Seminário VI: Reality Show Musical



Universidade Federal Fluminense
Cinema e Audiovisual
Tv e Vídeo
Professor: Felipe Muanis
Grupo: Guilherme Souza, Helena Mattos, Jader Gonzaga




Formato dos realities musicais

* Audições: Os candidatos se inscrevem no processo de audição para participar do programa. O processo de audição vai variar de programa para programa, podendo ser mais conservador ou mais inovador (como no The Voice, em que os jurados ficam de costas pros candidatos) e os critérios para seleção também, podendo ir em busca de uma voz mais bela, ou então de critérios mais ligados ao apelo comercial e as capacidades performáticas dos candidatos. Pode ser também para formar uma nova banda.

* Jurados: A escolha para definir os jurados possui uma variável que conta bastante para o possível sucesso do programa, que é a química entre os jurados. Esse fator é extremamente importante, pois uma química boa entre os jurados faz com que o processo de seleção e competição fique mais divertido, o que ajuda a diminuir as chances de possíveis cansaços devido ao tamanho do processo. A personalidade dos jurados também influencia, e sua capacidade de atrair espectadores (Simon Cowell ou músicos renomados). Os jurados podem ser também mentores dos participantes.

* Competição: candidatos competem entre si. As competições vão variar de programa para programa, podendo estabelecer diferenças entre grupos, competições individuais e estabelecimento de critérios de idade e de gênero para dividir os competidores. A forma como a competição se dá também deve ser pensada, para buscar aumentar o drama das apresentações, e assim buscar emocionar o espectador. Pode enfatizar mais ou menos a questão de ser um reality show, reveleando sobre o background da pessoa, ou então mostrando os ensaios. As votações do público e dos jurados interferem na competição, fazendo a “peneira” até o campeão. Cada programa pode dar um peso diferente para cada um dos dois.

* Prêmios: Podem variar, como um prêmio em dinheiro ou então contratos com uma gravadora (ou os dois).

* Obs: Os programas de Reality Show espelham, de certa forma, ideais do pensamento liberal em sua forma utópica. São programas em que, supostamente, independente de sua classe, sua formação, seu gênero e sua etnia, você possui uma chance de competir com outros músicos para conseguir ganhar o prêmio do programa. Através dos jurados, que representariam o mercado em sua forma utópica (onde não existiriam preconceitos e você seria avaliado apenas pela sua capacidade musical e de performance), os melhores seriam selecionados, chegando à “elite musical” (representada por sucesso midiático e contratos firmados com gravadoras). Isso espelha o formato da sociedade liberal capitalista, a pirâmide que possui, pelo menos em sua ideologia, capacidade de ascensão para todos (sendo prioritário o trabalho duro, independente de seu talento). Um caso interessante foi quando Nicole Scherzinger se tornou jurada do The X Factor, e não conseguiu votar entre dois competidores, relegando a votação para internet. O que aconteceu foi que o candidato muitos pensavam como o melhor em termos técnicos perdeu, o que fez com que Nicole fosse muito criticada e até recebesse ameaças de morte. Foi como se ela tivesse interrompido o “curso natural” das coisas, em que o melhor venceria, como se a decisão dela tivesse ido contra o “american dream” que os programas de Reality Show apresentam.



Pop Idol, American Idol

- Pop: Simon Cowell, UK, 2 temporadas (2002-2003), ITV, foi importado para outros países.

- Audições com os produtores, depois com os jurados. Vão para Hollywood se apresentar em grupo ou individualmente, depois vão pra Las Vegas pra formar o top 20. Depois vão para as semifinais no estúdio, onde o público vota até escolher o vencedor.

- American: Simon Cowell, EUA, 2002-2014. Simon ficou de 2002 a 2009, depois saiu pra fazer o The X Factor.

- Participantes que deram certo: Jordin Sparks, Phill Phillips, Kelly Clarkson, Carrie Underwood, Adam Lambert, entre outros.

- Ídolos: Brasil. SBT (2006-07), depois Record (2008-2012).

The Voice

- Origem: The Voice of Holland, 2010. Criador: John de Mol. 4 temporadas.

- EUA: NBC, 2011. Jurados: Adam Levine, Christina Aguilera, Cee Lo Green, Blake Shelton.

- UK: BBC1, 2012. Jessie J, Will.I.Am, Sir Tom Jones, Danny O’Donoghue

1) Audições: jurados de costas selecionam pelo talento vocal. Os jurados viram a cadeira e o candidato pode escolher em que time fica.

2) Batalhas: dois competidores do mesmo time cantam juntos e o jurado responsável escolhe um.

3) Show ao vivo: voto do público. Cada participante canta sozinho e o público escolhe os favoritos.

- Importado para 19 países.

- No Brasil: Claudia Leitte, Lulu Santos, Carlinhos Brown, Daniel.

The X Factor

- Criado por Simon Cowell em 2004. Canal ITV. UK.

- Os competidores são divididos em categorias: Boys, Girls, Groups, maiores de 25 anos.

- 5 fases:

1) Audições com os produtores, não televisionadas

2) Audições com os jurados

3) Boot camp: os participantes selecionados são agrupados de acordo com a categoria. Os participantes fazem outra audição juntos e vão para o desafio final da etapa, aonde decidem quem vai sentar nas cadeiras.

4) Casas dos jurados: os participantes vão para as “casas” dos jurados e são selecionados de lá para a etapa final. Recebem treinamento.

5) Ao vivo: os participantes fazem uma performance ao vivo. O público vota.

- Famosos: One Direction, Leona Lewis, Cher Lloyd

- Nos EUA: na Fox. 2011. 5 milhões de dólares é o prêmio.

No Brasil

- Fama (2002-2005, Globo): versão brasileira de "Operación Triunfo", que é uma academia musical. Os participantes recebem aulas. Durante a semana, eles recebem uma música escolhida pela produção da emissora de TV e interpretá- la numa apresentação, geralmente feita ao vivo e ao fim-de-semana de forma solo, duo ou trio. Um júri, geralmente composto por produtores e nomes da música, julgam as apresentações e determinam quatro nomeados que sairão do programa, sendo que um será salvo pelos professores e um pela maioria dos colegas. Os dois que sobrarem enfrentam um júri popular que votará toda semana para manter o aluno no programa, pelo telefone, SMS e pela internet. Apresentado por Angélica. Mostrava os bastidores dos ensaios.

- Fábrica de Estrelas (2013, Multishow): O programa acompanha o dia-a-dia do estúdio Midas, em São Paulo, do produtor Rick Bonadio. Ao mesmo tempo em que grava músicas de cantores famosos, ele seleciona meninas para uma nova girl band, como o Rouge (formado no Popstars), chamada GIRLS. As inscrições foram feitas por meio de vídeos, e ele e sua equipe assistiram para selecionar as melhores. Depois que foram selecionadas, as meninas tem workshops de expressão corporal, aulas de dança, etc. A equipe selecionava as meninas.

- Popstars (2002-2003, SBT): Primeiro formaram a girl band Rouge, para depois formar os Br’oz. Também produzido por Rick Bonadio. Formato Neo-zelandês. Depois das eliminações, foram morar em uma casa, para testar a convivência. Na segunda temporada foi a vez dos meninos, que formaram o Br’Oz.

- The Voice Brasil (2012-2013, Globo)


Vanguarda

Risings Stars

Um novo modelo de Reality Show musical foi criado em Israel – e já está em negociações para redes de Tv do mundo inteiro. Nele, os candidatos se apresentam cobertos por uma parede que mostra os votos que recebem ao vivo, através de um aplicativo para celular. Caso consigam atingir mais de 75% de aprovação, aí sim a tal “parede” se levanta e é possível ver o público na plateia.

Curiosos é que além dos votos, os candidatos podem ver também quem está votando neles, pois o tal aplicativo é ligado à conta de usuário no facebook.


Bibliografia:

* http://melhorangulo.com/seriados/reality-shows-musicais-voce-acompanha 
* http://www.saraivaconteudo.com.br/Materias/Post/42196 
* http://www.boxdeseries.com.br/site/os-reality-shows-musicais-americanos/ 
* http://www.ligadoemserie.com.br/2012/01/os-realities-musicais-e-a-nova-temporada-do-idol/ 
* http://www.ligadoemserie.com.br/2012/09/definida-nova-bancada-de-jurados-do-american-idol/ 
* http://oglobo.globo.com/megazine/novos-reality-shows-musicais-miram-publico-jovem-7588327 
* http://www.vulture.com/2012/05/10-music-reality-shows-cable.html 
* http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/viver/2013/10/01/internas_viver,465289/record-negocia-fazer-versao-do-reality-show-musical-em-the-x-factor-em.shtml 
* http://www.ted.com/conversations/18120/how_are_music_related_reality.html 
* http://f5.folha.uol.com.br/colunistas/tonygoes/1150018-por-que-os-reality-shows-musicais-nao-pegaram-no-brasil.shtml * http://sibenews.wordpress.com/2013/10/24/novo-modelo-de-reality-show-musical-em-israel/


Comentários