Big Brother Brasil: #Clanessa



Publicado originalmente no site: http://beauvoriana.wordpress.com/2014/04/01/clanessa/

Terça-feira, 01 de abril de 2014, 00h00



Eu demorei pra perceber que ali estava estava um casal. Mas percebi. Porque não sou trouxa. Mas, né? Logo que curti, a Vanessa tava no paredão. Aí nas enquetes ela saía com 68%. Isso em paredão triplo. E eu ai, que porra, país careta de merda. E panz. Ela voltava do paredão. Isso tipo umas três vezes seguidas. Aí eu, nossa. E via no twitter essa movimentação toda. E mesmo assim não entendia. Mas um dia eu entendi. Porque, né? Não sou trouxa. Como eu sei que você, que lê meu blog, não entende, vou te explicar. Porque eu intuo que você é tipo meio véia que nem eu. Então presta atenção. Existe há um tempo um negócio chamado fandom. Que parece um web fã-clube. Mas é um pouco mais sofisticado que isso. Porque o fandom tem características narrativas etc. Então eu leio Harry Potter e faço parte de um fandom do livro. E eu produzo e leio conteúdo produzido a partir do tal livro, o que as pessoas chamam de fanfics. Que são as histórias do Harry Potter que não foram a Rowlings que escreveu. Até aí acho que todo mundo sabe. Esses grupos são alucinados. Tem fóruns, páginas etc. E são globais. 
Não existe um fandom de Pindamonhagaba. Porque né? É da natureza do fandom funcionar em rede. Isso tudo eu sabia já. O que eu não sabia direito. Além de produzir conteúdos, os fandoms também IGNORAM conteúdo oficial. Então se eu gosto da Hermione e o do Rony, eu simplesmente cago pra Voldmort e Dumbledoree esse povo que nada acrescenta. Aí eu foco no casal. E só me importo com ele. Isso faz de mim uma OTP (One True Pairing). Essas pessoas não só amam o casal mas combinam o casal organicamente. Um não existe sem o outro. Daí que vem, e eu juro que não sabia, o lance de Brangelina. Eu não amo o Brad. Nem a Angelina. Amo os dois juntos. Mas a palavra amar não fica nenhum pouco bem aqui. Porque existe uma palavra pra isso. Que é shippar. Quem curte saber de um casal e torcer por um casal está shippando o casal. A gente não ama Brangelina. A gente shippa Brangelina. E Romione. Ou Hermiron
O caso é que nesse BBB nós temos um fandom. Esse fandom não monta estratégia. Não pensa no jogo. Esse fandom assiste o BBB olhando a Clara e Vanessa. Batizadas de Clanessa. Nome que até o Bial tá usando. É comum e vem de outras edições isso aí. De fazer OTP de casal em BBB. A diferença é a proporção e a carga narrativa. Quando eu cheguei de férias aqui em casa, comentei com a minha mãe que o Slim estava paquerando a Vanessa. Ela ficou espantada. É mesmo? Pensei que era coisa de festa. Porque minha mãe vê o programa. Eu assisto com o fandom
Então Slim é um vilão no fandom que nunca foi na casa. Daí todo mundo se espanta. Na enquete da UOL a Claraestava saindo disparado. E o resultado foi uma rejeição de 75%! Pro Slim!! Ninguém entende que ele era o vilão do fandom. Porque as meninas, a torcida da Clanessa, narram um novo jogo pra gente. Elas produzem conteúdo e interpretações o tempo inteiro. A
 Polly era amada. Por que? Porque shippava o casal, de acordo com o fandom. Polly rompeu com as duas. Caiu em desgraça.Ângela sempre shippou também. Porque fez a ponte numa briga das duas. AÂngela votava na Clara. O fandom implicava. Mas se ela ajudasse o casal de alguma forma (dizendo “vai lá falar com a Clara, Vanessa” p.e.) era festejada. Entrava na história. Shippava. Diego não existe pras Clanessas. Marcelotambém não. Elas derrubaram a casa pra tirar o Marcelo. Votaram alucinadas. Nos balanços indicaram que conseguiram quase 20 milhões de votos. Mas ele não é vilão. Vilão é o Slim. A história contada por elas não é a mesma vista pelos telespectadores. E é um fandom internacional. Várias meninas da América do Sul e da Espanha (acho que por causa da língua, elas são as mais numerosas). As espanholas, por exemplo, tem os melhores vídeos das duas. Não sei que jeito, elas tem acesso a outras câmeras, parece. Sei que a gente perde um beijo e dali 5 minutos as espanholas sobem o vídeo. E votam como loucas. Fazem mutirão. Postam os votos coletados. Na Espanha. Eu não sigo todas as torcidas gringas no twitter. Mas espio. Sim. Tudo parece acontecer no Twitter. 
A temeridade** atual é que a Globo não entende esse tal de OTP. E o prêmio vai pra só uma delas. O racha das torcidas tem preocupado todas nós. Do fandom. Seria Ângela a vencedora porque não focamos no último paredão? O fandom parece se inclinar para #VanessaCampeã. Mas e aClarinha? Vai ficar em terceiro? Vamos depositar essa bucetada de votos naVan e deixar a Ângela com a medalha de prata? Problemas dessa reta final. Que o pessoal do sofá NEM SONHA. Porque foi criado um outro programa, que usa da Globo as imagens e as participantes. Mas ignora direção, edição, roteiro etc. Melhor coisa era ver o fandom torcendo na prova do líder. Pra que? Pra que as duas tivessem o quarto disponível!! E elas que indiquem lá qualquer um dos meninos que não shippam nem acrescentam. Tenho visto uma parte do fandom, agora, ver a novela. 
Pra esperar o BBB. E tem um casal lésbico na novela. Estão shippando. Então não sabem quem é LaerteHelena e Manoel Carlos. Só Clara e Marina. Ou Clarina. E twittam #ForaEdu. O mais interessante é que um outro fandom veio se juntar às adoráveis Clanessas. São as Laranjinhas*. Elas eram o fandom da Angelis. A primeira lésbica a vencer um reality show no Brasil. Foi na Fazenda de Verão, da Record. Um programa que teve pouca repercussão mas, dizem, foi ótimo. Elas torciam praAngelis. Que era uma espécie de vilã na casa. E que ia pra todos os paredões.Angelis namorava, no programa, a Manoella. E as laranjinhas shippavam. 
Agora apóiam as Clanessas. Mas deixam claro que são #AngelisForever. Veja o problema dessas meninas. Elas shippam casal lésbico mundo afora. Fandom é bem comum com série de TV, HQ etc. Mas elas resolveram shippar reality show. E em reality show tem uma eliminação por semana!! Veja a enrascada. Elas tem que segurar, então, o casal no voto. Pra poderem shippar sossegadas. Aí elas criaram uma técnica de votação alucinante e extremamente eficiente. E diante do WTF? da família brasileira, elas sambam. E devem ganhar o BBB hoje à noite. Você pode me dizer que a Clara e Vanessa pegaram, também, o espírito do tempo. Enquanto discutia-se se o Félix beijaria o Nico (Félico), as duas beijaram no BBB. Na mesma semana. Sem saber desse papo. Você pode dizer que é isso. Eu digo que não é. Eu digo que depois que a gente começa a produzir conteúdo, não consegue mais parar. E essas meninas aí, carentes de conteúdo (porque né? lésbica nunca tem vez), resolveram sair do underground. E sempre que tem uma chance dão esse show. Pegam coadjuvantes, transformam em protagonistas. Shippam pra direita. Shippam pra esquerda. E arrasaram nesse BBB. E conquistaram meu carinho. Torço pra elas mais que tudo. Não é fácil ser adolescente sapatão. Elas deram um jeito. Esse jeito maluco aí. Mas uau. Se não há caminho, temos que fazê-lo etc etc etc.
PS: Estou torcendo pra Vanessa na final. Por motivos vários. O maior é que ela foi a bucha de paredão do casal. Clarinha flanou enquanto a Van segurava o rojão. Além disso, sem ser especialmente falante ou fofa, conseguiu ir virando essa tendência. Até que não era mais primeira opção de ninguém na casa. E evitou o colapso shipper que seria um paredão Clara X Vanessa na metade do programa. Ela também se posicionou com firmeza em algumas situações. Notadamente na noite de chilique do MarceloNão grita comigo assim, não. Aqui o negócio é diferente. Lacrou. Gamei.

Comentários