Gfk promete medição em tempo real de audiência na TV paga



Publicado originalmente no site: http://www.adnews.com.br/televisao-e-radio

Segunda-feira, 06 de outubro de 2014, 10h54

Redação Adnews





O instituto alemão Gfk promete entrar de vez na briga para ser concorrente do Ibope esta semana, segundo informações de Keila Jimenez, da Folha de S. Paulo.

Segundo a colunista, o instituto promete novidades para o mercado publicitário, como medição de audiência em tempo real na TV paga, de conteúdos gravados, sob demanda e de programas de TV assistidos em dispositivos móveis.

O Gfk começa a receber neste mês, em caráter de teste, os primeiros dados de audiência de Rio e SP. No entanto, os dados oficiais sairão só em 2015. "Em abril, publicaremos os primeiros dados de Rio e São Paulo, em julho esperamos ter os dados do país todo, os 15 mercados", diz Ricardo Monteiro, diretor geral do GfK.

O sistema do GfK promete disponibilizar para a TV paga e para todas as regiões da amostra nacional de audiência a medição minuto a minuto (tempo real), que pauta programas ao vivo. Atualmente, o Ibope em tempo real só atende a TV aberta.

"Nosso software possibilita um mapeamento completo do público alvo. Também teremos um índice que mostrará a probabilidade de audiência futura dos programas, para o mercado anunciante poder pautar as suas decisões", diz Monteiro.

Com informações da Folha de S. Paulo.

Comentários

  1. A apreensão da Globo em aderir a GFK parece ser um indicativo da de uma relação muito próxima da emissora carioca com o IBOPE, as vezes até controversa. Muito criticado, o IBOPE se tornou sinônimo de audiência na TV por ter dominado durante muito tempo o mercado de medição de audiência no Brasil, chegando a prestar esse serviço em outros países da América do Sul. Vale lembrar que o GFK também esteve envolvido em escândalos com relação a medição de audiência na TV em países europeus, mas dentre ter um único instituto polemico medindo audiência e se ter dois institutos polêmicos, é mais interessante a segunda opção.
    Pluralidade é sempre melhor do que o discurso único, do que o monopólio..

    ResponderExcluir

Postar um comentário