Seminário III : Programa Exibidor



Universidade Federal Fluminense
Cinema e Audiovisual
Tv e Vídeo
Professor: Felipe Muanis
Grupo: Andrea Melchior, Cecilia Aguilera e Gabriel Zani




Programa Exibidor

O formato em questão diz respeito aos programas cuja finalidade é exibir materiais audiovisuais e aproximar o meio televisivo de suas vertentes artísticas em geral, de longa-metragens à videoclipes musicais, incluindo desenhos animados e afins. Voltado sumariamente ao gênero do entretenimento, o formato, bastante maleável, possui duração e gêneros de conteúdo variáveis de acordo com o canal, a grade de programação do canal, o público alvo e o conteúdo almejado. Se, por exemplo, tratarmos de um programa cujo foco está na exibição de filmes de longa-metragem, esse programa terá sua duração pautada na do filme a ser exibido, somada (ou não) ao tempo dos intervalos comerciais. Muitos programas se utilizam da não-interrupção de filmes com intervalos comerciais para atrair o público. A questão da maleabilidade da duração de acordo com o conteúdo permite que o canal encaixe-o com maior precisão em sua grade de programação. Pode independer de um apresentador para exibir seu conteúdo, como pode também utilizá-lo de forma diferencial, permitindo diferentes abordagens dos objetos em questão. O programa pode contar com vinhetas, cartelas informativas, chamadas ou mesmo informações descritivas do próprio conteúdo para que o espectador se situe no conteúdo amostral. Isso também vale para a ausência de um apresentador.

O formato se aproxima bastante ao dos programas de rádio, nos quais as músicas são o conteúdo a ser exibido e que pode ser agrupado de acordo com seus gêneros ou não, sendo introduzidas por um locutor ou simplesmente tocadas ininterruptamente.



Canais



Curta TV

A programaçao é de séries de ficçao, filmes, curtas e documentários, com um mínimo de 12h diarias de conteudo brasileiro. Se define como um canal que “difunde arte e cultura com ousadia” e “pensado para espectadores certos de que conhecimento e prazer estão alinhados”.

Cinebrasil TV

Canal de TV fechada, disponível para mais de 6.000.000 de assinantes em todo Brasil. A programaçao inclui curtas e longas, cinema de animaçao, miniséries, tudo de produção nacional.

MTV

O canal inicialmente mostrava de forma contínua videoclipes musicais, reservando algum espaço para falar sobre fatos e notícias do mudo da música.

La Sexta 3

É um canal espanhol dedicado exclusivamente ao cinema. Foi o primeiro canal espanhol sobre a 7ª arte na TV aberta. Entre os filmes, era exibido um programa chamado Todo Cine, onde se falavam sobre curiosidades do mundo cinematográfico como, por exemplo, erros em filmes famosos ou sobre um ator ou diretor já conhecido. O canal carecia de apresentadores, introduzindo o conteúdo com sons, imagens e textos.


Programas


TVZ

Mostra de clipes nacionais e internacionais, de segunda a sexta-feira no Multishow, um canal fechado da TV Globo focado principalmente na música e no entretenimento.

Curtas na TV

Programa semanal de exibição de curta-metragens com espaço para entrevistas com os realizadores e matérias sobre diversos aspectos do cinema brasileiro. Foi exibido na TV Câmara, canal publico, de 2003 a 2010.

Versión Española

É um programa da Televisión Española 2 que exibia uma vez por semana um filme de longa-metragem espanhol ou latino-americano. Sua principal característica é que não tem nenhum intervalo publicitário, exibindo o filme sem cortes. Ao final do filme se reuniam o diretor e alguns atores para falarem sobre ele.

La Batidora

La Batidora é um programa espanhol exibido no canal privado Antena 3 que seleciona as imagens mais interesantes vistas na TV nos últimos dias.

Muchachada Nui

Foi um programa de humor surrealista formado por diferentes sketches. Sua duração era de uma hora e se exibia na Televisión Español 2. Foi a continuação do programa com o mesmo formato La Hora Chanante, emitido na Paramount Comedy espanhola.

Comentários