Cartoon Network ultrapassa emissoras abertas e torna-se o 4º canal mais assistido do Brasil

Canal da Turner é líder de audiência entre crianças há 20 meses consecutivos e agora está à frente de emissoras abertas como Band, Cultura e RedeTV!


Segunda-feira, 14 de abril de 2014, 16h30

Jornal O Dia




São Paulo, 14 de abril de 2014 - O Cartoon Networkfechou o mês de março como o quarto canal de TV mais assistido do Brasil (1) e o primeiro na TV por assinatura (2), entre todas as pessoas com TV paga no País. Isto significa que a marca multipl ataforma da Turner ultrapassou redes abertas como Band, Rede TV! e Cultura, ficando atrás apenas da TV Globo, Record e SBT. Trata-se de uma performance inédita em toda a história do canal.

Esta trajetória de sucesso de público e crítica começou a ser contada em agosto de 2012. Há exatos 20 meses o Cartoon Network é a rede mais assistida pelo público de 4 a 11 anos (3). No primeiro trimestre deste ano, o canal foi top no ranking também entre todo o púbico da TV por assinatura (2). Os dados são aferidos pelo Ibope durante as 24 horas de programação do canal, e não apenas no horário nobre, de segunda a domingo e inclui toda a base nacional de assinantes de TV.

"O sucesso da performance do canal é resultado de um trabalho contínuo para o entendimento das preferências dos brasileiros e a entrega de conteúdos que agradem a este público com as produções locais e dos nossos estúdios. Além disso, temos a capacidade de nos adaptarmos rapidamente às mudanças de gosto e comportamento de uma audiência, cada vez mais exigente e multiplataforma," avalia Daniela Vieira, diretora de Conteúdo do Cartoon Network no Brasil.

O mais recente lançamento original foi STEVEN UNIVERSO, que estreou no início de abril no Brasil. Nos Estados Unidos, a série teve uma performance de audiência 87% acima da média para um episódio de estreia entre meninos e meninas. Na área de produções nacionais, destaque para os novos episódios de SÍTIO DO PICAPAU AMARELO, que esteve na lista dos 10 programas mais assistidos do canal em março, e de TURMA DA MÔNICA. Além de HORA DE AVENTURA, BEN 10, APENAS UM SHOW e O INCRÍVEL MUNDO DE GUMBALL, que já são sucessos consagrados entre o público do Cartoon Network e grandes responsáveis pelos altos índices de audiência. Ainda este ano, CLARÊNCIO - O OTIMISTA, chega para completar a programação do canal.
(1)- Cartoon Network é o 4º canal mais assistido entre todas as pessoas com tv paga e tv aberta no 1º trimestre de 2014
Fonte: Ibope Brasil / pessoas com tv paga / ranking de tv paga + tv aberta / janeiro de 2014 - março 2014 / segunda-feira a domingo / 24h / rat%
(2)- Cartoon Network é o canal mais assistido entre todas as pessoas com tv paga no 1º trimestre de 2014
Fonte: Ibope Brasil / pessoas com tv paga / ranking de tv paga / janeiro de 2014 - março 2014 / segunda-feira a domingo / 24h / rat%
(2)- Cartoon Network é o canal mais assistido entre todas as pessoas com tv paga no 1º trimestre de 2014
Fonte: Ibope Brasil / meninos e meninas de 4-11 com tv paga / ranking de tv paga / janeiro de 2014 - março 2014 / segunda-feira a domingo / 24h / rat%
(3) - Cartoon Network é o canal mais assistido por crianças entre 4 e 11 anos no Brasil nos últimos 20 meses.
Fonte: Ibope Brasil/ Canais infantis 4-11/ De agosto 2012 a março 2014/ segunda a domingo/ 24hs/ rat%
 Sobre o Cartoon Network - Rede de TV por assinatura com transmissão 24 horas da Turner Broadcasting System, Inc., traz os melhores personagens animados e live-action em desenhos, filmes, e games, por meio de diversas plataformas incluindo TV, internet, eventos, produtos licenciados e meios móveis. Proprietário do maior acervo de desenhos animados do mundo, o canal conta com produções originais premiadas como Hora de Aventura, Apenas um Show,  Ben 10, Ben 10: Força AlienígenaBen 10: Supremacia Alienígena, Ben 10: OmniverseO incrível mundo de Gumball, e  As Meninas Superpoderosas. O canal também vem desenvolvendo várias horas de conteúdo original local na América Latina, estreando títulos como a comédialive-action La CQ, uma coprodução com a Televisa International, e uma série animada com episódios inéd itos da Turma da Mônica, produzidos no Brasil com a Mauricio de Sousa Produções. O Cartoon Network foi lançado em 30 de abril de 1993 e é transmitido na América Latina para mais  de 51 milhões de domicílios em português, espanhol e inglês.

Comentários

  1. Parece que o Cartoon depois de uns anos meio esquisitos encontrou o tom com essa grade atual com Hora de Aventura, Mundo de Gumball etc
    A impressão que tenho, pelo menos pelos colegas da UFF, é que muitos desses programas acabam sendo tão atraentes pro público jovem/adulto quanto pro infantil (a quantidade de gente fantasiada de personagens de Hora de Aventura no carnaval que o diga).

    ResponderExcluir
  2. Realmente... Depois da geração cartoon cartoons o CN tinha entrado numa era de buscar conteúdos em todos os lugares, começou a passar live action, tentando encontrar seu público...Parece que agora conseguiu... Os novos programas, principalmente os de multiplataforma, tem realmente tido bastante repercussão, assim como os programas brasileiros que eles exibem. Acho muito legal como o "Historietas Assombradas" liderou a audiência do canal num período do ano passado e como outros programas brasileiros tem ganhado uma receptividade boa na grade do canal, como" Gui e Estopa" e os outros citados no texto. Talvez isso seja reflexo da política que o CCO do canal, Rob Sorcher, citou no Rio Content Market, de que o Cartoon tem encorajado os "riscos" nos novos programas, procurando um novo ponto de vista pra ser apresentado ao espectador. Como ele disse: "Cartoon Network is Pop Culture"...

    ResponderExcluir
  3. bom ver um canal que sempre mandou bem colhendo os frutos de anos de bom trabalho e construção de uma reputação, não por apelar. Que fique de lição ai pros outros canais.

    ResponderExcluir
  4. É interessante observar que a nossa geração foi a primeira a ter contato com o canal durante a infância. E olhando pra trás hoje, podemos observar que grande parte, se não, todos os Cartoons Cartoons que adorávamos tinham um conteúdo que não era estritamente infantil. Tal fórmula se repete com os maiores sucessos atuais da emissora. Essa abrangência de espectadores é bem proveitosa para o canal, que conquista além do seu público principal infantil, uma legião de jovens que cresceram em contato com a marca.

    ResponderExcluir

Postar um comentário