Seminário IV: Programa de Viagens e Esportes Radicais



Universidade Federal Fluminense
Cinema e Audiovisual
Tv e Vídeo
Professor: Felipe Muanis
Grupo: Carina Nunes, Hiran Matheus e Maria Victória




Esse tipo de programa comuns em canais de comportamento ,como o Multishow e o Woohoo e canais de esportes, como o Off,vem se tornado cada vez mais popular,principalmente entre o público jovem de classe - média .Tem como principais objetivos ,apresentar lugares e destinos nos quais diversos, esportes radicais podem ser praticados e despertar , ou suprir,a curiosidade dos espectadores a respeito dos mesmos.

A maioria dos programas costuma possuir um formato típico ,no qual,a viajem costuma a ser “levada” por um apresentador,o qual,tem a função de alem de apresentar o lugar e suas peculiaridades, também apresentar o esporte em si.

Esses programas podem ser divididos em duas categorias:

Os programas que focam mais nas viagens,do que nos esportes,nos quais o esporte radical é um “complemento” da viagem.

- Ex.:Sem Destino,Nalu pelo Mundo.

E os que focam na pratica do esporte radical, nos quais,o esporte é ,de fato,o motivo da viagem. Nestes programas, normalmente o papel do apresentador tem menor relevância no quesito apresentador, e maior no quesito esportista.

- Ex. Picos do Brasil,Poeira.

Os pioneiros:



O primeiro programa com uma linguagem jovem, ligado aos esportes radicais,foi o “Realce”,comandado pelo trio Ricardo Bocão, Antonio Ricardo e Patrícia Barros.Lançado no inicio década de 80 na Tv Record carioca,o programa considerado uma revista eletrônica,ficou 7 anos no ar.Atualmente há um documentário no canal Woohoo sobre o “Realce” e o que ele significou para a Tv em sua época,sendo o primeiro programa a lançar as bases desse tipo de “papo jovem”.




O Woohoo, criado por Ricardo Bocão e Antonio Ricardo, estreou em maio de 2006 na tv por assinatura e foi o primeiro canal da América Latina dedicado exclusivamente aos esportes de ação, música e comportamento jovem.




O Canal OFF estreou como um canal de aventura que aposta em programas sem apresentadores e diz deixar a audiência em segundo plano.

Programas e Canais:

Atualmente os principais canais da Tv por assinatura que passam programas de viagens e esportes radicais são o Off,Woohoo e Multishow.Nos quais passam programas como “Praias Paradisíacas”, “Picos do Brasil”;”Poiera”;”Nalu pelo Mundo”,”Sem Destino” e “Volta ao Mundo”; respectivamente.
O Wo
Os p

Comentários