Twitter expande atuação em social TV com aquisições e parcerias



Publicado originalmente no site: http://www.telaviva.com.br/01/04/2014

Terça-feira, 1º de abril de 2014, 15h52

Redação Tela Viva




O Twitter anunciou nesta semana a compra de duas companhias especializadas em medir a repercussão do conteúdo televisivo em redes sociais. As equipes da francesa Mesagraph e da SocialSync, empresa com sede no Reino Unido, passarão a atuar no escritório do Twitter em Londres. Os valores das negociações não foram divulgados.

A Mesagraph já trabalhou com grandes emissoras francesas como Canal+, France Televisions, M6 e TF. Já a SecondSync atua medindo a repercussão dos principais programas de TV britânicos na rede social.

Também nesta semana, o Twitter anunciou que está expandindo sua parceria com a Kantar Media, empresa especializada em pesquisas de mercado. Desde agosto de 2013, a Kantar está desenvolvendo ferramentas para medir a repercussão do conteúdo televisivo no Twitter na Espanha e no Reino Unido. O serviço é semelhante ao Nielsen Twitter TV Rating, lançado em parceria com a Nielsen em outubro nos Estados Unidos. Segundo o Twitter, o novo acordo prevê a expansão do trabalho realizado com a Kantar para Rússia, partes da África, países nórdicos e sudeste da Ásia.

O acordo também prevê a criação de um programa chamado “Data Now”, que utilizará dados em tempo real para desenvolver novos produtos de publicidade e mensuração de mídia.

Com os anúncios, o Twitter reforça sua estratégia de ser a principal plataforma de segunda tela para a televisão, expandindo seus serviços de medição de audiência para países em todo o mundo. A empresa já levou o Nielsen Twitter TV Rating para Austrália e Itália, e anunciou parceria com a Video Research no Japão e com a GFK na Alemanha, Áustria e Holanda.

Inovação

Durante a apresentação que a cúpula do Twitter brasileiro fez no mês de março em comemoração ao primeiro ano de operações no país, a empresa apresentou uma série de invocações relacionadas ao conteúdo de TV.

Uma destas ferramentas é uma espécie de sala de bate-papo relacionada à programação de TV. Ao invés de seguir apenas os comentários de seus contatos, o usuário poderá entrar na “sala” de um determinado programa e acompanhar tudo o que é dito sobre ele. A ferramenta também dará recomendações sobre o que está em evidência na rede e sobre quais são os programas mais comentados, para que o usuário possa passar a acompanhá-los.

Outra ferramenta é uma camada interativa que rodará na própria TV (nos set-top boxes das operadoras de TV paga), na qual o usuário pode acompanhar na tela o que está sendo tuitado sobre o programa que está vendo.

Comentários