Twitter terá ferramentas para melhorar interação com a TV



Publicado originalmente no site: http://www.telaviva.com.br/19/03/2014

Quarta-fera, 19 de março de 2014, 19h09

André Mermelstein




Uma coisa ficou clara durante a apresentação que a cúpula do Twitter brasileiro fez nesta quarta, 19, à imprensa, em comemoração ao primeiro ano de operações no Brasil: a televisão é o principal driver da rede social.

As principais inovações do Twitter e seu foco na venda de publicidade estão relacionados ao conteúdo de TV. Por isso, a rede vem desenvolvendo ferramentas para facilitar o uso do Twitter como segunda tela, como forma de interação com o conteúdo do vídeo.

Uma destas ferramentas é uma espécie de sala de bate-papo relacionada à programação de TV. Ao invés de seguir apenas os comentários de seus contatos, o usuário poderá entrar na “sala” de um determinado programa e acompanhar tudo o que é dito sobre ele, seja pelos outros usuários, pela produção do programa ou pelos artistas.

A ferramenta também dará recomendações sobre o que está em evidência na rede, os programas mais comentados, para que o usuário possa passar a acompanhá-los.

Outra ferramenta é uma camada interativa que rodará na própria TV (nos set-top boxes das operadoras de TV paga), na qual o usuário pode acompanhar na tela o que está sendo tuitado sobre o programa que está vendo. O sistema é sensível ao contexto, e ao mudar de canal o usuário começa a ver tuites sobre o outro programa.

Usos

Segundo o diretor geral do Twitter Brasil, Guilherme Ribemboim, a empresa identificou quatro principais motivos pelos quais as pessoas usam a plataforma.

Segundo pesquisa feita no ano passado, 70% dos tuiteiros usa a ferramenta para consumo de informações. Isso fez com que o Twitter se aproximasse de portais e agências para estimular a postagem de notícias, e os links para estas empresas cresceram 50% no ano.

Outro uso comum é o acompanhamento de personalidades, hábito de 67% dos usuários. A empresa fez um esforço de verificação de autenticidade e convite a personalidades para postarem mais, inclusive a própria presidenta Dilma e o jogador Neymar.

O acompanhamento de eventos ao vivo é hábito de 70% dos tuiteiros. E, finalmente, acompanhar a programação da TV é algo que 60% dos usuários costumam fazer.

Mobile

Em um ano de operação no Brasil, o Twitter viu sua base de usuários em dispositivos móveis crescer de 40% para 64,7%. As razões, segundo Ribemboim, são o crescimento da base de smartphones, o fortalecimento da segunda tela e as parcerias feitas com Claro, TIM e Oi para oferecer acesso gratuito à plataforma.

Comentários

  1. Essa mudança é pertinente. Em primeiro lugar, por ser uma ferramenta que facilita e melhora a experiência do usuário, e, segundo, por ser mais uma forma de monitorar e organizar dados e opiniões. Acredito fortemente que as televisões vão adorar essa nova ferramenta pois será como se eles estivessem sentados no sofá ao nosso lado enquanto discutimos determinado programa ou série de TV. Além disso, há ainda uma terceira vantagem: essa inovação do twitter é mais uma tentativa de impulsionar a transmídia que se desenvolve lentamente no país. Apesar de já existir o tweetchat, que reúne todos os posts que contém a mesma hashtag, acredito que essa função será para o twitter uma forma de ampliar ainda mais o uso da rede.

    ResponderExcluir

Postar um comentário