Público votará em reality show da Globo pelo aplicativo do celular



Publicado originalmente no site: http://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/tecnologia

Sábado, 05 de abril de 2014, 17h49

Eduardo Bonjoch




A partir deste domingo (6), o telespectador poderá decidir o destino dos participantes de um novo reality musical da Globo a partir de um aplicativo instalado no tablet ou no smartphone. Essa é a grande novidade do programa SuperStar, que pretende revelar bandas de todo o país.

É a primeira vez que a emissora utiliza uma ferramenta de segunda tela para promover a votação de um reality. O conceito é simples: complementar o que o espectador vê na TV com o uso simultâneo de um segundo aparelho conectado à internet.

O formato do programa, originalmente israelense, permite que o espectador opine sobre a participação das bandas em tempo real. Se fizer o cadastro pelo Facebook, pode ter também sua foto exibida na tela do palco do programa.

Dá para baixar o aplicativo do programa, que é gratuito, em smartphones e tablets compatíveis com qualquer sistema: há versões para iOS (iPhone e iPad), Android e Windows Phone. Depois da instalação, é preciso se cadastrar como jurado da atração e confirmar a participação em cada apresentação em que deseja votar. Os votos de “sim” ou “não” (para o grupo ficar ou deixar a competição) só valem enquanto a banda estiver tocando ao vivo.

Futebol é prioridade

A Globo já vem testando aplicações de segunda tela em sua programação há alguns anos. Depois de experiências com The Voice, BBB e Malhação, a emissora começa a investir em um aplicativo único para todos os programas.

Lançado no começo do ano, o aplicativo da Globo está em fase de testes nas plataformas Android (em versão beta) e iOS, segundo informações da área de comunicação da emissora. Pelo app, será possível interagir com os programas, participando de enquetes, jogos e conversas no Facebook e no Twitter. Futebol é prioridade. As primeiras experiências foram feitas durante o Campeonato Carioca, mas a previsão é que o aplicativo ganhe mais destaque durante a Copa do Mundo e o Campeonato Brasileiro.

Depois de testar o recurso de segunda tela durante a Copa das Confederações em 2013, a Band também vai explorá-lo durante a Copa do Mundo. “Vamos aproveitar algumas aplicações que deram certo, como a parte de estatísticas e a avaliação de jogadores e técnicos, e adicionar novas funções, sempre integrando o conteúdo do aplicativo com o Twitter e o Facebook”, afirma Eliane Leme, diretora do portal da Band na internet e responsável pelo projeto.

Band começa pelo CQC

A estratégia segue a mesma linha da Globo: unificar todas as ferramentas de segunda tela, independentemente do programa, em um mesmo aplicativo. A principal diferença é que quem baixa o app da Band também pode ver atrações da emissora ao vivo, como Jornal da Band, Brasil Urgente, Pânico e CQC, na tela do tablet, smartphone ou notebook.

Por enquanto, o CQC é o único programa da Band que vem testando vários recursos de segunda tela. Isso inclui enquetes e aplicações especiais para avaliar reportagens, personalidades e políticos, colocando os assuntos do programa em discussão nas redes sociais. O aplicativo da emissora, que está em fase de ajustes finais, conta com versões gratuitas para iOS, Android,Windows Phone e Windows 8.

Comentários

  1. O que é interessante neste formato é a ausência de captalização dos votos. A interatividade online como carro chefe atrairá mídia espontânea em várias plataformas, a mudança de mentalidade da Globo em apostar num formato como este fica mais evidente.

    ResponderExcluir

Postar um comentário