Repórter americano critica "política homofóbica" em TV estatal russa



Publicado originalmente no site: http://www.adnews.com.br/televisao-e-radio

Quinta-feira, 22 de agosto de 2013, 15h55

Redação Tela Viva




Através de veículos estatais, o governo de alguns países consegue o controle da mídia. Por outro lado, de vez em quando, o feitiço vira contra o feiticeiro. O sonho de todo ativista é usar uma TV estatal para criticar as medidas do próprio poder. Um repórter americano conseguiu isso e virou notícia no mundo inteiro.

O jornalista James Kirchick alterou a pauta de um debate ao vivo na rede RT, emissora estatal do governo da Rússia, e criticou a política local sobre os homossexuais. James, na verdade, foi convidado para comentar a sentença contra o soldado Bradley Manning, que vazou documentos para o WikiLeaks, mas se desvencilhou do assunto para dizer o que realmente pensa.

“Eu não acho interessante falar sobre Bradley Manning. Acho interessante falar sobre as violações dos direitos humanos e a homofobia na Rússia”, disse. Os apresentadores tentaram retomar a pauta proposta, mas James relutou. “Vocês têm 24 horas por dia para mentir sobre a América. Eu vou dizer a verdade com meus dois minutos”, esbravejou Kirchick.

Em seu discurso, o repórter americano ainda criticou a imprensa russa e Vladimir Putin. 

Comentários