Nova programadora disputa cota de canais brasileiros



Publicado originalmente no site:  www.telaviva.com.br

Sábado, 30 de novembro de 2013, 09h44

Fernando Lauterjung



Mais um player começa a disputar o espaço destinado pela Lei do SeAC às programadoras independentes brasileiras. Trata-se da Baita Conteúdo, que já conta com três canais formatados e sendo oferecidos às operadoras: TV Mosaico, de variedades; Fitness Channel, destinado aos praticantes de atividades físicas; e o Combo Cine, com clássicos do cinema.

Os canais, por enquanto, estão classificados pela Ancine apenas como "canais de espaço qualificado". Segundo Pedro Luis Bernardo, diretor de conteúdo da Baita Conteúdo, a programadora vem pleiteando a classificação de "canal brasileiro de espaço qualificado programado por programadora brasileira independente" e espera, no futuro, ser classificado como "super brasileiro", ou "canal brasileiro de espaço qualificado nos termos do §5º do art. 17 da lei Nº 12.485/2011".

A TV Mosaico e o Fitness Channel devem ser formados por 80% de produção independente, incluindo conteúdo de acervo e de produção inédita. Já o Combo Cine, para cumprir a cota de três horas diárias de programação local, contará, além de filmes, com alguns programas inéditos.

O executivo do canal, que foi diretor de jornalismo e conteúdo da TV Climatempo, diz que vem conversando com as operadoras. "Eles logo dizem que não têm espaço, mas, após conhecer um pouco dos canais, já começam a nos receber", conta. Segundo ele, as negociações, nesse primeiro momento, estão mais adiantadas com as pequenas operadoras regionais. "Com isso, já podemos viabilizar os canais", diz.

Sobre o momento de lançamento da programadora - tanto tempo após o início das cotas da Lei do SeAC -, Bernardo diz que não é um problema. "Dizem que perdemos o timing. Não concordamos. O que importa é que estamos fazendo canais diferentes do que já existe no mercado, e com muita qualidade".

Comentários