Universidade Federal Fluminense
Cinema e Audiovisual
Tv e Vídeo
Professor: Felipe Muanis
Grupo: Bruno Tavares, Luis Guilherme Staine Prado, Stefano Murillo
Jornal dos Sports
Por que?
• ter sido fundado no ano de 1931, data marcante pois se trata do período de transição do futebol amador para o profissional e também da popularização do futebol no Rio de Janeiro.
• ter sido uma das pouquíssimas publicações surgidas no período que tratavam principalmente da divulgação de eventos esportivos no Rio de Janeiro.
• O veículo de informação foi o principal divulgador da Copa de 1938. Reforçou-se a ideia de que aquela não era uma mera disputa esportiva, mas sim uma afirmação da força do Brasil, do seu povo, a partir do futebol.
• Mário Filho liderava o JS na campanha pela “batalha do estádio”, “anda em crescimento no Brasil, um estádio com capacidade para 155 mil pessoas” (Jornal dos Sports. Rio de Janeiro, 03/01/1950)
Colunista esportivo “autoridade delegada do discurso”
As charges do cartunista argentino Lorenzo Molas – anos 40
•As charges do cartunista argentino Lorenzo Molas para o Jornal dos Sports, sob a direção de Mário Filho, são analisadas aqui para se compreender as dinâmicas econômicas ao redor do fenômeno esportivo.
•O conceito de “Disneyzação” elaborado por Alan Bryman, através da tematização, do merchandising e demais pilares da estratégia mercadológica dos parques temáticos.
•Cultura de massa americana no auge da "política de boa vizinhança".
Henrique de Sousa Filho, vulgo Henfil
Libertadores cartolagem e desconfiança
Libertadores e identidade cultural
América – quem somos nós?
Programas
•Arena Sportv
•Bem, Amigos
•É Gol
•Fora de Eixo
•Linha de chegada
•Redecao Sportv
•Sensei Sportv
•Sportv News
•Sportv Reporter
•Ta na Area
•Troca de Passes
•Zona de Impacto
•Horário de Maior Audiência
•Interação/interlocução- participação pela internet através de perguntas
Cinema e Audiovisual
Tv e Vídeo
Professor: Felipe Muanis
Grupo: Bruno Tavares, Luis Guilherme Staine Prado, Stefano Murillo
Jornal dos Sports
Por que?
• ter sido fundado no ano de 1931, data marcante pois se trata do período de transição do futebol amador para o profissional e também da popularização do futebol no Rio de Janeiro.
• ter sido uma das pouquíssimas publicações surgidas no período que tratavam principalmente da divulgação de eventos esportivos no Rio de Janeiro.
Identidade: Duas grandes campanhas
• Mário Filho liderava o JS na campanha pela “batalha do estádio”, “anda em crescimento no Brasil, um estádio com capacidade para 155 mil pessoas” (Jornal dos Sports. Rio de Janeiro, 03/01/1950)
Geraldo Romualdo da Silva é o primeiro da esquerda, Wolney Camargo. Luiz Mendes e Raul Brunini em 1946 na rádio Globo.
Mascotes do Futebol Carioca na Estratégia Mercadológica do Jornal dos Sports
Flavio Mota de Lacerda Pessoa
•O conceito de “Disneyzação” elaborado por Alan Bryman, através da tematização, do merchandising e demais pilares da estratégia mercadológica dos parques temáticos.
•Cultura de massa americana no auge da "política de boa vizinhança".
Cultura e política – anos 60
Sportv
•Arena Sportv
•Bem, Amigos
•É Gol
•Fora de Eixo
•Linha de chegada
•Redecao Sportv
•Sensei Sportv
•Sportv News
•Sportv Reporter
•Ta na Area
•Troca de Passes
•Zona de Impacto
Estratégia
•Interação/interlocução- participação pela internet através de perguntas
•Cultura Popular – Participação de Músicos, Artistas e celebridades ligadas ao canal
•Homens de opinião – convidados que possuem voz de autoridade, Ex: Jogadores, Ex técnicos, Árbitros,
etc
•Revezamento do time
•Polemica, conflitos
•Intimidade
Transmídia
Cartola FC
Fora do Eixo
Passaporte Sportv
Olhar Estrangeiro
Comentários
Postar um comentário