Startup cria algorítmo para prever o sucesso de um programa



Publicado originalmente no site: http://www.telaviva.com.br/07/04/2014

Segunda-feira, 07 de abril de 2014, 13h57

André Mermelstein




A intuição dos executivos de TV estará com os dias contados? Sim, se depender da promessa da Parrot Analytics, empresa que participou nesta segunda, 6, do Mipcube Lab, competição entre startups que acontece durante o MipTV, em Cannes.

Segundo seu CEO, o neozelandês Wared Seger, a empresa criou um algorítmo que analisa dezenas de fontes de informação para determinar a chance de sucesso de um programa em um determinado país, baseado nas experiências anteriores e na expectativa que cada conteúdo cria em cada território.

Surpreendentemente, ele não utiliza postagens ou comentários nas redes sociais. "Nas redes todos querem parecer mais sofisticados do que são, não assumem que assistem certos programas", disse a este noticiário.

A Parrot usa dados de múltiplos institutos de audiência e faz cruzamentos por atores, diretores, gêneros etc. usa também dados de downloads que as pessoas fazem de trailers ou promos. É mais ou menos como faz a Netflix, que usa metadados para definir o desenvolvimento de suas séries. Mas a Parrot quer fazer isso não apenas dentro de uma plataforma, mas com toda a base de audiência.

A empresa deve começar a operar no segundo semestre. As primeiras comparações entre suas previsões e o comportamento real do público dirão se existe agora uma ferramenta que consegue de fato dizer o que a audiência quer antes que todo o mundo. O site da empresa traz mais informações.

Comentários