Crise financeira leva TV Cultura a cancelar o 'É Tudo Verdade'



Publicado originalmente no site: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada

Domingo, 29 de setembro de 2013, 02h17

Gislaine Gutierre



O programa "É Tudo Verdade Internacional", que exibe documentários, terá hoje, às 23h30, sua última edição. A atração foi cancelada, segundo informou a TV Cultura em nota, por "necessidade de contenção orçamentária".

"É claro que eu e os telespectadores ficamos surpresos [com o fim do programa]", diz o curador e apresentador Amir Labaki, que foi comunicado do fim da atração em reunião, há cerca de 20 dias.

Os filmes selecionados por ele e adquiridos pela emissora serão exibidos no "Cultura Mundo", às quintas-feiras, às 22h, a partir do dia 3. Aos domingos, às 21h, haverá o "Cultura Documento", com produções nacionais e estrangeiras.

Segundo Labaki, que estava na emissora desde outubro de 2010, seu contrato já tinha sido prorrogado até fevereiro de 2014 pela atual gestão, iniciada em junho. Nem a emissora nem Labaki revelaram o valor do contrato.

Labaki não foi o único a ser dispensado. Em agosto, o apresentador do "Roda Viva", Mario Sergio Conti, foi demitido, segundo a TV, por causa de seu "salário alto".

Em junho, logo após assumir a presidência da Fundação Padre Anchieta (mantenedora da Rádio e TV Cultura), Marcos Mendonça demitiu 35 funcionários, entre eles o vice-presidente de conteúdo, Eduardo Brandini.

O orçamento da fundação para 2013 é de R$ 194,2 milhões, dos quais R$ 82,8 milhões repassados pelo Estado e o restante de recursos próprios.

No dia de sua posse, Mendonça havia afirmado que sua proposta era "enriquecer a grade [de programação da TV] gastando pouco". Procurado pela Folha, o presidente da fundação preferiu se manifestar apenas por meio de nota.

Comentários