Seminário VII: Sessão de Terapia



Universidade Federal Fluminense
Cinema e Audiovisual
Tv e Vídeo
Professor: Felipe Muanis
Grupo: Helena Bera e Larissa Brujin




O formato Sessão de Terapia



Baseada originalmente na série israelense “Be’tipul”, escrita por Ragai Levi, Sessão de Terapia tornou-se em pouco tempo uma das séries com formato fixo, mais adaptável por diversos paises pelo mundo. Sendo comprada por mais de 14 países, destacam-se as produções de Israel, EUA, Holanda e atualmente no Brasil, Argentina, Romênia.

Dentre as mais diversas versões pelo mundo, os personagens e seus conflitos são os mesmos em todas, diferindo apenas questões culturais que foram estratégicamente adaptadas para que a série tenha mais fluidez, conquistando mais adeptos e fãs da série.

O formato de ficção acompanha o personagem principal, um terapeuta com o casamento em crise e conflitos pessoais.

Exibido de segunda à sexta, conta com 45 ou 35 episódios –de acordo com a produção local – o espectador conhece quatro pacientes que consultam-se com o protagonista e no ultimo dia da semana assistimos aos seus dilemas enquanto conversa com sua própria terapeuta.

A versão brasileira, exibida no canal GNT, fez tanto sucesso entre o público que após o término da primeira temporada, foi lançado o livro inédito “Sessão de Terapia” escrito por uma das roteiristas da série Jaqueline Vargas. No livro, os pensamentos do terapeuta Théo Cecatto (ZéCarlos Machado) são explorados, além de revelações da sua vida particular, visto raramente durante a série.
Após o término da segunda temporada, a série brasileira confirmou por meio de suas redes sociais que a terceira temporada será rodada, porém livremente adaptada, já que a israelense tem originalmente apenas duas temporadas.

Comentários