Nova plataforma facilita a busca por conteúdo na TV conectada à web



Publicado originalmente no site: http://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/tecnologia/

Quarta-feira, 15 de outubro de 2014, 11h13

Eduardo Bonjoch




Está bem mais fácil procurar o aplicativo ou conteúdo da web que você deseja nas novas TVs com acesso à internet. E isso por dois motivos: 1) já não é preciso sair da programação de TV para navegar pelo menu de aplicativos; 2) fabricantes como a LG passaram a organizar todos os conteúdos on-line por gênero, deixando as buscas por filmes, músicas, jogos ou informações do seu time do coração muito mais simples e rápidas.

"A nova plataforma webOS aproximou os mundos da televisão e da internet, que agora convivem de forma simultânea na tela", afirma Rogério Molina, gerente-geral de TVs da LG. Com a tecnologia, basta um toque no controle remoto Smart Magic, que reconhece a voz do usuário e funciona como um mouse na tela do televisor, para o consumidor mudar facilmente de conteúdo. "A tarefa de passar da TV para a web ou vice-versa é tão simples quanto trocar de canal", completa.

Mais fácil de achar

Segundo o fabricante, as TVs webOS oferecem mais de 600 aplicativos e centenas de conteúdos on-line, que podem ser acessados pelo consumidor através da loja virtual LG Store. Para que o telespectador consiga achar o que procura com mais facilidade, todos os conteúdos foram organizados por gênero.

No cardápio, estão opções como TV ao vivo (com a programação dos canais abertos e da TV por assinatura em tempo real), conteúdo 3D, jogos, esportes, promoções, filmes e shows. Na área de conteúdo premium, por exemplo, o usuário encontra aplicativos de locadoras virtuais, como Netflix (filmes e séries) e Spotify (música). Junto com o YouTube, esses são alguns dos aplicativos mais acessados em TVs conectadas das grandes marcas.

Na área de esportes, Molina destaca o aplicativo LG Arena Sports, que vem ganhando mais acessos com o avanço do Campeonato Brasileiro e dos torneios europeus. Ao navegar pelo app, o telespectador acompanha notícias do seu time, vídeos com curiosidades, análises dos jogos, fotos, escalações, estatísticas, resultados e a classificação geral das competições no Brasil e no exterior.

Ao gosto do freguês

Hoje, as TVs conectadas também permitem que você navegue facilmente pelos itens visualizados e baixados recentemente. A partir dessa pesquisa, é possível conhecer melhor os hábitos de cada telespectador, o que é fundamental na hora de sugerir conteúdos.

Prioridade nos serviços de locação pela internet, as ferramentas de sugestão de conteúdo estão cada vez mais sofisticadas. Para personalizar as recomendações de filmes e séries, a Netflix conta com um recurso bacana: a possibilidade de criar até cinco perfis diferentes a partir de uma única assinatura. Isso evita, por exemplo, que as crianças recebam indicações de conteúdo adulto e vice-versa.

Ao acessar o serviço, de qualquer aparelho (que pode ser uma TV, smartphone ou tablet, por exemplo), uma janela se abre e pergunta ao usuário quem está assistindo e, dependendo do caso, sugere a criação de novos perfis. A partir dessa divisão, é possível listar filmes e vídeos de acordo com o gosto de cada integrante da família.

Comentários