Sandra Oh fala da dificuldade de se despedir da cirurgiã Cristina Yang, de ‘Grey’s anatomy’



Publicado originalmente no site: http://oglobo.globo.com/cultura/revista-da-tv

Domingo, 16 de março de 2014, 13h37

Aline Conde




Depois de realizar centenas de cirurgias bem-sucedidas, ser abandonada no altar, passar por um aborto, sobreviver a um acidente de avião, operar com uma arma apontada para sua cabeça, acompanhar a morte de amigos e se tornar talvez a mais brilhante cirurgiã cardiotorácica da ficção, Cristina Yang vai fazer seu check-out de “Grey’s anatomy”. Com o adeus iminente, Sandra Oh vem segurando o choro enquanto se prepara para as surpresas do episódio final da décima temporada e já pensa no que vai levar para casa do set.

— Band-aids. Vou levar alguns band-aids que temos e mais coisas. Mas não vou dizer. Quando o pessoal voltar ao set depois, vai perceber um monte de coisa sumida — conta uma risonha Sandra, bem diferente da séria e mal-humorada médica que interpreta no drama exibido pela Sony, às quartas-feiras, às 21h.

A explicação de Sandra para sua saída não é muito diferente da de outros atores que já deixaram a série: é hora de novos desafios, especialmente focando no cinema.

— Interpretando Yang, eu explorei dez anos da vida de alguém. Sinto que explorei a personagem de forma inteira, os altos e baixos, o interior e o exterior, tudo — diz a atriz, que revela ter precisado de ajuda para tanto sofrimento: — Fiz muita terapia para me ajudar a passar pela série (risos).

Mas o que era rotina para a atriz canadense de 42 anos agora virou nostalgia. Passar por aquela entrada do Grey Sloan Memorial Hospital, antes conhecido como Seattle Grace Mercy West Hospital, onde as ambulâncias param para deixar os pacientes (quase sempre debaixo de chuva), tem sido difícil, admite.

— É uma sensação que vai e volta. Eu normalmente andaria pela passarela de entrada do hospital sem nem olhar, porque passei por ali dez anos da minha vida. Mas agora é diferente... No outro dia o nosso produtor, Tony Phelan, estava gritando comigo por três minutos por causa de uma cena, a nossa relação é assim mesmo, e tudo que eu conseguia pensar era: “Eu não vou te ter mais na minha vida?” — suspira Sandra: — Então, de verdade, o relacionamento que tenho com essas pessoas é o mais difícil de deixar.

Com sua saída, o mais duradouro relacionamento no enredo da série também está prestes a chegar ao fim: a amizade de Meredith Grey (interpretada por Ellen Pompeo) e Yang. Mas, depois de tanta lealdade (como não amar “eu sou sua pessoa”?), o relacionamento das duas precisa passar por ajustes antes do adeus.

— Se alguém nesta série teve uma relação intensa, foram essas duas. Nesta temporada passamos pela separação de Mer (Meredith) e Cristina, e eu estou muito feliz com a história. Numa amizade, quando vocês crescem juntas, uma das duas vai amadurecer e precisa se individualizar da outra pessoa. E o que acontece agora é que as duas amigas precisam aceitar quem elas são e o amadurecimento dessa amizade — explica a atriz, que garante não interferir no que os escritores lhe reservam.

A negociação da saída de cena de Sandra levou meses e, claro, teve o consentimento da criadora da série, Shonda Rhimes. Em agosto de 2013, à época do anúncio, a escritora prometeu: “Yang terá o desfecho que merece” e, na última semana, a pouco mais de dois meses da aposentadoria da personagem, começaram a pipocar detalhes do final envolvendo o ex da médica, Preston Burke (Isaiah Washington).

O médico, cujo intérprete foi cortado da série em 2006 após ter feito comentários homofóbicos sobre o colega de elenco T. R Knight (George O’Malley), retornará num episódio em maio, mês em que a série chega ao fim nos EUA.

“É importante que a jornada de Cristina se desenrole exatamente como deve ser. Burke é vital para esta trama, ele dá à história dela o círculo completo que precisamos para dizer o adeus apropriado à nossa amada Cristina Yang”, informou Shonda, em comunicado à imprensa.

Recapitulando a saída do personagem da série, Burke abandonou Cristina no altar na terceira temporada e nunca mais retornou. Logo, o espaço no coração da médica foi preenchido por Owen Hunt (Kevin McKidd) em uma relação bastante conflituosa. Atenção, spoilers em seguida: mas ao que tudo indica, os dois não terminam juntos. Mesmo com a saída de Sandra, o ruivo tem lugar garantido no próximo ano da produção.

— Owen foi criado para ser um personagem acoplado ao de Cristina. Então, quando soube que Sandra sairia mesmo — nós conversamos muito sobre isso antes, eu já sabia que aconteceria mais cedo ou mais tarde —, pensei que eu deveria sair também. Eu deveria deixar esses dois personagens saírem juntos, o que é bastante romântico. Mas, além de ter contas para pagar, eu conversei com Shonda, e ela se mostrou apaixonada pela ideia de que há muito para desenvolver para Owen — explica McKidd, que deu entrevista à imprensa internacional ao lado de Sandra: — Separado de Yang, haverá uma nova fase para ele, e isso me deixou animado. Eu vou morrer de saudade dela, mas...

Outro que resolveu sair de “Grey’s anatomy” para se dedicar a novos projetos, Eric Dane (o cirurgião plástico Mark Sloan) contou, durante o lançamento de sua nova série “The last ship”, que estreia no verão nos Estados Unidos, que aconselhou a ex-colega de elenco antes de sua decisão.

— Eu conversei com Sandra e a apoiei. Toda vez que alguém decide sair, nós conversamos bastante sobre como vai afetar o resto das pessoas — revela o Mc Steamy, que deixou o programa no início da nona temporada, após a morte num acidente de avião.

E Sandra pode não ser a única a desfalcar o elenco no fim desta temporada. De acordo com o “Hollywood Reporter”, Patrick Dempsey e Ellen Pompeo (Derek e Meredith) assinaram contrato em janeiro garantindo que ficam por mais duas temporadas (11ª e 12ª). Mas ainda não há novidades sobre a renovação dos contratos de Justin Chambers (Alex Karev), James Pickens Jr. (Richard Webber), Chandra Wilson (Miranda Bailey) e Sara Ramirez (Callie Torres), que terminariam este ano.

O possível êxodo do elenco original de “Grey’s anatomy" deixa o receio sobre o futuro da série. Mas Sandra dá um alívio aos fãs:

— São dez anos de um programa em que você tem uma grande parte de elenco original e também novos personagens entrando. Eu acredito que o show sobrevive não importa quem saia. E há sempre a possibilidade de atores voltarem. Eu sei que não voltarei, mas todo mundo pode reaparecer. Por que não?

Comentários