Dez séries dramáticas estreantes concorrem ao Emmy 2013 neste domingo



Publicado originalmente no site: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada

Domingo, 22 de setembro de 2013 01h45

Isabelle Moreira Lima



Embora venha se consagrando como um prêmio de produções estabelecidas, neste ano o Emmy aponta para uma renovação, principalmente no que diz respeito às séries dramáticas.

O movimento ocorre quando títulos de peso como "Mad Men" (no Brasil, pela TV Cultura) e "Breaking Bad" (AXN) chegam a suas temporadas finais e a pergunta sobre qual será o produto revolucionário da vez ecoa sem resposta.

Dez novos dramas concorrem nas categorias gerais do prêmio mais importante da TV dos EUA, realizado hoje. Desses, quatro disputam as principais categorias de ator, atriz, diretor e série.

"House of Cards", que conta a saga do congressista americano inescrupuloso Frank Underwood, produzida pela Netflix, é o primeiro seriado transmitido exclusivamente pela internet a participar da premiação.

Neste ano, lidera as indicações entre os novatos em nove categorias. Além de série e direção, Kevin Spacey, que faz o protagonista, concorre a melhor ator de série dramática, e Robin Wright, que vive sua mulher, a melhor atriz da mesma categoria.

Essa última categoria é a que tem o maior índice de novidades. Além de Wright, Vera Farmiga concorre com "Bates Motel" (A&E), que resgata personagens criados por Alfred Hitchcock em "Psicose" (1960), e Connie Britton com "Nashville" (ABC), que traz o cenário musical da cidade como tema.

Na categoria de melhor ator, Jeff Daniels, com seu âncora inconstante Will McAvoy, de "Newsroom" (HBO), concorre pela primeira vez.

A comédia é a área onde a mesmice impera. As séries com mais indicações são as mais premiadas no passado. Em primeiro lugar está "30 Rock", que já exibiu o último episódio e briga por 13 prêmios. Em segundo, "Modern Family", com 12 indicações.

Apenas um estreante foi indicado em todas as categorias: "Neighbors" (ABC) compete por música original.

Chama atenção a quantidade de atores estreantes na premiação: há 19 que jamais foram indicados. Entre eles, Adam Driver, o casinho de Hannah em "Girls", e Kerry Washington, a gestora de crises de "Scandal", que não participou do Emmy em 2012.

NA TV
Emmy 2013
Exibição da cerimônia
QUANDO hoje, às 21h, na Warner


Comentários