Novo programa mostra evolução do som no cinema brasileiro



Publicado originalmente no site: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada

Quinta-feira,10 de outubro de 2013, 03h57

Ilustrada




Mostrar como o som chegou ao cinema e como as técnicas de áudio evoluíram no Brasil é a proposta de "Em Alto e Bom Som", programa em quatro episódios que estreia nesta quinta-feira (10) no Canal Brasil.

A atração, conduzida por Simone Zuccolotto, escapa de ser enfadonha ao valorizar o impacto que essas inovações trouxeram à produção nacional, em vez de se deter em aspectos meramente técnicos.

"Em Alto e Bom Som" mostra, por exemplo, como os musicais passaram a ser sensação do cinema no Brasil, ao darem ao público a chance de ver na tela seus ídolos do rádio, e conta como essas produções abriram caminho para a chanchada e seus cenários de cassinos.

São várias as cenas de filmes que ajudam a contar essa trajetória. Entre elas, estão as de "Coisas Nossas" (1931), primeiro longa com áudio --gravado em disco-- no Brasil.

Os cineastas Walter Carvalho e Maurice Capovilla dão depoimentos. O último fala sobre o impacto da chegada do gravador portátil nos anos 1950, o Nagra. E os pesquisadores Hernani Heffner, Márcia Carvalho e Fernando Morais da Costa ajudam a contar essa história de forma didática.

NA TV

Em Alto e Bom Som
Estreia do programa
QUANDO quinta-feira (10), às 23h30
CLASSIFICAÇÃO livre

Comentários