Seminário XI: Futebol, torcida e identidade cultural : Libertadores da América

Universidade Federal Fluminense
Cinema e Audiovisual
Tv e Vídeo
Professor: Felipe Muanis
Grupo: Bruno Tavares, Luis Guilherme Staine Prado, Stefano Murillo


Jornal dos Sports



Por que?

• ter sido fundado no ano de 1931, data marcante pois se trata do período de transição do futebol amador para o profissional e também da popularização do futebol no Rio de Janeiro.

• ter sido uma das pouquíssimas publicações surgidas no período que tratavam principalmente da divulgação de eventos esportivos no Rio de Janeiro.

Identidade: Duas grandes campanhas

• O veículo de informação foi o principal divulgador da Copa de 1938. Reforçou-se a ideia de que aquela não era uma mera disputa esportiva, mas sim uma afirmação da força do Brasil, do seu povo, a partir do futebol.
• Mário Filho liderava o JS na campanha pela “batalha do estádio”, “anda em crescimento no Brasil, um estádio com capacidade para 155 mil pessoas” (Jornal dos Sports. Rio de Janeiro, 03/01/1950)

Colunista esportivo “autoridade delegada do discurso”

Geraldo Romualdo da Silva é o primeiro da esquerda, Wolney Camargo. Luiz Mendes e Raul Brunini em 1946 na rádio Globo.

As charges do cartunista argentino Lorenzo Molas – anos 40

Mascotes do Futebol Carioca na Estratégia Mercadológica do Jornal dos Sports
Flavio Mota de Lacerda Pessoa

•As charges do cartunista argentino Lorenzo Molas para o Jornal dos Sports, sob a direção de Mário Filho, são analisadas aqui para se compreender as dinâmicas econômicas ao redor do fenômeno esportivo.

•O conceito de “Disneyzação” elaborado por Alan Bryman, através da tematização, do merchandising e demais pilares da estratégia mercadológica dos parques temáticos. 

•Cultura de massa americana no auge da "política de boa vizinhança".

Henrique de Sousa Filho, vulgo Henfil



Cultura e política – anos 60

Libertadores cartolagem e desconfiança



Libertadores e identidade cultural



América – quem somos nós?



Sportv

Programas 

•Arena Sportv
•Bem, Amigos
•É Gol
•Fora de Eixo
•Linha de chegada
•Redecao Sportv
•Sensei Sportv
•Sportv News
•Sportv Reporter
•Ta na Area
•Troca de Passes
•Zona de Impacto



Estratégia

•Horário de Maior Audiência 

•Interação/interlocução- participação pela internet através de perguntas
•Cultura Popular – Participação de Músicos, Artistas e celebridades ligadas ao canal
•Homens de opinião – convidados que possuem voz de autoridade, Ex: Jogadores, Ex técnicos, Árbitros, 
etc
•Revezamento do time 

•Polemica, conflitos
•Intimidade

 Transmídia

Cartola FC



Fora do Eixo



Passaporte Sportv



Olhar Estrangeiro


Comentários