Chromecast, lançado recentemente pela Google, esgota em menos de uma semana em varejistas americanos
Publicado originalmente no site: http://oglobo.globo.com/tecnologiaSábado, 03 de agosto de 2013, 21h22
Sérgio Matsuura
Atualmente, muitos televisores já saem de fábrica com conexão Wi-Fi para acesso à internet. Mas, para quem não quer — ou não pode — gastar muito dinheiro num novo aparelho, existem soluções mais em conta que transformam modelos mais antigos em smart TVs. Recentemente, a Google lançou o Chromecast, um conversor do tamanho de um pen drive que se conecta à entrada HDMI. Infelizmente, o gadget ainda não está disponível no Brasil, mas nos EUA, onde é vendido por US$ 35, o estoque esgotou em menos de uma semana.
O Chromecast funciona como uma espécie de “antena”. Ligado ao televisor por uma porta HDMI, ele exibe vídeos e músicas transferidos pela web de tablets, smartphones e computadores. Por ser um produto recente, apenas YouTube, Netflix e Google Play são compatíveis, mas a tendência é que as opções ampliem rapidamente. O aparelho também permite a navegação na internet, por meio do Chrome, em redes sociais e outros sites.
Não é a primeira vez que a Google lança dispositivos para conectar a TV à internet. Em parceria com a Sony, a empresa oferece desde 2010 o Google TV. Trata-se de uma pequena caixa preta com controle remoto, parecida com os receptores de TV por assinatura.
Diferente do Chromecast, o Google TV transforma o televisor em um dispositivo Android, com acesso à loja Google Play. É possível, por exemplo, jogar Angry Birds na tela grande, usando o controle remoto, que possui teclado e touchpad. Além da Sony, a gigante de buscas fez parcerias com outras empresas, como Logitech, Asus e Netgear. O produto da fabricante japonesa é mais fácil de encontrar e custa R$ 899 no Brasil.
Comentários
Postar um comentário