Emissoras defendem subsídio do governo para a população adquirir TV digital



Representantes de emissoras de TV defenderam há pouco uma política de subsídio do governo para possibilitar que a população adquira aparelhos para a recepção do sinal digital.

Publicado originalmente no site: http://www.set.org.br/noticiasg.asp?id=932

Terça-feira, 22 de outubro de 2013,

Por Agência Câmara Notícias




“Precisamos de política pública de distribuição de conversores para a população de baixa renda”, disse o presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Daniel Slaviero, em audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática sobre o cronograma de transição da TV analógica para a TV digital.

“Desligar a TV analógica não pode privar a população de ver TV”, afirmou também o diretor-executivo da Associação Brasileira de Radiodifusores (Abra), Flávio Lara Resende. “O governo só deve realizar o desligamento, em cada cidade, após 100% da população ter acesso à TV digital”, complementou. Além disso, ambos defenderam um plano de comunicação abrangente do governo para esclarecer a população sobre a transição.

Lara Resende também pediu que o governo viabilize financiamento para que as emissoras de pequeno porte possam fazer a transição para o sinal digital e pediu isenção de impostos de todos os equipamentos de TV digital.

Imune a mudanças governamentais

Para Slaviero, até o momento o governo vem conduzindo bem o processo. Ele elogiou a recente decisão do governo de fazer o desligamento escalonado do sinal analógico, entre 2015 e 2018. Elogiou também decisão do governo no sentido de que todos os novos aparelhos sejam produzidos com receptores digitais.

Porém, ele defendeu que o processo de transição para a TV digital seja “imune a mudanças governamentais”, com uma “governança especializada”, por meio do Fórum Brasileiro de TV Digital.

Comentários