4K chegará primeiro, de forma consistente, por redes IP



Publicado originalmente no site: http://www.telaviva.com.br/12/09/2014

Sexta-feira, 12 de setembro de 2014, 15h55

Fernando Lauterjung




O 4K é um futuro inevitável e deve chegar antes pelos serviços online. Segundo Darren Fawcett, chief technical engineer da Pace, os serviços OTT já provaram que é possível transmitir em 4K por redes IP, citando o caso do Netflix, que já distribui alguns conteúdos nos Estados Unidos nesta definição. “O IP estará preparado para lidar com o ultra HD muito antes do broadcast. Mas o broadcast terá de acompanhar a evolução, seguindo uma demanda do consumidor”, disse o executivo em um painel na IBC, que acontece de 11 a 16 de setembro, em Amsterdã.

Charles Constable, diretor de plataformas digitais da Arqiva, concorda e destaca: “em poucos meses, a quantidade de dados necessária para transmitir em 4K será a mesma que o HD demandava no início”. Esta evolução permitirá levar conteúdo em 4K de forma consistente em diversas plataformas, mas IP vencerá pela capacidade de se adaptar de forma mais ágil.

Segundo Alex Green, diretor de TV da britânica BT Sport, o esporte será o grande fomentador da tecnologia. “A questão é quanto tempo levará para a adoção massiça e o que nós podemos fazer para acelerá-la. Claramente, já há um desejo por mais qualidade. Mais e mais TVs 4K são vendidas no Reino Unido. A demanda existe e cabe a nós explorá-la, buscando um diferencial de mercado”, disse.

Cinema

No cinema, o 4K também deve conquistar espaço em breve. Segundo Bill Baggelaar, vice-presidente sênior de tecnologia da Sony Pictures Entertainment, com a digitalização dos projetores, as salas terão de lidar com outra velocidade de evolução tecnológica, e o 4K será uma forma de buscar, também neste mercado, um diferencial. “O 4K não traz apenas mais pixels. Com a expansão da gama de cores e a tecnologia HDR, as imagens serão muito impressionantes. Todos vão querer”, disse.

Sobre a produção Baggelaar diz que depende da estratégia por trás do conteúdo. “Se você pensa em explorar o conteúdo em longo-prazo, você deve captá-lo em 4K. Não importa tanto a pós-produção ou a distribuição, mas a captação tem que ser na melhor qualidade possível”, afirmou o executivo.

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