Universidade Federal Fluminense
Cinema e Audiovisual
Tv e Vídeo
Professor: Felipe Muanis
Grupo: Déborah Medeiros, Luís Augusto e Paula Lucas
Conceito
O Mockumentary (junção das palavras Mock, que significa zombar, e Documentary) é uma espécie de filme ou série de TV na qual eventos fictícios são apresentados em formato de documentário para criar uma paródia. Essas produções são comumente usadas para analisar ou comentar assuntos atuais e questões reais que estão em evidência ou então para parodiar a própria forma do documentário.
A definição do mockumentary (falso documentário) vem justamente da negação/paródia do estilo documentário. Assume-se a falsidade do discurso como a prerrogativa inicial, dando margem a diversas possibilidades que como via de regra, buscam recursos estilísticos do universo do documentário, como imagens de arquivo e narração sobre essas imagens, entrevistados, ou mesmo a captura de uma realidade bruta. No quesito de produção, os filmes e séries mockumentary variam muito, pois é possível realizar uma produção de porte de um documentário com uma câmera e equipes reduzidas, assemelhando-se de fato a muitos documentários, ou então uma super-produção, onde a noção de mockumentary se dá apenas pelos recursos de linguagem utilizados.
História/Cronologia
O termo passou a ser popularizado em meados dos anos 80 graças ao filme this is spinal tap, quando o diretor Rob Reiner o usou para descrever o filme.
Embora não se saiba a origem precisa do gênero podemos observar algumas de suas primeiras manifestações durante os anos 50. Um exemplo disso foi uma brincadeira de primeiro de abril do programa britânico Panorama. Foi um curta documental exibindo arvores de sapghetti na Suiça. Na época a massa não estava difundida na Inglaterra e algumas pessoas caíram na peça (nesse momento relacionar ao Guerra dos Mundos do Orson Welles).
O uso inicial do mockumentary em televisão, que se dá durante as décadas de 60, 70 e 80, pode ser visto em vários sketches do Monty Phyton’s Flying Circus. Exemplos: "Hell's Grannies", "Piranha Brothers", and "The Funniest Joke in the World". E Também no programa Victoria Wood as seen on TV, que era um programa de sketchs de comédia, duas delas eram regulares ao show e possuíam o formato de mockumentary(era retratado em formato slice of life, onde acompanhávamos um dia na vida de um personagem que, geralmente, era bastante estereotipado).
A partir da década de 80 o genero ganhou força, principalmente no cinema. Na TV houve um especial que acompanha uma falsa banda de Rock o Comic Strip Presents... film Bad News Tour, ele precedeu o filme This is Spinal Tap e foi uma das fontes de inspiração para o mesmo.
Nos anos 90 começam a aparecer as séries em formato exclusivo de Mockumentary. Destaque para as séries:
Stella Street, que é um mockumentary em que alguns atores famosos se mudam para a tal rua, o interessante é que são atores fazendo representações, imitações de grandes atores como Jack Nicholson.
Brass Eye, uma série de Mockumentaries produzidos por Chris Morris que buscavam parodiar o jornalismo sensacionalista.
People Like Us, uma série de rádio que migrou para a TV onde um entrevistador atrapalhado entrevistas pessoas de mais variados empregos.
Nos anos 2000 temos entre as séries de destaque:
The Office – acompanha o dia-a-dia de escritório com inusitados personagens. É um enorme sucesso e ganhou versões de mais variados países.
Parks and Recreation –acompanhamos o departamento de parques da cidade fictícia de Pawnee.
Modern Family – é uma série que registra o cotidiano de uma família americana, que possui ramificações da família mais tradicional aos novos modelos incorporados na sociedade atual.
Arrested development – A série registra a família Bluth,dona de grande corporação, no momento em que devido a escândalos o patriarca é preso e afastado, cabendo ao filho tentar salvar a empresa e estrutura familiar.
Marion and Geoff – Série em format de diário digital, feito por um taxista que não desconfia que está sendo traído pela esposa, embora isso esteja óbvio em sua fala.
The Games – Série que acompanha o comitê responsável pela entrega das Olímpiadas em Sidney.
Twenty Twelve – Segue o mesmo esquema de The Games, sendo encenada em Londres.
Come Fly With Me - Série que acompanha a atividade de um aeroporto ficcional e sua variedade de equipe e passageiros.
Diferenças entre sitcom-mockumentaries de sucesso
Modern Family: Curva narrativa focada no episódio e pouco na temporada, maioria das histórias se concluem no fim do episódio. Entrevistas single-cam presentes. Multi-plots de diferentes núcleos da trama.
The Office: Curva narrativa focada no episódio com foco também na temporada. Diversas vezes se observa que terá uma continuação nos próximos episódios. Humor aparece também em piadas que remetem a episódios antigos, mas ainda a maior parte destas não precisam deste histórico para serem compreendidas. Entrevistas single-cam presentes. A câmera é sempre justificada. Não se filma em banheiros, é mostrado quando se retira o microfone. Nas ultimas temporadas o fato de estarem sendo frequentemente observados é cada vez mais reforçado. É recorrente o “olhar” de um, ou mais personagens para a câmera fora das entrevistas. Este recurso narrativo é importante porque reforça o modelo de documentário, obtem-se maior veracidade do que está acontecendo, além de auxiliar na identificação telespectador-personagem. Multi-plots de diferentes núcleos da trama.
Arrested Development: Curva narrativa focada no episódio e nos “mistérios” da temporada. Uso de Narrador voice over, que se torna um instrumento eficaz para explicar a história a quem assiste a série pela primeira vez. É constante o uso de gags que remetem a outros episódios e mesmo a outras temporadas. A quarta temporada inclusive, por mudança da plataforma de exibição da televisão para VOD, faz uso constante de referências de episódios antigos. Também é peculiar por que aborda de maneira diferente a narrativa. Ao invés de exibir multi-plots de diferentes núcleos da trama, em cada episódio foca-se em um personagem, e assim, monta um quebra-cabeça que é a temporada, entrelaçando suas histórias em cada episódio.
Casos especiais
Devemos citar ainda duas séries que buscam brincar com o cotidiano policial. Reno 911 que acompanha o departamento de polícia de Reno em suas funções profissionais. E Também Operation Good Guys que acompanha uma unidade de elite da polícia na busca de um dos principais lords do crime da Grã-Bretanha. Ambas as séries se pautam bastante no políticamente incorreto e constantemente imbeciliza a figura policial, ainda é importante ressaltar que as duas séries eram fortemente baseadas no improviso, os atores apenas possuíam uma indicação do acontece no episódio e o texto era feito na hora.
Apenas a nível de citação temos temáticas diferentes dentro do formato Mockumentary, como universo jovem (retratada pelas séries The Naked Brothers Band, My Life As Liz e Summer Hights) e também temos os que imitam reality shows ( The Comeback e Drawn Together são fortes exemplos).
Casos Brasileiros
No Brasil não temos muitos casos de produção no formato, especialmente quando se trata de TV, podemos citar como exemplo apenas o programa Sensacionalista do canal Multishow, que se pauta como um jornal isento de verdade.
Outro caso curioso está no curta MPB: a história que Brasil não conhece. O filme levanta uma teoria conspiratória de que haveria uma trama do governo americano para acabar com a música brasileira,contanto inclusive com artistas infiltrados no Brasil. A Brincadeira deu o que falar e está sendo transformada em um projeto de web série.
Links
Comentários
Postar um comentário