Contra a pirataria, Hollywood oferece lançamentos on-line por US$ 1 na China


Serviço de streaming com participação da Warner Bros usa estratégia que, se der certo, pode ser aplicada em outros países

Publicado originalmente no site: http://oglobo.globo.com/economia

Domingo, 27 de abril de 2014, 18h34

O Globo



Para driblar a pirataria, um dos maiores grupos de internet da China, o Tencent, e os principais estúdios de Hollywood estão oferecendo, via streaming, os principais lançamentos do cinema apenas duas semanas de eles chegarem às telonas nos EUA. De acordo com o jornal britânico “Financial Times”, os filmes podem ser alugados por assinantes do serviço Hollywood VIP — que também exibe títulos antigos — ao custo de US$ 1. Além disso, quem tem o aplicativo de mensagens WeApp, também da gigante chinesa da web, pode compartilhar os sucessos cinematográficos com outros usuários.


Permitir que os principais títulos do cinema cheguem rapidamente aos televisores dos chineses é uma forma de tentar combater a pirataria. Por isso, a Warner Bros — que tem uma fatia minoritária do Hollywood VIP do Tencent — já disponibilizou o aluguel de seu novo sucesso “300: A ascensão do império”, apesar de o filme, que tem o brasileiro Rodrigo Santoro no elenco, ainda estar nos cinemas americanos e de outros países.

De acordo com o “FT”, o Tencent é o quarto maior grupo de internet do mundo, atrás de Google, Facebook e Amazon. Com negócios nas áreas de mídias sociais, e-commerce e games — usados por mais de 500 milhões de pessoas por ano —, o grupo está avaliado em US$ 130 bilhões. Mais de 100 milhões de pessoas pagam para usar os jogos da empresa e o WeApp.

Lançado no fim de 2012, o Hollywood VIP já tem centenas de milhares de assinantes, de acordo com o Tencent e a Warner Bros. O serviço, que só agora oferece lançamentos, tem um catálogo que inclui produções chinesas e hollywoodianos, também de estúdios como Disney, Universal Pictures, Miramax e Lions Gate Entertainment.

Ron Sanders, presidente de distribuição da Warner Bros, afirmou ao “FT” que o objetivo de oferecer as novidades rapidamente ao público chinês é oferecer uma forma legítima aos consumidores de assistir aos lançamentos e transformar um mercado onde a pirataria digital é uma realidade, seja com DVDs ou via internet. Se a estratégia der certo, ela pode até mesmo ser utilizada em outros países.

- Como podemos dizer que estamos frustrados com o fato de a China não comprar nosso conteúdo se não o disponibilizamos no momento certo para o mercado? Temos um longo caminho, mas esse novo modelo pode ser aplicado em outros mercados - afirmou Sanders ao “FT”.

James Mitchell, estrategista-chefe da Tencent, explicou ao jornal britânico que, no mundo ocidental, os filmes passam por um processo muito claro. São exibidos nos cinemas e depois de alguns meses, estão disponíveis em DVD e, em seguida, em serviços de distribuição on-line. Na China, no entanto, é diferente:

- Na China, o processo não se desenvolve assim. Então, vimos que havia uma oportunidade de levar os filmes ao público mais rapidamente.

Comentários

  1. Esse serviço foi citado na última aula. Achei muito interessante e inteligente. Acredito que grande parte das pessoas que baixam filmes o comprariam por 1 dolar, se fosse rápido e prático. Acho até que essa estratégia pode dar certo aqui no Brasil com algumas condições. Pra indústria cinematográfica de Hollywood, que já leva seus filmes pagos pra outros países, esse é mais um modo de lucro.

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