Publicado originalmente no site: http://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/tecnologia
Quinta-feira, 22 de maio de 2014, 15h09
Daniel Castro
A Net e a Globosat (SporTV) fecharam hoje (22) um acordo para transmitirem três jogos da Copa do Mundo em 4K, nova tecnologia que oferece imagem quatro vezes mais definida do que o atual full HD. As transmissões serão para todo o território nacional, em várias cidades ainda não definidas, e não apenas para as sede da Copa. Somente convidados terão acesso às exibições, que serão feitas em locais fechados. Donos de televisores 4K não conseguirão sintonizar as transmissões porque é necessário uma caixa decodificadora nova.
Além da Net, outras operadoras poderão fechar acordo com a Globosat para fazerem demonstrações da ultra-alta definição. A Globo também transmitirá três jogos da Copa, mas apenas para locais fechados o Rio de Janeiro. Usará uma rede de internet de alto desempenho da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa), entidade financiada pelo governo federal.
Tanto Globo como Globosat veicularão os mesmos jogos, todos disputados no Maracanã. Serão um das oitavas-de-final, em 28 de junho, outro das quartas de final, em 4 de junho, e a grande final, em 13 de junho.
A tecnologia 4K (ou ultra-HD) é a aposta da indústria de televisores para os próximos anos. Sua grande vantagem é a qualidade da imagem. O avanço da tecnologia, no entanto, esbarra na necessidade do desenvolvimento de compressores de sinais. Isso porque, para fazer uma transmissão em sinal aberto de 4K, cada rede de TV precisaria de duas concessões.
Comentários
Postar um comentário