Seminário III: Seriado Televisivo



Universidade Federal Fluminense
Cinema e Audiovisual
Tv e Vídeo
Professor: Felipe Muanis
Grupo: Régis Regi, Maria Vitória Cordeiro, Marina Lemes e Rebeca Fortes


Seriado Série de televisão (ou seriado televisivo) é um tipo de programa, que pode ser ficcional ou documental e possui um número preestabelecido de episódios por temporada. No modelo hegemônico norte americano as grandes estreias ocorrem durante a fall season e as estreias menores durante a mid season.

Dentre as táticas para atrair audiência estão o “lead in” e o “lead out”, primeiramente, são conceitos estratégicos para maior alcance de público. “Lead in” é o termo usado para o programa que é exibido antes de outro, geralmente com a missão de manter a audiência do que vem a seguir, tática usada normalmente em programas estreante que possuem o mesmo público do programa que será usado como gancho. E o “lead out” possui a missão de reter a audiência do programa que foi exibido antes para o programa que irá estrear. Outra tática para atrair grande público para novas produções é o uso de estrelas consagradas no meio televisivo, cinematográfico e até mesmo musical como personagem de uma nova produção. Nem sempre bem sucedido, essa tática mostra como a TV é um meio capaz de englobar não apenas a si própria, mas também outros meios de comunicação massiva.


* SÉRIES FORA DO EIXO

A exportação de seriados pode ter vários motivos, um dos principais é o grande sucesso de audiência do país e origem, mas também o compartilhamento de uma mesma língua é fundamental para a disseminação de séries para diferentes países ao redor do mundo. Além disso, algumas produções ultrapassam suas próprias fronteiras quando recebem versões diferentes, remakes e releituras de vários outros países.


* EUA E REINO UNIDO: MAIORES MERCADOS

Há um padrão entre as produções seriadas provenientes dos países com maior realização, Estados Unidos e Reino Unido. Na produção estadunidense temos um modelo mais definido, com episódios de 18 a 22 minutos, que costumam ser

comédias, sendo o resto das séries com duração de 42 a 44 minutos, abrangendo todos os gêneros. Há uma peculiaridade em alguns pilotos que optam por um tempo maior para melhor construção da narrativa, possuindo de 60 a 80 minutos, como aconteceu com o seriado The Walking Dead. As temporadas comuns possuem de 22 a 24 episódios, algumas vezes a emissora realiza uma “temporada teste”, de 9 a 10 episódios, para avaliar se o seriado terá uma boa audiência.

Nos EUA, temos sete emissoras de maior importância na produção seriada, sendo três delas as que dominam o mercado americano; ABC, NBC e CBS. A ABC tem como maiores representantes, Grey’s Anatomy e Castle, além de possuir rede de televisão no Canadá, a ABC Family. A NBC tem no seu histórico séries como Law & Order, Star Trek e Friends; porém têm sofrido com a audiência nos últimos anos, por apesar de possuir projetos criativos quando executados vão perdendo a qualidade e audiência no decorrer da temporada. A CBS é conhecida pela produção de sitcoms, tendo como destaque The Big Bang Theory e How I Met Your Mother. As outras quatro emissoras são The CW, FOX, HBO e Showtime. A The CW tem como alvo o público adolescente, com séries como The Vampire Diaries e Arrow. A emissora FOX tem como principais seriados Glee e Bones. A HBO e Showtime são destinadas á um público adulto, tem como produção Game of Thrones e Shameless (US), respectivamente.

Percebemos uma diferença na quantidade da produção entre canais abertos e fechados estadunidenses. Sendo o primeiro com uma realização bem mais efetiva. Como exemplo dessa fall season, temos a ABC que estreou 8 séries em comparação com a HBO com apenas uma. Mas deve-se notar que entre as estreantes da ABC, duas já foram canceladas e quatro correm risco. Enquanto a da HBO já foi renovada para a 2° temporada. Há também uma produção intensa no Reino Unido, que se difere das americanas. Tendo um padrão de 6 a 10 episódios, variando muito na duração. Sendo a BBC a maior emissora da televisão britânica, além de ser pública.

Outra tendência muito grande é a produção de remakes de séries de britânicas pelas emissoras dos EUA, temos como maiores exemplos House of Cards, Shameless, Skins e The Office.


* BRASIL

O cenário brasileiro é dominado pela Rede Globo, que está iniciando uma produção bem mais intensa, que pode ser percebida nos últimos anos. Tendo no “ar”, atualmente, cerca de cinco séries. Porém ela é bem mais reconhecida pela realização de suas minisséries. Mas temos também outras emissoras despontando nesse novo mercado, principalmente depois da Lei de Incentivo ter entrado em vigor, como a Multishow. A HBO Brasil merece destaque principalmente por ter entrado nesse mercado muito antes de ter sido aprovada essa lei.

* SITCOM

As sitcoms (ou comédias de situação, em tradução literal) são séries de comédia que abordam situações cotidianas na vida de personagens rasas em episódios curtos (de 22 minutos, em média). No período pós-Segunda Guerra a televisão se popularizou de vez e os produtores precisavam de programas para cobrir a grade. Já famosas no rádio, as sitcoms foram importadas para a TV e em 1949 estreou na CBS a série "The Goldbergs", uma trama familiar que girava em torno do casal de judeus Molly e Jake Goldberg, e seus dois filhos, ambientada no bairro do Bronx. O sucesso do projeto estimulou os demais canais a investirem no gênero e, em seguida, vieraml "The Aldrich Family", "The Life of Riley" e "Lum and Abner", todas no ano de 1949. Em muitas são utilizadas as risadas de fundo ("laugh track") inserida na pós-produção ou gravadas diretamente de estúdio quando os episódios são filmados na presença de uma platéia; no entanto, isso não é uma regra. "Todo Mundo Odeia o Chris" e "The Big Bang Theory" são sitcoms, com personagens estereotipados, vivendo situações cotidianas em cenários, geralmente, fixos (como o apartamento de Sheldon e Leonard, e a escola de Chris) no espaço de 22 minutos; apesar das semelhanças, a`primeira não utiliza risada de fundo, ao contrário da segunda. Ainda sobre séries que não usam risadas de fundo, há aquelas com uma diversidade maior de cenários e tipos de personagens, como é o caso de "New Girl" e "Parks and Recreation". Quanto a essas séries vale destacar que são de "single camera", ou seja, ao contrário das primeiras que são gravadas por mais de duas câmeras, são gravadas com uma câmera só. Sendo as linguagens múltiplas, essa seria a única diferença entre as sitcoms "comuns" e as "diferenciadas". O que se conclui é que sitcoms não são estritamente fechadas, podendo usufruir de vários elementos e técnicas para o entretenimento.

* PRECEDURAIS

Essas séries são aquelas que mantêm o formato de um caso por episódio, geralmente as que possuem um enredo baseado em casos médicos e investigativos, porém possuem uma trama que liga a história. Mesmo acusadas de não possuírem um bom roteiro e arcos dramáticos rasos e personagens caricatos fazem muito sucesso nos Estados Unidos, vide NCIS, C.S.I, Hawaii 5-0, House. Um dos maiores sucessos é NCIS, líder de audiência nos USA, teve o recorde de audiência em fevereiro de 2011 com 22,85 milhões de pessoas assistindo o episódio. Fora do país, a série também fez sucesso em Portugal, tanto que o seriado é difundido em três canais a cabo e em dois abertos. Porém, existem séries procedurais em que a trama dos personagens são bastante presentes, como em Castle, em que acompanhamos a história de Richard Castle, um autor de livros policiais que tem os crimes que escreveu cometidos por um serial killer e é convocado a ajudar nas investigações.

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