Seminário V: Programa Educativo Infantil



Universidade Federal Fluminense
Cinema e Audiovisual
Tv e Vídeo
Professor: Felipe Muanis
Grupo: Thiago Franco e Thiago Moore



Os programas educativos infantis se valem da maior propensão das crianças à incorporação do discurso midiático para ensinar. É sobretudo aliando conteúdo e entretenimento que se dá o “Incidental Learning” (assimilação involuntária por parte de quem assiste), modo mais eficaz de promover o aprendizado. O programa educativo infantil e segue determinadas características:

* São de duração reduzida (desta forma atinge crianças com baixa capacidade de concentração) ou divididas em blocos

* Se vale da linguagem cinematográfica clássica, já que busca a imersão narrativa (o objetivo é promover a incorporação de conceitos, não necessariamente a reflexão)

* Planos curtos e palheta de cor ampla

* Repetição (muitas vezes o aprendizado é pautado nela)

* Narrativas pouco complexas

* Personagens antropomórficos

*Geralmente são animações, mas podem ser em live action.

*Os personagens são ou crianças ou adultos caricatos.


O programa educativo infantil se modifica em conformidade com o programa infantil comum. As mudanças são constantes. Gendy Tartakovski (criador do desenho animado “O Laboratório de Dexter”), por exemplo, se coloca constantemente contra o saudosismo e reafirma sempre a necessidade de mudança, dizendo que o que funcionava antes já não funciona, porque as crianças hoje absorvem muito mais informação. Segundo ele as novas animações precisam acompanhar esta demanda.

E, de fato, tudo mudou. Se compararmos programas educativos infantis de épocas diferentes isso se torna flagrante. O clássico e pioneiro Vila Sésamo original se mostra hoje com um ritmo torturante e deficiente em recursos gráficos capazes de prender a atenção de uma criança.

Em um pais em que 88% do público infantil fica de 3 a 4 horas assistindo TV diariamente a potencia desse tipo do programa educativo infantil é enorme. Apesar de sua ausência nos canais de TV aberto, elementos educativos são incorporados aos programas infantis comuns (que geralmente dão mais audiência), conscientizando crianças com ensinamentos pontuas sobre comportamento, saúde, etc.


Bibliografia (usada na apresentação):

http://www.ceart.udesc.br/dapesquisa/files/9/02VISUAIS_Fabiola.pdf

http://200.144.189.42/ojs/index.php/comeduc/article/viewFile/4425/4147









 


http://www.rieoei.org/deloslectores/3224Barros.pdf

Wikipedia (informações sobre os programas usados como exemplo) 


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