De volta à TV, 'Sessão de Terapia' leva seus conflitos à literatura



Publicado originalmente no site: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada

Segunda-feira, 30 de setembro de 2013, 03h00

Isabelle Moreira Lima




"Sessão de Terapia", produção nacional exibida pelo GNT, oferecerá aos fãs uma espécie de tratamento de choque nas próximas semanas.

A série estreia sua segunda temporada no dia 7, enquanto os episódios da primeira temporada saem em DVD. Além disso, chega às livrarias um romance inspirado no programa. E, por fim, uma continuação está em desenvolvimento: a Folha apurou que uma terceira temporada está sendo escrita.

Por trás de todos esses projetos está Jaqueline Vargas, roteirista-chefe do seriado.

Vargas e Roberto d'Ávila, produtor do programa, foram procurados pela editora Arqueiro com a ideia de transformar a primeira temporada em livro. Eles tinham dois meses. "Parecia meio maluco, tínhamos mil páginas de roteiro. Mas a Jaqueline conseguiu", diz D'Ávila.

"Tinha o Zécarlos [Machado, que protagoniza a série] na cabeça o tempo todo, então fiquei segura", diz Vargas. Como pesquisa para o livro, ela preferiu assistir aos episódios da temporada passada, em vez de reler os roteiros.

"Sessão de Terapia" é uma franquia da série israelense "BeTipul", escrita por Hagai Levi e repetida em diversos países como Itália, Argentina e Croácia, sendo a mais conhecida a americana, que tem o ator Gabriel Byrne no papel principal.

O formato é o que a série tem de mais atraente: de segunda a quinta, o terapeuta é visto atendendo seus pacientes; na sexta, é ele quem vai para a terapia.

O texto brasileiro é baseado no roteiro israelense. "Principalmente o da primeira temporada, que era excelente, bem amarrado. Na segunda, já fizemos algumas modificações", conta Vargas.

Uma delas é a personagem de Adriana Lessa, a advogada Paula Varela, que quer engravidar o mais rápido possível. "Na segunda temporada, a trama original tinha um ruído de que não gostei. Reescrevi os principais conflitos e introduzi personagens."

Se a terceira temporada for produzida, o roteiro deve ser 100% nacional. A série israelense teve só duas temporadas e, por contrato, é a única fonte autorizada.
Vargas e D'Ávila negam que uma terceira temporada tenha sido aprovada. "É um desejo da gente", diz o produtor, para quem o lançamento simultâneo de livro e temporada é uma oportunidade de atingir o "heavy user" (usuário frequente).

"Adoro esse tipo de projeto multiplataforma. Quando as pessoas se tornam fãs de um produto, elas gostam de se relacionar com o conteúdo em mais de um lugar."

Os interessados em se relacionar com o terapeuta Theo Cecatto pela literatura encontrarão uma narrativa em primeira pessoa focada na interação do protagonista com a paciente Laura, vivida por Maria Fernanda Cândido na primeira temporada da série. "É bem voyeurístico", define Vargas.

PROLÍFICA

Além de escrever o livro e a série "Sessão de Terapia", Jaqueline Vargas assina a direção de dois longas-metragens a serem produzidos pela Moonshot, produtora de Roberto d'Ávila.

O primeiro deve ser a comédia romântica "TPM, Meu Amor", que tem a atriz Paloma Bernardi, a Rosângela de "Salve Jorge" como protagonista. O segundo tratará do universo dos rodeios.

Comentários