Seminário II: Série Documental


Universidade Federal Fluminense
Cinema e Audiovisual
Tv e Vídeo
Professor: Felipe Muanis
Grupo: Luiz Felipe Netto



A série documental é um gênero televiso que consiste em documentários divididos em episódios separados por blocos e que tangenciam um tema em comum entre si. O foco desta pesquisa foi em torno de um tipo específico de programa: aqueles que documentam a música, sob a luz de perspectivas artísticas, culturais, sociais e tecnológicas.

Antes, para entedermos melhor alguns aspectos das séries documentais, proponho uma divisão entre seu suporte e conteúdo. A série - como um programa televisivo com número preestabelecido de episódios por temporada de duração padrão - sendo o suporte. E o documentário - como agente retratante da realidade através de imagens em movimento - sendo o conteúdo. A partir desta análise, poderemos mapear as características de uma série, assim como as do documentário, e como elas se misturam ou se anulam entre si dentro do formato televisivo estudado.

O conceito de série data de meados do século 19, quando autores desenvolviam seus romances de modo a limitarem-se não a um livro somente, mas a uma série deles. Ao longo dos anos, esse conceito foi adotado no cinema, e subsequentemente pelas emissoras de televisão, que viram no formato uma eficiente maneira de captar a atenção dos espectadores através do envolvimento dos mesmos com os personagens e suas histórias, na maiorias das vezes facilmente relacionáveis.

As séries como conhecemos hoje possuem técnicas narrativas recorrentes, e que são aplicadas em gêneros diversos para atingir um mesmo fim - cativar o interesse do público. Cada um de seus episódios pode conter um número de histórias contínuas de igual importância a cerca de um grupo de personagens que aparecem regularmente, como por exemplo Seinfeld, ou também podem focar nos eventos que permeiam um personagem mais do que outros, tal como Revenge.

A duração média de uma série geralmente varia entre 50 a 60 minutos (com comerciais) para dramas e de 25 a 30 minutos para sitcoms. A quantidade de episódios também varia dentro de fatores constantes, podendo ter geramente 13 episódios ou em torno de 24.

O documentário como gênero cinematográfico surgiu da intenção de seus pioneiros de mostrar histórias sendo interpretadas por seus personagens "originais" sob a argumentação de que, desta maneira, o cinema estaria servindo seu propósito de prover o mais puro alicerce para representar o mundo moderno.

Sua transição para a televisão se deu em 1957, quando John Grierson, considerado um dos pais do documentário britânico, apresentou um programa na tv escocesa chamado "This Wonderful World", no qual exibia fragmentos dos mais relevantes documentários feitos na época. Desde então, o documentário tem tido diversas encarnações na televisão, gerando diferentes neologismos e ampliando suas possibilidades para atingir os mais distintos públicos pelo mundo.

A série documental adapta o propósito documental clássico a um dos formatos mais consolidados da televisão mundial, o das séries. A partir daí, ramificações de gênero ocorrem e disseminam-se variações simbióticas de formatos, tais como o Docudrama (documentários com reencenações dos fatos descritos com atores), Docu-Soap (documentário que expõe a vidas das pessoas é exibida como entretenimento), Docuficção, Mockmentary, Docu-fake… os neologismo parecem nunca acabar e por vezes se confundem entre si, tendo uma linha processual que guia todos estes em um objetivo comum - empurrar a realidade até o limiar da ficção, colocar o espectador à beira do penhasco de sua própria percepção, no qual o abismo suspenso seria apenas a distinção entre o real e o fantástico.

A televisão brasileira tem sido palco de boas séries documentais, especialmente quando a temática é musical. O canal Bis da Globosat (canal 88 da SKY) foi criado com a proposta de trazer para tv a cabo programas que pensassem música e não só a mostrasse envitrinada. Dentre eles, dois podem ser destacados:

- Música na Mochila é uma produção original do canal que hoje se encontra na segunda temporada. O programa mescla o choque cultural de viagens a países estrangeiros com descobertas sobre a cena musical local, sob a perspectiva de seus principais agentes propulsores (músicos, donos de casas de show, disc jockeys de rádios etc). Guto Guerra, músico e produtor fonográfico, convida o telespectador a ter um olhar privilegiado sobre suas mais autênticas experiências sonoras, ao se dispor, a cada semana, a não só entrevistar, como participar de jams com artistas diametralmente opostos entre si, mas que compartilham o mesmo sentimento de devoção a seu instrumento, e a cima de tudo, a sua arte.

- Minha Loja de Discos é uma série de 13 episódios concebida por Rodrigo Pinto e Elisa Kriezis que se propõe a traçar um retrato da atual situação das lojas de discos britânicas através de depoimentos exclusivos, tão como seu prospecto para o futuro. Estima-se que em 40 anos, cerca de 2000 desses estabelecimentos fecharam as portas no Reino Unido. Na última década, medidas foram criadas para tentar reverter o triste cenário e evitar o iminente desaparecimento completo das lojas de discos. Fãs e artistas consagrados abraçaram a causa e, dentre outras ações, nasce o "Record Store Day", um dia do ano dedicado a manter a memória das lojas de disco físicas viva. Alguns artistas lançam material inédito nessa época e revertem os fundos para a causa, outros fazem pocket-shows em algumas dessas lojas. No último Record Store Day, comemorado em 20 de abril, as vendas no setor ultrapassaram as do Natal. Em meio a toda essa efervescência econômica e cultural, Minha Loja de Discos faz um belo de trabalho de retratar tudo isso de forma sagaz e relevante, podendo se tornar referência a qualquer discussão sobre o tema.

Enquadrar o documentário como gênero em um formato de série é uma das formas que a televisão encontrou para conseguir cumprir com duas das funções básicas que normalmente são atribuídas a ela, a de entreter e a de informar. No Brasil, é apenas uma questão de se fomentar um público que assista documentários com mais frequência para que a série documental se estabilize como formato e migre de vez para a grade de canais abertos, atingindo enfim, o público que ela sempre mereceu.


Referências Bibliográficas -
Ann Curthoys, Marilyn Lake, Connected Worlds: History in Transnational Perspective

Linda Aronson, Television Writing - The Ground Rules for Series, Serials and Sitcoms

http://canalbis.globo.com/programas/minha-loja-de-discos/index.html

http://canalbis.globo.com/programas/musica-na-mochila/

Comentários

  1. Eu adoro assistir série de documentários. Eu compartilho uma série que deve ver, é chamado VICE, atualmente vai ao ar na HBO, altamente recomendado. Esta série documental é criado por Shane Smith revista VICE, e discute temas de relatórios de problemas sociais ao redor do mundo, vê-lo e dizer-me o que eles pensavam.

    ResponderExcluir

Postar um comentário