Crise faz a Record exibir quatro vezes mais enlatados do que a Globo



Publicado originalmente no site: http://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/televisao

Domingo, 16 de março de 2014, 07h09

Paulo Pacheco





Segunda TV aberta que mais produz programação própria no Brasil, a Record exibe quatro vezes mais enlatados do que a Globo no horário nobre. A emissora fechará esta semana com 15 horas e 45 minutos de séries e filmes entre 18h e 1h. Já a Globo tem 3h45min semanais de conteúdo importado na grade noturna.

Nos últimos cinco anos, a Record foi a rede que mais trocou produções próprias por enlatados no horário nobre. Entre 2009 e 2014, o espaço para séries e filmes estrangeiros aumentou 85%, de 8h30min para 15h45min semanais. O crescimento dos produtos americanos na grade é reflexo da crise enfrentada pela emissora e consequente queda na produção própria, com a interrupção da realização de séries e do segundo horário de novelas.

No mesmo período, a Globo tirou da programação 57% de conteúdo importado (de 8h45min para 3h45min semanais). No SBT, a queda foi tímida, 5%, de 18h55min para 17h55min por semana, com a estreia das produções próprias Arena SBT e The Noite. Entretanto, ainda é a que mais exibe enlatados na grade noturna dentre as três principais emissoras.

A Record reformulou a programação no horário nobre e, desde fevereiro, exibe as séries Era Uma Vez, Breaking Bad e Engana-me se Puder na sequência, “sacrificando” Pecado Mortal, que passou a competir com a novela das nove da Globo. Situação bem diferente em 2009, quando privilegiava as produções próprias. No período, a faixa tinha duas novelas (Os Mutantes e Chamas da Vida) e uma linha de shows às 23h, com a série A Lei e o Crime, o humorístico Show do Tom e o reality show Troca de Família.

A audiência não acompanhou as mudanças. Em 2009, as produções próprias da Record tinham médias de até 16 pontos na Grande São Paulo. Hoje, as séries não passam de seis e perdem constantemente para o SBT. Na última quinta-feira (13), o humorístico A Praça É Nossa derrotou Era Uma Vez (8,8 a 5,5) e Breaking Bad (8,1 a 3,6). Cada ponto equivale a 65 mil domicílios na Grande São Paulo.

Com as alterações na grade, 2014 tornou-se o segundo ano da Record com mais enlatados no horário nobre desde o projeto “A caminho da liderança”, em 2004. O número de horas com material importado só não é maior do que em 2008 (17h semanais), quando a Record exibia uma hora diária do desenho Pica-Pau para alavancar a programação noturna.

Com o lançamento da nova programação da Record, que será anunciada na próxima terça-feira (18), o espaço dos enlatados diminuirá com as estreias de Aprendiz Celebridades, Programa da Sabrina e Me Leva Contigo, além da série Conselho Tutelar e da retomada do segundo horário de novelas, no final do ano.

Comentários