Band cogita exibir Simpsons entre jornais para levantar audiência



Publicado originalmente no site: http://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/televisao

Sábado, 14 de dezembro de 2013, 14h15

Gilvan Marques




Com um público considerado velho, a maioria com mais de 50 anos, o Jornal da Band e o Brasil Urgente estão queda livre nos índices de audiência. A perda de telespectadores, de até 28% em um ano, preocupa a emissora. Em uma reunião recente, cogitou-se até a possibilidade de recorrer à série Os Simpsons. A ideia é colocar o desenho entre o Brasil Urgente e o Jornal da Band para atrair público jovem e alavancar a audiência.

Segundo maior faturamento da emissora, atrás apenas do futebol, o Jornal da Band caiu de 4,6 pontos de média em novembro de 2012 para 3,8 pontos no mesmo mês neste ano, uma queda de quase 20%. Esses índices tiraram o telejornal da disputa pela vice-liderança com a Record e o aproximaram do SBT na briga pelo terceiro lugar.

Já o Brasil Urgente (local) alcançou 4,0 pontos de média no mês passado. Há um ano, tinha 5,6. Ou seja, a audiência encolheu 28% em 12 meses. Os dados são da Grande São Paulo, onde cada ponto equivale a 62 mil domicílios.

Calor, Rezende e... cúpula

Além de fatores como calor, horário de verão e o fenômeno Marcelo Rezende, no Cidade Alerta, outro motivo apontado para a queda do Jornalismo da Band é a mudança pela qual a cúpula do setor passa.

Após a unificação de empresas do Grupo Bandeirantes, o presidente Johnny Saad decidiu dividir o comando do Jornalismo entre três diretores: Fernando Mitre (diretor nacional de Jornalismo), André Luiz Costa (diretor-executivo de Jornalismo), e Valdir Zwetsch (diretor-executivo de Jornalismo e Esportes). Com as mudanças, Mitre e Zwetsch perderam espaço.

Na avaliação interna, André Luiz Costa está sendo preparado pela direção da Band para substituir Mitre _há 24 anos na emissora. A troca de Mitre por Costa é vista também como uma tentativa de rejuvenescer o público dos telejornais, mas sem perder os "valores da empresa".

O público dos dois telejornais está envelhecendo, o que também explica a queda de audiência: 55% dos telespectadores do Jornal da Band e 49% dos do Brasil Urgente têm mais de 50 anos.

Comentários

  1. Bom, creio que uma estratégia televisiva que seja baseada em colocar um programa de humor entre os dois telejornais noturnos de uma emissora aberta seja no mínimo questionável... Ainda mais se considerado o teor pesado do jornal Brasil Urgente... Seria uma quebra muito brusca entre dois programas sérios. Não consigo pensar que Os Simpsons passando nesse horário vá roubar audiência mais nova de outros canais e alavancar o número de telespectadores. Me parece um tiro de desespero muito estranho.

    ResponderExcluir

Postar um comentário