Discovery busca mais audiência em 2014 com programação local e talentos nacionais



Publicado originalmente no site: http://www.telaviva.com.br

Sexta-feira, 13 de dezembro de 2013, 17h39

André Mermelstein e Fernando Lauterjung




A Discovery anunciou nesta sexta, 13, em encontro com a imprensa, suas novidades para 2014 e alguns detalhes da estratégia da programadora para os próximos meses.

A grande aposta para o próximo ano é o canal TLC. Segundo o vice-presidente sênior e diretor-geral da programadora no Brasil, Fernando Medin, trata-se do segundo canal mais distribuído do portfólio global da empresa (em primeiro está o Discovery Channel, que é o canal mais distribuído no mundo). O TLC, diz, é o canal da Discovery que mais cresceu em distribuição no Brasil em 2013, chegando a 10 milhões de assinantes (um crescimento de 35%).

Medin explica o porquê da ênfase em um canal de variedades: a busca por audiência. "Os canais de TV paga não são mais apenas para atingir nichos. Hoje somos veículos de massa qualificados, e os anunciantes começaram a prestar mais atenção em nós", explicou. "Temos que ter canais que a audiência abraça e quer".

Segundo o principal executivo da programadora no País, a contratação de Mônica Pimentel como VP de conteúdo já é parte do esforço em disputar a audiência. "Trouxemos alguém da TV aberta para assumir a missão de fazer crescer a audiência", disse.

Segundo Medin, em 2013, embora a base total do mercado de TV paga tenha crescido 13%, a Discovery conseguiu ampliar a sua penetração em 17%, graças sobretudo à performance de alguns canais que ganharam mais distribuição, como o próprio TLC e o Discovery Turbo, que cresceu 44%, chegando a 4 milhões de assinantes.

Programação

Segundo Mônica Pimentel, que foi diretora de programação da RedeTV! e se juntou à programadora há três meses, a programadora terá agora mais flexibilidade para trabalhar sua programação e buscar uma grade que atenda melhor à audiência nacional, pois a montagem das grades dos canais da Discovery passou a ser feita no Brasil, e não mais vir pronta do exterior. Em 2013, explica a executiva, a Discovery expandiu sua equipe local de programação e de produção. "Nossa meta é oferecer conteúdo global de alta qualidade, mas adequando cada vez mais à realidade do Brasil", disse. Uma das estratégias que a programadora já vem adotando é trazer mais talentos nacionais para os programas, como fez com as presenças de Adriane Galisteu e Milhem Cortaz ancorando programas, ou com a narração de Seu Jorge na série "América do Norte".

Entre as atrações nacionais que entram nos canais da programadora estão "Show da Luna!", da TV Pinguim, no Discovery Kids; e as novas temporadas de "Águias da Cidade" e de "Desafio em Dose Dupla", ambas da Mixer, no Discovery Channel. Também serão exibidas produções ligadas à temática da Copa do Mundo, como "Torcidas organizadas", "Rio de Janeiro: Segurança em Jogo" e "Engenharia da Copa".

O Discovery Channel estreia também em 2014 a sua primeira produção de ficção, "Klondike". Trata-se de uma minissérie produzida por Ridley Scott e estrelada por Richard Madden, Augustus Prew, Sam Shepard e Tim Roth.

Comentários

  1. Alguns pontos me chamaram a atenção no texto. Um foi que a Discovery trouxe alguém da TV aberta para aumentar a sua audiência. Essa é uma questão interessante que talvez não fique clara para quem não busca estudar mais a indústria da televisão. Os empregados dos grandes canais de TV Aberta têm uma necessidade de serem profissionais considerados extremamente competentes para lidar com a fortíssima pressão de manter e aumentar a audiência numa "briga da gigantes" em que muito dinheiro está em jogo.
    Outro ponto interessante é que está ficando evidente que os canais estrangeiros precisam fazer produções nacionais para atrair o público brasileiro e não apresentar apenas programas vindos de fora. Agora que alguns canais começam a fazer isso e atrair bastante audiência, fica premente essa necessidade na grade dos canais de tv a cabo. A produção nacional agradece.

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