veio a influenciar os rumos das sitcoms no país, que teríam seus Anos de Ouro na década de 70.

O grande sucesso da década de 60 nos Estados Unidos foi “The Dick Van Dyke Show”, mas foi nessa época que se popularizou inclusão de outros gêneros dentro da sitcom, como em “The Munsters” e “I Dream ofGenie” (Jeannie é um Gênio). Isso influenciou o retorno do uso de uma só câmera nos programas, facilitando a inclusão

dos efeitos especiais. Foi nessa década também que surgiram as primeiras sitcoms animadas: Os Flinstones e Os Jetsons.

Na década de 70 foi reforçado o foco no núcleo familiar, mas também surgiram sitcoms de guerra (M*A*S*H) e a primeira sitcom com uma mulher solteira independente como protagonista, The Mary Tyler Moore Show. E

Entretanto, se no Reino Unido os anos de ouro da sitcom foram os 70, nos Estados Unidos foram, certamente, os anos 80, quando diferentes tipos coexistiram. Surgiu um importante tipo: o centrado na figura de um comediante de stand up. Era The Cosby Show, que viria a influenciar enormes sucessos como Roseanne e Seinfeld.Ao longo da década de oitenta, outro fator que contribuiu para o auge da sitcom foi a fragmentação do público da televisão, ocorrida devido ao surgimento das TVs a cabo e do aumento no número de canais. Os programas podiam, agora, ser direcionados a públicos mais específicos, o que proporcionou, por exemplo, a popularização de sitcoms para crianças, como SavedBy The Bell, e o renascimento da sitcom animada nos anos 90, com Os Simpsons e BeavisandButthead.

Foi nos anos 90 que ocorreu uma mudança narrativa significativa nas sitcoms. Com o crescimento do acesso dos americanos ao cassete, perdeu força a crença dos estúdios de que os americanos não lembrariam do episódio anterior, caso a história dele continuasse no próximo. Isso possibilitou uma maior extensão dos arcos dramáticos, ainda que esses continuassem menos relevantes que os arcos de curta-duração.

Embora o uso de multi-câmera em programas sem efeitos visuais continuasse a ser predominante, na década de 2000 surgiram diversas sitcom com sistema de uma câmera, como ArrestedDevelopment, Scrubs e CurbYourEnthusiasm, assim como foi importado do Reino Unido o mockumentary.

O Formato

Após breve estudo comparativo sobre questões estatísticas e técnicas de sitcoms no ar na programação brasileira de três canais da televisão fechada (Warner, Sony e Fox), pudemos chegar a algumas conclusões e outras suposições.

O tempo de cada episódio, por exemplo, é padrão. Os episódios duram de vinte a vinte e dois minutos e quando somados aos intervalos publicitários tornam-se produtos

de trinta minutos. O padrão é útil à emissora, pois dessa forma torna-se mais fácil organizar, divulgar e modificar a grade quando necessário.

Esse curto tempo cria algumas necessidades narrativas a essas sitcoms. Ainda que exista uma macronarrativa que comece no primeiro episódio da temporada e vá até o último episódio da temporada, ou mesmo que comece no primeiro episódio da primeira temporada e termine no último episódio da última temporada, a sitcom conta com micronarrativas que acontecem no período de um episódio. Essas micronarrativas necessariamente têm seu começo, meio e fim contados neste espaço de vinte minutos, e, por isso, as soluções para alcançar este encerramento devem ser rápidas e fáceis. Além disso, como em diversas vezes as séries de sitcom são compostas por muitos personagens, é frequente a existência de narrativas B (e as vezes C) que envolvam os demais personagens não abordados na história central de cada episódio.

Também são recorrentes nas séries de comédia de situações o uso de teasers. Antes mesmo da abertura do programa, uma pequena esquete é apresentada, ainda que a situação presente nesta não se relacione diretamente com a história central do episódio. Possivelmente elas são mostradas para que o espectador que está “zapeando” ao fim de outro programa de televisão possa interessar-se em assistir a série.

O uso de macro e micronarrativas é interessante porque atinge tanto os fãs quanto novos espectadores. O episódio, visto separadamente, pode ser entendido por qualquer um que vê a série pela primeira vez, ou ocasionalmente. Entretanto, o fã, assiste o mesmo episódio fazendo ligação com episódios anteriores, situações pré-apresentadas e personalidades de personagens.

O mesmo acontece com os jargões, situações ou frases que trazem à sitcom humor por (não exclusivamente) sua repetição. Aquele que possui fidelidade à série compreende os jargões de uma forma diferente do que aquele que não a acompanha (e, normalmente, nem percebe ser um jargão). Por exemplo, quando Joey (Friends) diz “Hey, how you doing?” o humor pode vir porque ele se expressa de forma engraçada (espectador ocasional), ou porque essa é a forma que ele utiliza repetidamente para conquistar mulheres (espectador fiel).


No caso de South Park vemos dois exemplos de jargão que possuem efeitos diferentes e são sempre apresentados atrelados.


O primeiro jargão é a morte de Kenny. Para o espectador ocasional, a graça está na forma absurda e inesperada com que um dos personagens principais morre. Para o fã, a graça está em esperar a morte de Kenny e vê-la acontecer de forma absurda novamente, já que esta acontece em todo episódio. O segundo são a frase “Oh my god, they killed Kenny”, seguida de “You bastards!”. Para quem não acompanha a série, esta pode ser apenas uma reação dos outros personagens à situação. No entanto, para quem

acompanha, a frase tem outro peso, vista que é dita após todas as mortes de Kenny, por personagens diferentes, ainda que ninguém se lembre de que ela foi dita alguma vez nesta situação, visto que as mortes de Kenny são apagas da mente de todos, todos os dias (menos da do próprio).

O jargão também é interessante, principalmente em épocas de internet, para a divulgação da sitcom. Frequentemente fãs reconhecem-se pelas mídias sociais quando citam algum deles, além de instigar outros possíveis novos espectadores a descobrir do que se trata. Por exemplo:


Pensando em estatística, podemos analisar alguns gráficos. São eles: ambientações recorrentes, quantidade de episódios por temporada e números de temporada.


A ambientação de maior recorrência nas séries de sitcom no ar na televisão fechada são as de casas de amigos. Seguidos das de família, das que se passam no trabalho e por fim nas de casal.


A partir deste gráfico podemos perceber a preferência das emissoras em séries que possuem maior número de episódios por temporada. Isso acontece pois, desta forma, a emissora pode manter-se “abastecida” por episódios inéditos da mesma série por um semestre (sendo exibidos semanalmente, cerca de 24 episódios).


Sobre o número de temporadas das séries de sitcom atualmente exibidas, podemos pensar que:

* 1 a 3:

Das 6 séries, 2 foram canceladas e 4 continuam em produção. Todas as 2 séries canceladas são séries que começaram no fim do ano passado e foram canceladas neste ano, com apenas um temporada (Go On e 1600 Penn) e são exibidas por terem sido compradas antes do cancelamento. A série mais antiga com 3 temporadas é Mike and Molly, de 2010.

* 4 a 6:

Todas as 4 séries continuam em produção e começaram entre 2007 e 2009. São elas: Community, Parks and Recreation, The Middle e Big Bang Theory. Séries com certo sucesso de público.

* 7 a 9:

Das 6 séries, a única que continua em produção é How I Met Your Mother, programada para acabar na oitava temporada, mas renovada até a nona (por enquanto). São séries de sucesso de épocas variadas (Scrubs, Seinfeld, Will & Grace, Mad About You e 30 Rock)

* 10 ou Mais:

As 3 séries são: Friends (10), Simpsons (24) e Two and a Half Men (11), a única ainda ativa. Friends e Simpsons são sucessos e carros-chefe de suas emissoras. Two and a Half Men, no entanto, apesar de ainda ser grande sucesso, teve grande declínio de popularidade com a saída do protagonista Charlie Sheen e a entrada de Ashton Kutcher, que ocorreu na nona temporada.

Portanto, podemos concluir que as séries de 1 a 3 temporadas ou estão começando agora e crescendo, ou fracassaram. As séries de 4 a 6 temporadas estão ascendendo. As séries de 7 a 9 temporadas são as que se consagraram. E as séries de 10 a mais são exceções de sucesso ou Two and Half Men que perdeu a chance de acabar na melhor hora.

Os Estilos Técnicos em Sitcoms:

* Elas podem ser gravadas com uma platéia, ou em sets sem platéias, ou em locações.

As Sitcoms com platéia geralmente apresentam um cenário fixo, no qual acontece a maioria das ações, como o apartamento da Monica, em “Friends”; e as câmeras filmam a partir da quarta parede aberta.


Filmar em set garante controle maior sobre a cena, é mais prático e mais barato, mas a filmagem em locação traz para a série credibilidade e autenticidade.

* Fazem uso, em muitos casos, das risadas pré-gravadas (laugh track). Estas, para aqueles que estão realmente envolvidos com a história que esta sendo contada, passam despercebidas, e induzem, discretamente, ao riso.

* Podem usar o esquema multicâmera ou apenas uma câmera nas gravações. Usar várias câmeras possibilita gravar vários ângulos de uma mesma cena simultaneamente, o que otimiza a edição da série – que pode ser feita em mesa de corte – e diminui o tempo de set: por isso, é usada em produtos que tem pouco tempo entre a produção e exibição para ser finalizado. Além de diminuir os gastos com a produção (afinal, tempo é dinheiro).


Geralmente as câmeras de frente fazem os planos abertos e as laterais fecham nos personagens que vão se movimentar mais.

Gravar com uma câmera dá maior controle sobre os planos, a iluminação e os cortes da edição, e é o ideal para séries que usam efeitos especiais.


(A série “The Office” usa o sistema de uma câmera. É uma das características desta série, que é um falso documentário e, para contribuir para sua estética, além de uma só câmera, também filma sem platéia e não faz uso das risadas pré-gravadas.)

Matthew Perry, em uma entrevista, comentou sobre a diferença entre os sets de “Friends” (série na qual ele interpretava Chandler) e “Go on” (série que ele estrelou em 2012): a primeira, gravada em frente ao público e sistema multicamera; a segunda, com apenas uma câmera. Ele ressalta como o tempo gasto era menor. Para ver a entrevista, clique no link: http://www.youtube.com/watch?v=AdMedaxmRS0&list=PLhKcXp78wsavy7sCtRUWHqB5q0jbwiqvD&index=21 (a parte exata do comentário começa em 1’20’’).

Os Tipos de Sitcoms (e alguns exemplos):

* Sitcom Familiar: “The Middle” (2009/2013), “Eu, a Patroa e as Crianças” (My wife and Kids (2001/2005), “Três é demais” (Full House - 87/95), “A Grande Familia” (1972/75 e 2001/2013), “Sai de Baixo” (1996/2002).

* Sitcom no ambiente de trabalho: “The Office” (2005/2013), “30 Rocks” (2006/2013), “Parks and Recreation” (2009/2013), “Reno 911” (2003/2009), “Os Aspones” (2004).

* Sitcom de Fantasia: “A Família Addams” (The Addams Family - 1964/66), “Os feiticeiros de Waverly Place” (Wizards of Waverly Place - 2007/2013), “A Feiticeira” (Bewitched – 1964/1972).

* Sitcoms animadas: “Os Simpsons” (1989/2013), “Os Flintstones” (1960/1966), “Futurama” (1999/2003 e 2008/2013), “South Park” (1997/2013), “Family Guy” (1999/2002 e 2005/2013).

* Sitcoms infantis: “Punky, a levada da breca” (Punky Brewster – 1984/1988), “Hanna Montana” (2006/2011), “Zack e Cody: Gêmeos a bordo” (The Suit Life on deck – 2008/2011), “iCarly” (2007/2012), “Brilhante Victoria” (Victorius – 2010/2013), “Um maluco no pedaço” (The Fresh Price of Bel-Air – 1990/1996).

* Sitcom de amigos: “Friends” (1994/2004), “The big bang theory” (2007/2013), “How I met your mother” (2005/2013), “New Girl” (2011/2013), “Community” (2009/2013), “Morando Sozinho” (2010/2013), “Os Buchas” (2009/2011).

* Sitcom baseada em personalidade: “Seinfeld” (1989/1998), “The Cosby Show” (1984-1992), “Roseanne” (1988/1997), “A vida de Rafinha Bastos” (2012/2013).

* Sitcom estilo falso-documentário, ou Mockumentary: “The Office” (2005/2013), “Reno 911” (2003/2009), “Modern Family (2009/2013).


Os gêneros se misturam muitas vezes: uma sitcom familiar pode também ser animado (Os Flintstones), um mockumentary pode também ser uma sitcom no ambiente de trabalho (The Office), etc.

Exemplos de Sitcoms Brasileiras:

A Grande Família 1972/75 e 2001/2013 Globo 13ª temporada este ano

Os Normais 2001/2003 Globo 3 temporadas finalizadas

Sai de Baixo 1996/2002 Globo 8 temporadas finalizadas

Toma lá, da cá 2007/2009 Globo 3 temporadas finalizadas

A Diarista 2003/2007 Globo 4 temporadas finalizadas

Os Aspones 2004 Globo 1 temporada finalizada

Vai que cola 2013 Multishow 1ª temporada estreou em Jul

Adorável Psicose 2010/2013 Multishow 4ª temporada este ano

Cilada 2005/2009 Multishow 6 temporadas finalizadas

Os Buchas 2009/2011 Multishow 2 temporadas finalizadas

Morando Sozinho 2010/2013 Multishow 3ª temporada este ano

*Sai de Baixo Toma lá, da cá são os exemplos, dentro desta lista acima, de sitcoms filmada com plateia, multicâmera e risada pré-gravada.

Observando esta listagem, na qual constam sitcoms conhecidas que passaram na televisão brasileira, é perceptível a centralização da produção em dois canais: Globo e

Multishow; canais estes que hoje são dois dos que mais produzem/coproduzem conteúdo brasileiro.

O Futuro
Apesar de ter sido criada há bastante tempo, a Sitcom continua sendo um formato bem sucedido na televisão. Já passou por inovações técnicas, evoluções na trama e hoje concorre com outros tipos de séries (dramas e reality shows, por exemplo), mas nada disso abalou sua popularidade. A longa vida de sucesso de uma sitcom é garantida graças às reprises e à distribuição – um grande exemplo disso é “Friends”


Referências:

- METZ, WinifredFordham. HowSitcomsWork: EarlySitcoms. Disponível em: <http://electronics.howstuffworks.com/sitcom1.htm>. Acessado em: 14/07/2013 (versão em português disponível em: http://lazer.hsw.uol.com.br/sitcom.htm)

- FLATEN, Jennifer. The Historyof TV Sitcoms. Disponível em: <http://www.life123.com/arts-culture/television/sitcoms/tv-sitcoms.shtml>. Acessado em: 14/07/2013

- TAFLINGER, Richard. What It Is, How It Works - A HistoryofComedyonTelevision: Beginningto 1970. Disponível em: <http://public.wsu.edu/~taflinge/comhist.html>. Acessado em 14/07/2013

Comentários