Séries do gênero drama lideram audiência em serviços de SVOD nos EUA e no Reino Unido, aponta Gfk



Publicado originalmente no site: http://www.telaviva.com.br/01/09/2014

Segunda-feira, 01 de setembro de 2014, 17h30

Redação Tela Viva




Uma nova pesquisa da GfK revelou dados de audiência dos programas assistidos via serviços de assinatura de video on demand (SVOD, sigla em inglês), nos EUA e no Reino Unido, e os fatos que mais motivam a adesão ao serviço.

O estudo de audiência aponta a importância das séries, principalmente do gênero drama, nos serviços de SVOD. No Reino Unido, "Breaking Bad" aparece na liderança entre os programas mais transmitidos durante as 13 semanas em que a pesquisa foi realizada, sendo responsável por 11,9 % de todos os streamings. Em seguida, aparecem as séries “Dexter” (4%), “Prison Break” (3,5%), “House of Cards” (3,1%) e “The Walking Dead” (2%). Nos Estados Unidos, as séries “House of Cards” (4,6%), “Breaking Bad” (4,3%), “Dexter” (3,9%), “The Walking Dead” (3,5%) e “Orange is the New Black” (1,9%) aparecem com as maiores audiências.

Adesão ao serviço

Entre os motivos apontados pelos entrevistados para aderir ao SVOD, acessar catálogos de filmes aparece em primeiro lugar sendo apontado por 66% dos participantes no Reino Unido e 58% nos Estados Unidos. Em segundo lugar está o acesso a catálogos de séries, apontado por 50% dos entrevistados no Reino Unido e 56% nos EUA. Em seguida, aparecem acesso a novos lançamentos (47% RU e 44% EUA), possibilidade de assistir o conteúdo em horários mais adequados (40% RU e 41% EUA) e poder ver vários episódios de uma vez (32% RU e 42% EUA).

O estudo SVOD Content Consumption da GfK também destaca como estes serviços migraram do nicho para a categoria dominante, atraindo especialmente jovens adultos. Nos EUA, a pesquisa estima que 37% dos adultos tenham acesso ao serviço, sendo que o número sobre para 46% entre adultos com idade entre 18 e 34 anos. O mesmo comportamento é observado no Reino Unido, com 22% de todos os adultos tendo acesso ao conteúdo e 34% do público entre 16 e 34 anos.

Metodologia

O piloto para o estudo SVOD Content Consumption consistiu em pesquisas paralelas, conduzidas com 2.749 assinantes no Reino Unido e 2.866 nos EUA. O estudo contou com respondentes que mantinham um diário semanal de todas as visualizações em Netflix, Lovefilm/Amazon Prime Instant Video, no Reino Unido, e Netflix, Amazon Prime Instant Video e Hulu Plus, nos EUA. A pesquisa foi realizada entre dezembro de 2013 e março de 2014.

Comentários