Em novo reality do Universal, cineastas precisam criar efeitos especiais com pouco dinheiro


O ‘Cinelab’ é a primeira produção brasileira do canal e aposta na criatividade do trio de protagonistas

Publicado originalmente no site: http://oglobo.globo.com/cultura/revista-da-tv

Segunda-feira, 01 de setembro de 2014, 07h35

O Globo



Em sua primeira produção brasileira, o canal Universal aposta num formato de reality show ainda pouco explorado no Brasil. As competições de confinamento, música, moda e culinária já fazem sucesso por aqui, mas o que dizer dos talentos no mundo dos efeitos especiais? Nos episódios do “Cinelab”, no ar a partir desta quarta, às 19h45, o público vai acompanhar os desafios de três especialistas para realizar cenas de ação cheias de complexidade, mas com o tempo marcado no relógio e algumas restrições orçamentárias. Entre as tarefas do trio estão tiroteios, explosões e até ataques zumbis.


No episódio de estreia, por exemplo, chamado de “O alien explosivo”, o produtor Antonio Ravan dá o primeiro desafio aos cineastas Kapel Furman, Armando Fonseca e Raphael Borghi: fazer uma sequência de ação envolvendo um ser alienígena e ainda explodindo uma van em movimento com passageiros. Detalhe: eles terão mil reais e apenas um dia para colocar isso em prática. A saída, claro, é usar a criatividade: encontrar uma van decente em um ferro-velho; além de locações, dublês e atores por preços módicos; e materiais alternativos como massa de pastel para construir a máscara do alien.

“A ideia do programa é mostrar como realizar efeitos especiais com mais criatividade do que dinheiro”, diz Milton Xavier, gerente de programação do Universal.

Comentários