Seminário VIII: Programa informativo



Universidade Federal Fluminense
Cinema e Audiovisual
Tv e Vídeo
Professor: Felipe Muanis
Grupo: Otávio Lima, Max, Demétrio e Leonardo Mantovani



Programa informativo ou documentário


Introdução

O grupo optou por focar em programas cujos temas se desenvolvem sobre elementos de uma cultura ou fenômeno cultural, que por muitas vezes optam por uma abordagem histórica e cronológica acerca do objeto a ser tratado (um filme, uma época, um gênero musical). Aqui optamos por excluir programas documentais que se relacionam com o jornalismo de notícias, os que abordam temáticas científicas,os realities e aqueles que apresentam somente características de revista eletrônica. Assim, queremos retratar programas que tratam de temas atemporais e não somente de novidades.

Os programas abordados apresentam focos distintos e irrestritos no tema abordado, e cada um possui um grau particular de especificidade sobre o elemento cultural a ser tratado (enquanto um programa analisa o filme Laranja Mecânica, outro analisa a carreira de Jair Rodrigues e outro a sociedade de consumo da década de 80, podendo-se observar uma gradação do foco de um programa para o outro).

Construção do formato

Há diferenças quanto à construção da narrativa do programa. Uns contam com um narrador em voz over, com compilações de imagens de arquivo; outros - além do narrador - apresentam entrevistas realizadas especificamente para o programa, enquanto que em outros o narrador toma forma de um apresentador, havendo ainda aqueles que não contam com apresentador ou narrador, sendo a narrativa do programa construída por entrevistas, vídeos e imagens de arquivo.

Diferentes gêneros e variações do formato

Os programas abordam temas como cultura popular, música e filmes e contam com mudanças no formato quando tratam destes temas.

A seguir, uma série de diferentes exemplos das variações do formato.

Anos 80

Um exemplo digno de menção é o programa Anos 80, ou, no seu título original, The ‘80s: The Decade That Made Us. Trata-se uma mini-série americana da National Geographic que traça um panorama histórico-cultural da década de 1980, tangendo os diversos aspectos que o constituíram, desde o esporte à música e ao cinema. A série possui onze episódios, e cada um foca em algum tema, de natureza consideravelmente abrangente e de forte relevância cultural. 

Como exemplo, em um episódio, denominado A Década do Consumo, explicitam-se os reflexos do consumismo na sociedade nos anos 80, desde o impacto que a cantora pop Madonna teve na juventude da época, ocasionando um surto de pessoas se vestindo da maneira característica dela e comprando os mesmos produtos que ela utilizava, até o advento dos telefones celulares e o furor que eles causaram à época, sendo a abordagem da série voltada para um relato que perpassa a evolução tecnológica e o impacto cultural que tal invenção exerceu à época, culminando ainda num ‘insight’ historiográfico centrado numa exposição das campanhas publicitárias da época, promovendo celulares. 

Outro episódio, por exemplo, chama-se Revolucionários, e utiliza esse termo num sentido assaz amplo, englobando desde a tentativa de assassinato ao então presidente dos EUA Ronald Reagan até a ascensão do seminal empreendedor Steve Jobs. Percebe-se, então, que o escopo do programa é bem expansivo, tanto na temática geral, que disserta acerca de uma década inteira, quanto nos subtemas de cada episódio, que discorrem sobre cada minúcia de um elemento marcante do imaginário dos anos 80. 

Cada episódio dura 50 minutos, e os episódios são exibidos no Brasil aos domingos, entre 10:30 e 12:10 (são exibidos sempre três episódios consecutivos), com reprises entre 17:55 e 19:35, e cada episódio é conduzido por um narrador em off, que, por sinal, também é relevante ao conteúdo, tratando-se de Rob Lowe, um ator americano que surgiu e fez sucesso na década de 80. 

Sua narração se dá enquanto são exibidas imagens de arquivo da época, que também se intercalam com entrevistas contemporâneas com pessoas relevantes à era e ao tópico específico sendo analisado em cada episódio. Já foi anunciada pela emissora uma continuação, que manterá um formato equivalente, mas discursando dessa vez sobre os anos 90, e deve começar a ser exibido esse ano em 171 países e em 46 línguas.

Filmes Que Marcaram Época

Em contrapartida, um programa que se enquadra no polo oposto ao de Anos 80 em termos de espectro abordado é o Filmes Que Marcaram Época. Trata-se de uma série francesa que chegou ao Brasil recentemente, ainda em 2014, e está sendo exibido no canal Curta!, consistindo de uma análise a fundo de filmes específicos a cada episódio. Por exemplo, há um episódio centrado no longa-metragem Laranja Mecânica, e nele, por todo o episódio discute-se exclusivamente o filme. Diferentemente do Anos 80, o Filmes Que Marcaram Época não conta com um narrador, e depende integralmente de entrevistas, tanto com pessoas diretamente envolvidas na produção do filme, como o ator Malcolm McDowell, que viveu o protagonista, e reconta no programa o processo de realização do filme, como pessoas relacionadas de alguma forma à realização do filme, como Anthony Burgess, autor do livro que inspirou o longa, até pessoas que indiretamente estão ligadas ao filme, como críticos e psicólogos que analisam o

filme sob a ótica de suas especialidades. Também há no episódio entrevistas de arquivo realizadas pelo diretor Stanley Kubrick à época da produção do filme. Isso tudo intercalado com imagens e trechos de cenas do filme e de seus bastidores. Outros episódios focam em diferentes filmes, como Um Estranho no Ninho, Último Tango em Paris, e assim sucessivamente, totalizando 16 episódios de uma hora de duração. Os episódios novos da série estreiam no Brasil toda quarta às 23:00 e reprisam várias vezes ao longo da semana. Os 2 programas televisivos supracitados exemplificam a larga amplitude do escopo desses programas informativos, podendo eles focarem num único filme, como é o caso do Filmes que Marcaram Época, ou então num tema muito mais abrangente, como toda uma década, no caso do Anos 80.


POP Profiles

No âmbito da cultura pop internacional, pode-se citar o programa POP PROFILES. Veiculado no canal Glitz*, um canal argentino, com início na América Latina em maio de 2011, que tem como público alvo jovens, mais voltado para o público feminino (vide seus nomes anteriores: Siempre Mujer e Fashion TV), que tem como mote abordar assuntos como estilo, moda, beleza, gastronomia, música, design, showbiz, além de uma seleção de filmes, séries e reality shows.

O POP PROFILES, em sua primeira temporada, conta com 36 episódios, com 24 minutos de duração cada, divididos em 3 blocos. Trata-se de uma série dedicada aos astros pop relevantes (tanto contemporâneos, como já falecidos, como, por exemplo, o rapper americano Tupac Shakur), na qual a história dos mesmos é contada cronologicamente, por meio de seus sucessos, tentando traçar um resumo de suas carreiras, até a época atual. No programa, são entrevistados jornalistas, escritores de revistas sobre música, djs, e também os próprios artistas nos quais cada episódios é centrado. No campo das imagens, além das entrevistas em si, são exibidos clipes das músicas e de shows dos artistas. Há também uma preocupação em contextualizar a carreira do artista, explicitando-se quem são seus concorrentes, quais foram suas influências (muitas vezes surpreendentes), e algumas curiosidades e profissionais que os ajudaram a ter uma carreira de sucesso. O foco de cada episódo alterna entre artistas solos e bandas.

No canal Glitz*, o programa sempre é veiculado às sextas-feiras e domingos. Na sexta, numa maratona de 3 episódios (consecutivos), que vão das 06:47 às 07:35 (embora, dependendo de ajustes da grade, possa-se haver uma variação de minutos neste horário). Esta maratona é reprisada às 12:16, e dura até às 13:28 (os mesmos 3 episódios). O programa anterior a ele na sexta é "The Renovators", um reality show no qual visa-se fazer obras de arte com objetos descartados, e o programa posterior à maratona chama-se "ON TOP", consistindo de um formato de ranking de 10+. No domingo, são passados apenas 2 episódios, sem reprise, aproximadamente às 18:22, e durando até às 19:16, entre os programas "ON TOP" e "Millionaire Match Maker", um programa onde milionários buscam seu par ideal.

Cultura pop brasileira

Warner Channel (produzido por Contente) - Segunda às 23h40, reprises terça e quarta às 23h30 e quinta as 23h40 - duração aprox. 24 min

No site da produtora:

“40 documentários focados no entretenimento e na cultura pop brasileira. Temas como moda, cinema, arte de rua, comportamento, música, gastronomia e figuras importantes do esporte. As tendências mais recentes como comédia stand up e as celebridades da internet. De Fernando Meirelles a Os Gêmeos, de Helena Rizzo a Andreas Kisser do Sepultura, depoimentos dos mais importantes nomes brasileiros em cada área.

Temas: Arte, Fotografia, Moda, Cinema, Gastronomia, Música, Esportes

Gênero: Documentário”

Como anuncia a sinopse da produtora, cada programa tem um tema distinto do outro, mas com a semelhança de abordar algo da cultura popular brasileira contemporânea. O programa não possui um narrador ou apresentador, tratando-se de um documentário composto de depoimentos de “especialistas” do tema do programa, que diferem em suas abordagens dependendo do programa. No episódio “Bundas”, os especialistas são visivelmente induzidos a falarem de um histórico da bunda, a bunda no Brasil, a bunda em obras artísticas (literatura e pintura) e a terminam com o futuro da bunda, havendo entre essas abordagens mais direcionadas, opiniões pessoais e insertes de gráficos colorido para facilitar a imersão e compreensão do espectador nas abordagens históricas e de imagens feitas para o episódio. Em outros episódios, a condução da direção do programa pode ser menos perceptível, e dessa forma, o episódio passa a ser uma compilação de depoimentos dos especialistas acerca dos temas. Há ainda programas em que os entrevistados são filmados em seus ofícios, como no episódio “Ciclistas Urbanos”, no qual eles são filmados andando de bicicleta ou consertando bicicletas.

De um modo geral, o programa é um documentário pautado nos depoimentos dos entrevistados e imagens deles em seus ofícios ou imagens de apoio para o que estão falando.

What’s On

Universal Channel - interprograma (não fixo na grade) - de 3 a 6 minutos

O What’s On é um interprograma documental que tem como fio condutor as curiosidades do universo dos filmes de Hollywood, abordando os mais diferentes temas por episódio, como a biografia de atores desde pequenos e a realidade por trás das telas.

O programa conta com um narrador em voz over que fala das curiosidades enquanto aparecem vídeos dos filmes (sejam cenas ou making-offs). Em alguns momentos, o narrador se silencia e o vídeo toma o primeiro plano sonoro, ilustrando a fala com alguma cena marcante ou com um realizador cinematográfico ou um ator falando sobre o filme em questão. Há momentos

de humor, feitos ou pelo narrador ou por um jogo da fala deste com uma linha de diálogo de algum personagem no filme sendo exibido.

Os programas sempre terminam com frases autopromocionais como: “Para saber de tudo sobre a trajetória das estrelas de Hollywood, fique ligado no What’s On” ou “A realidade por trás das telas você encontra aqui, no What’s On.”

No Brasil

O gênero informativo e/ou documentário esta presente desde os tempos primordiais da televisão, como no exemplo de John Grierson e seu documentário para a TV de 1957, “This Wonderful World”, com teor mais cinematográfico. No Brasil, os programas documentários adquirem um teor, de certa forma, mais jornalístico. Em 1973, surge o Globo Repóter, em substituição ao Globo Shell Especial, sendo um formato que desemboca em programas como “Documento Especial”. Tal formato se desenvolve em várias ramificações que vão das chamadas “revistas eletrônicas” aos programas informativos de artes como “Metrópolis”.

Alto falante

O Programa Alto Falante, criado em 1997, pelo jornalista Terence Machado, é uma “revista eletrônica” dedicada a música pop e todas as suas vertentes. O programa mantém um tom jornalístico, através de seu criador e apresentador, que informa os espectadores com notícias atuais da música pop e rock, mostra diversos clipes musicais, e conduz entrevistas com bandas independentes e também grandes personagens da música mineira e brasileira. O programa não possui um tom plenamente documental, mas busca informar os telespectadores sobre temas que envolvam uma banda específica em cada programa. Além disso o programa possui ‘quadros’ fixos, cada qual com uma abordagem musical específica:

• Enciclopédia do Rock – a história das grandes bandas do rock passada a limpo pelo roqueiro e radialista Adriano Falabella,

• Garimpo – dedicado à divulgação de artistas independentes(entrevistas, clipes e matérias especiais),

• Ferramenta – os próprios músicos mostram suas principais “ferramentas” de trabalho (guitarras, baterias, teclados), destacando timbres, alguns dados técnicos, etc.

• Forno – divulgação, apresentação e críticas de novos lançamentos fonográficos (em CD, DVD, Livro, etc.) que estão chegando ao mercado,

• DNA – espaço onde os artistas falam dos discos que exerceram influência em suas carreiras;

• Radar – agenda dos principais shows em todo país,

• Cartas – pedidos de clipes feitos por telespectadores.


O Alto-Falante tem feito a cobertura dos festivais de música mais importantes, realizados em solo brasileiro, tais como TIM Festival (RJ/SP), Claro Que é Rock (RJ/SP), Abril Pro Rock

(PE), Rock in Rio, M.A.D.A.(RN), Skol Beats (SP), Varadouro(AC), Psychobilly Fest (PR), Bananada (GO), Curitiba Pop Festival (PR), Varadouro (AC) e Porão do Rock(DF). Além das coberturas especiais, clipes, entrevistas e vários quadros sobre temas específicos formam o amplo repertório de qualidade do programa.

Além da cena nacional, o ALTO-FALANTE ultrapassa fronteiras e confere o que acontece pelo mundo. Um exemplo disso aconteceu em agosto de 1997, pouco após sua estreia, quando o ALTO-FALANTE foi a Londres e Liverpool acompanhar a participação da banda Sgt. Peppers no maior festival de bandas ‘cover’ dos Beatles no mundo, o “International Beatle Week”. Além de ser veiculado em mais de 520 municípios de Minas Gerais, que recebem o sinal da Rede Minas, todas as regiões do Brasil passaram a fazer parte dessa verdadeira “comunidade musical”, com a inclusão do programa na grade da TV Cultura-SP, a partir de 1999.

Segue o som

O programa Segue o Som, exibido a partir de meados de 2010/2011 é apresentado por Maurício Pacheco, Mariano Marovatto, dois especialistas da área musical. Produtores, músicos, compositores e pesquisadores os apresentadores, em conjunto, apresentam um programa que exibe Música, Clipes, Entrevistas, Lançamentos, artistas, música independente, rock, pop, rap, música brasileira, música internacional. Possivelmente, devido a tal realidade, o programa possua uma característica menos jornalística e mais documental, com um tema específico em cada programa, envolvendo geralmente a música brasileira. Temas como o mangue beat, a música afrodescendente ou a tropicália. Utilizam, para tal fim, entrevistas com grandes personalidades da música brasileira, uma série de vídeos de arquivo e da internet etc. Animados, os apresentadores já definiram o foco do programa, tendo o cuidado de passar informações novas e outras facetas da carreira dos artistas. Uma preocupação central é deixar o público mais próximo da arte e mostrar como ela se dá com o artista de sua preferência.



Bibliografia:

http://programaaltofalante.uol.com.br/ 
http://tvbrasil.ebc.com.br/altofalante



Todos os sites foram acessados entre os dias 11 e 13 de maio de 2014.

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