Seminário VI: Sitcom/Mockumentary



Universidade Federal Fluminense
Instituto de Artes e Comunicação Social
Cinema e Audiovisual
Professor: Felipe Muanis
Alunos: Alexandre Freire, Luan Tannure e Vinicius Machado





SITCOMS


As sitcoms são programas televisivos do gênero comédia (abreviação do termo comedy situation) centrados na vida e atividades de determinada família ou grupo social e que, por isso mesmo, se passam em cenários familiares, de trabalho ou uma combinação de ambos. Em geral, possuem episódios independentes com uma narrativa que se inicia, se desenvolve e termina no mesmo capítulo, mas é comum perceber a criação de um arco narrativo maior que conecte todos os episódios de uma temporada. Outra característica é a presença de jargões e a piadas internas. Uma característica dessas séries foi levantada pela pesquisadora Márcia Messa (2006), que afirmou “estes produtos ficcionais penetram na vida social e familiar produzindo deslocamentos e causando novas significações no cotidiano”.

As primeiras sitcoms foram produzidas no rádio a partir dos anos 1920 e tinham como uma de suas principais características o questionamento étnico e da presença de imigrantes. Entre os primeiros grandes sucessos do gênero, houve The Goldbergs (1946) e I Love Lucy (1951), essa última conhecida por ter usado pela primeira vez de maneira efetiva o sistema multicâmera. Continuando, o grande sucesso norte-americano da década de 60 foi The Dick Van Dyke Show, mas foi nessa época que se popularizou inclusão de outros gêneros dentro da sitcom, como em The Munsters e I Dream of Genie. Na década seguinte surgiram as primeiras sitcoms de guerra (M.A.S.H.) e animadas (Os Flinstones e Os Jetsons). Esses programas fizeram sucesso nos Estados Unidos e passaram a ser importados por diversos países, inclusive o Brasil, onde ficaram conhecidos como “enlatados”. Na década de 80, com a fragmentação da TV, tivemos o surgimento de sitcoms para públicos específicos. Florescem sitcoms infantis em canais específicos, como Drake & Josh, iCarly; bem como sitcoms de cunho mais jovem, como Beavis and Butthead. Na década de 90, com a popularização da fita cassete, os produtores dessas séries achavam que os telespectadores não iriam mais perder os episódios anteriores e passaram a criar arcos narrativos mais complexos nas histórias, ainda que não tivessem a mesma importância que os arcos dos episódios fechados.

Quanto a seu formato, em geral, os episódios têm duração média de 22 a 25 minutos. Junto dos comerciais, totalizam 30 minutos. Também devemos citar as situações engraçadas, ou seja, a hora que o telespectador deve rir que são marcadas por risadas ao fundo e, segundo Villarinho (“SITCOM: O Humor Inteligente”, 1999), sitcoms se diferenciam de seriados por gerar identificação do público com a situação vivida pela personagem e não pela personagem em si. Em alguns casos a plateia é gravada ao vivo, como num auditório assistindo à gravação do programa. Todavia, para a autora, a plateia não pode interagir com as personagens durante o programa, pois isso classificaria o produto como humorístico de auditório, como é o caso do programa Sai de Baixo exibido pela Rede Globo de 1996 a 2002. Em compensação para Médola (“A influência das relações interculturais na produção da ficção televisiva brasileira”, 2004), o programa Sai de Baixo é considerado uma sitcom, mesmo interagindo com a plateia. Uma característica importante das sitcoms destacada pela autora é a crítica à sociedade, esta, que é muito bem feita pela crônica humorística A Grande Família, da Rede Globo.

Voltando ao aspecto técnico, podem usar o esquema multicâmera ou apenas uma câmera nas gravações. Usar várias câmeras possibilita gravar vários ângulos de uma mesma cena simultaneamente, o que otimiza a edição da série – que pode ser feita em mesa de corte – e diminui o tempo de set. Dessa forma, é usada em produtos que tem pouco tempo entre a produção e exibição para ser finalizado. Além de diminuir os gastos com a produção.

Outro ponto ainda destacado por Médola é o problema de se investir em sitcoms nacionais porque as grandes emissoras do país visam à exportação de seus produtos. E um produto que criticasse a sociedade brasileira, não faria sucesso no exterior pelo fato da cultura e hábitos não serem os mesmos. Esse fenômeno já não ocorre com sitcoms norte-americanas, que devido a forte influência exercida pelos EUA no resto do mundo, transfere alguns de seus hábitos e costumes para os países subdesenvolvidos e isso faz com que as piadas sejam entendidas por esses países facilmente.

Exemplos de sitcoms produzidas:

* Sitcom familiar: “Eu, a Patroa e as Crianças”, “A Grande Família”, “Sai de Baixo”.

* Sitcom no trabalho: “The Office”, “30 Rocks”, “Parks and Recreation”.

* Sitcom de fantasia: “A Família Addams”, “A Feiticeira”.

* Sitcoms animadas: “Os Simpsons”, “Os Flintstones”, “South Park”, “Family Guy”.

* Sitcoms infantis: “Hanna Montana”, “Zack e Cody: Gêmeos a bordo”, “Um maluco no pedaço”.

* Sitcom de amigos: “Friends”, “The big bang theory”, “How I met your mother”.

* Sitcom baseada em personalidade: “Seinfeld” (1989/1998), “A vida de Rafinha Bastos”.

* Sitcom Mockumentary: “The Office”, “Modern Family”.

Alguns links utilizados: 

* http://gnomoseries.blogspot.com.br/2014/08/o-humor-irreverente-das-sitcoms.html

MOCKUMENTARY

Orson Welles é considerado o precursor deste gênero. A célebre transmissão radiofônica da obra “Guerra dos Mundos”, de Hebert George Wells, em 1938, provocou pânico nos ouvintes do rádio, que acreditaram estar sendo atacados de verdade por alienígenas, visto que Welles dramatizou a história em tom jornalístico o que causou verdade ao que estava sendo transmitido. No dia seguinte todos queriam saber quem era o locutor que pregou uma piada tão boa no público. Ademais, Welles ainda levou o mock para as telonas também, com um dos filmes de maior expressão do cineasta, Verdades e Mentiras (1976). O pseudodocumentário trata de falsificadores de quadros e questiona também todas as noções de manipulação artística.

Mocks ou pseudodocumentários são tipos de filmes ou seriados que utilizam a linguagem do documentário para criar um acontecimento que muita das vezes deixa o espectador na dúvida com relação à veracidade do que está sendo mostrado. Não é um formato recente na indústria do cinema; de fato, já foi explorado diversas vezes por uma infinidade de diretores. Observa-se, historicamente, que não são obrigatoriamente irônicos, debochados, satíricos ou paródicos, mas essa abordagem vem sendo nos últimos anos preponderante como

modelo de sua exploração. Podem ser absolutamente cínicos e melancólicos – por vezes combinam-se ainda muito bem ao thriller e ao cinema de horror.

Exemplos de filmes antigos: Dentro da produção audiovisual há inúmeros exemplos de filmes que utilizam da linguagem do documentário para criar um tipo de ficção que se confunde com a realidade.

* Swiss Spaghetti Harvest (1957): curta-metragem sobre plantação de espaguete na Suíça, transmitido pela BBC no dia da mentira;

* Zelig (1983), de Woody Allen: Leonard Zelig (Woody Allen) é um artista inseguro que o obriga a imitar pessoas ao seu redor física e mentalmente. Conhecido como o artista camaleão, Zelig começa a fazer um tratamento para cura-se desse mal que o persegue;

* This Is Spinal Tap (1984), de Rob Reiner: Um pseudodocumentário sobre uma banda fictícia chamada Spinal Tap. Satiriza o comportamento e as ambições musicais das bandas de hard rock e heavy metal da época, bem como as tendências hagiográficas dos documentários então produzidos.

Assim, entre alguns exemplos de mocks no cinema, podemos listar, na década de 1980, o filme Holocausto Canibal (1980) que conta a história de documentaristas de tribos que se embrenham na selva para filmar indígenas e desaparecem durante as pesquisas chegou a ser proibidos em países como a Itália, pelas cenas de violência sexual e mortes. O diretor Ruggero Deoddato chegou a ser preso e foi libertado quando provou que todos os atores do filme estavam vivos. O gênero do mock no terror ganhou mais status, nos anos 1990, com o filme A Bruxa De Blair (1999), que abriu uma vertente para outros longas-metragens que começaram a aquecer o mercado de filmes de horror de baixo orçamento como foi o caso de Atividade Paranormal (2007). Destacam-se ainda Borat (2006), Bruno (2009), no gênero comédia. No Brasil, destaca-se o filme Recife Frio (2009), de Kléber Mendonça, pois se trata de um falso documentário sobre uma estranha mudança climática na cidade tropical de Recife, na região Nordeste do Brasil, capital de Pernambuco, que, inexplicavelmente, passa a ser fria.

Quanto a seu papel na televisão, os mockmentaries também se tornaram um grande filão de exploração na programação em diversos países. Entretanto, seu conteúdo nesse meio não é tão diversificado e explorado em todas as suas possibilidades, como no cinema. De fato, os mockmentaries estão fortemente presentes em diversos gêneros no cinema, desde o terror, o musical e as comédias, enquanto que os mocks televisivos basicamente estão centrados em comedias de costumes, os sitcoms. Essa constatação foi baseada em uma pesquisa baseada na internet dos diversos programas de mockmentaries existentes, em diversos países tais como Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Austrália e outros. Uma possível classificação desses grupos, dentre o universo desse tipo de programa pode ser visualizado na tabela abaixo.



Observando a tabela, que representa uma ínfima percentagem das series existentes, observa-se uma grande quantidade de sitcoms, como formato preponderante e inclusive com estrutura bastante semelhante nos mais diversos países, tais como a proposta da de entretenimento, a duração dos episódios e o publico alvo ao qual está direcionado e relativo baixo custo de realização visto que a maioria das locações utilizadas é composta por internas com reduzido número de cenários utilizados; fato esse que lhes auferem um horário de exibição bem similar nas grades de programação pelo mundo.

Nos anos 1990-2000, com a proliferação de canais de diferentes canais de televisão fechados, observou-se uma segmentação também nas temáticas das séries televisivas, inclusive, dos mockdocumentários. Apesar de existir uma predominância de mockmentaries com o perfil de sitcoms, há novidades interessantes como comédias de humor negro / politizadas, cujos exemplos bem sucedidos foram as séries The Game (ABC-Austrália) e Twenty Twelve (BBC-UK). Ambas centralizavam os seus argumentos na crítica dos processos de preparação dos Jogos Olímpicos de Sydney e de Londres, respectivamente – tema bastante relevante aos nossos dias de hoje visto que a implantação das melhorias para os Jogos no Rio estão em plena ação – simulando o dia-a-dia da equipe responsável por sua implantação com seus erros, corrupção e outros

problemas. Destaca-se ainda a forte presença desse tipo de programa voltado para os adolescentes, o que demonstra a existência de uma forte gama de possibilidades de mocks para diferentes faixas de público e com a possibilidade de novas perspectivas a serem exploradas.

Dessa forma, os mocks e os sitcoms passam a ser possibilidade para uma nova proposta, principalmente, na programação na América Latina. Serão movimentos que agregaram mais valores aos do dois formatos em estudo, como visto nos movimentos de retomada da produção audiovisual latino-americana, ao longo dos anos 1990, que não atingiram apenas o campo cinematográfico, mas também o televisivo, com a finalidade de apresentar conteúdos mais específicos com abordagem mais regional das séries televisivas e indicando que a telenovela não é mais o único formato de ficção na televisão. Essa nova tendência apresenta produção de ficção que fala de violência, de conflitos sociais, tratando temas urbanos de forma realista, por exemplo, as produções Força-Tarefa (Globo, 2009-2011, José Alvarenga), 9 MM: São Paulo (HBO, 2008-2011, Michael Ruman), A Lei e o Crime (Record, 2009, Alexandre Avancini), Mandrake (HBO, 2005-20007, José Henrique Fonseca), Epitáfios (HBO, 2004-2009, Jorge Nisco) e Capadócia (HBO, 2008-2010, Epigmenio Ibarra). Ao abordar conflitos modernos, esses seriados de ação latino-americanos desafiam o padrão água com açúcar das sitcoms e vão introduzir na televisão os conflitos da pós-modernidade, com personagens mais realistas, cenário distante dos folhetins eletrônicos e da fórmula fácil da ascensão social e dos finais felizes.


Descrição das séries listadas

* Wildboyz é uma série de televisão americana do estilo Jackass, que estreou em 2003 na MTV e se mudou para MTV2 em sua terceira temporada. Steve-O e Chris Pontius são estrelas do show que realizam acrobacias e atos com animais, muitas vezes colocando-se em situações para as quais eles não são treinados. Os dois são ambos estrelas nos filmes de sucesso Jackass. Eles viajam para diferentes partes do globo, realizando suas acrobacias em ambientes exóticos ao mesmo tempo educar o público sobre a vida selvagem e a cultura local.

* The Naked Brothers Band é uma série de comédia musical americana criada por Polly Draper, que retrata o cotidiano dos filhos de tecelagem, que lideram uma banda de rock fictícia de renome mundial. Como mockumentary, o enredo é uma hipérbole de suas vidas reais e a presença imaginária de uma câmera é muitas vezes reconhecida.

* Prehistoric Park é um de seis episódios de televisão do estilo ficção que estreou na ITV em julho de 2006 e no Animal Planet em outubro de 2006. O programa é narrado por David Jason e apresentado por Nigel Marven. O componente ficcional é o tema que Nigel remonta a vários períodos de tempo geológicos através de um portal espaço-tempo e traz de volta os espécimes vivos de animais extintos de volta para os dias de hoje, onde são expostas num parque de vida selvagem chamado Prehistoric Park, que é uma grande área entre altas montanhas íngremes e oceano, com ambientes variados.

* Death Valley é uma série de televisão de comédia de humor negro da MTV. Estreou em agosto de 2011, a série segue a Task Force Undead (UTF), uma divisão recém-formada da LAPD, filmada por uma câmera de notícias em estilo documentário, que mostram como capturar monstros que percorrem as ruas de San Fernando Valley, na Califórnia.

* My Life As Liz é uma Série de TV da MTV que explora a vida na High School Burleson pelos olhos de Liz Lee, uma menina sarcástica, independente, e extremamente crítica em relação à conservadora Burleson, no Texas, sua cidade natal.

* iCarly foi a série de televisão de comédia de situação, exibida originalmente pela Nickelodeon, num total de 109 episódios. A história retratou a vida de Carly Shay e Sam Puckett, duas melhores amigas de 13 anos que acidentalmente se tornam estrelas da internet junto com seu produtor técnico Freddie Benson, decidem criar um programa na Internet com o nome de iCarly. A série foi produzida pela Nickelodeon Productions em associação com a Schneider's Bakery.

* The History of the World Backwards é comédia escrita-estrelada por Rob Newman. É um programa de história falsa definido em um mundo alternativo, onde flui à frente do tempo, mas a história flui para trás. Foi exibido na BBC Four, começando em outubro de 2007, e, posteriormente, na BBC Two.

* Derek é uma comédia-drama escrito, dirigido e estrelado por Ricky Gervais. O piloto foi produzido por Derek Productions Ltd. para BBC Four e foi ao ar em abril de 2012. Filmado num estilo mockumentary, definido em uma casa de repouso e gira em torno de um ajudante na casa, Derek, interpretado por Gervais. O espetáculo retrata os trabalhadores da casa e os residentes como os estrangeiros que lutam na vida devido a estar em desvantagem: excluídos e indesejados.

* Human Remains é uma comédia de humor negro britânica, escrito e estrelado por Rob Brydon e Julia Davis, com seis episódios que foi ao ar em 2000. Cada episódio mostra a relação de um casal diferente no estilo documentário. Em 2009, The Guardian chamou-lhe "uma das melhores comédias nos últimos dez anos". Muito do humor da série é derivada de ideias e situações sombrias: a violência doméstica, depressão crônica e morte toda a característica proeminente ao longo dos seis episódios.

* I'm with Busey foi uma comédia documentário que foi ao ar no canal Comedy Central, no verão de 2003, e girava em torno do jovem escritor Adam de la Peña, que conheceu e fez amizade com seu ídolo de infância, o ator Gary Busey. Embora o show durou apenas uma temporada, a popularidade do programa foi elevada e desenvolveu um culto de seguidores nos anos após o seu cancelamento.

* The Games foi um mockumentary australiano sobre os Jogos Olímpicos de Sydney. Transmitida pela ABC, teve duas temporadas de 13 episódios cada entre 1998 e 2000. A série apresentava o papel do Comitê Organizador para os Jogos Olímpicos (SOCOG), satirizando corrupção e nepotismo no movimento olímpico, inépcia burocrática no serviço público e o comportamento antiético na política e na mídia. Uma característica incomum foi que os personagens compartilhavam o mesmo nome dos atores, para aumentar a ilusão de um documentário sobre os Jogos de Sydney.

* Twenty Twelve era uma comédia da BBC Four, sendo um mockumentary sobre a organização dos Jogos Olímpicos de Verão de Londres. Foi transmitido para coincidir com a contagem regressiva para a cerimônia de abertura. O capítulo 'último episódio’ foi transmitido em 24 de julho de 2012, três dias antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres abertura.

* We Can Be Heroes: Finding the Australian of the Year (conhecido como Os Nomeados fora da Austrália) é uma série de TV mockumentary australiano estrelado, criado e co-escrito por Chris Lilley e Ryan Shelton e dirigido por Matthew Saville. Ele segue a história de cinco australianos, cada um tendo realizado uma grande conquista e foi indicado por amigos e familiares para o Australian of the Year. Estreou em julho de 2005, e concluiu em agosto de 2005 e foi mostrado no ABC, no total de seis episódios, com cada episódio a executar, durante 30 minutos.

* Real Husbands of Hollywood é uma realidade comédia paródia televisão americana na BET. A série estreou em janeiro de 2013 e segue as vidas diárias de Boris Kodjoe, Duane Martin, JB Smoove, Robin Thicke, Kevin Hart, Nick Cannon, Oliver (assistente de Hart interpretado por James Davis) e Nelly, mostrando como se aventuravam através de sua vida surreal em Hollywood.

* Corridors of Power é uma série de televisão australiana mockumentary exibida na ABC, em 2001. A série conta a vida privada e pública de dois parlamentares ambiciosos federais que estão contestando o mesmo assento em uma eleição federal.

* Ja'mie: Private School Girl é uma série de televisão de comédia australiano fixada em uma escola privada exclusiva para "meninas extremamente ricas”, escrito e estrelado por Chris Lilley comediante masculino. Dando continuidade ao estilo mockumentary da série anterior de Lilley, segue Ja'mie King durante suas últimas semanas de ensino médio.

* Trailer Park Boys é uma série canadense mockumentary criada e dirigida por Mike Clattenburg que incide sobre as desventuras de um grupo de moradores do parque de caravanas, alguns dos quais são ex-presidiários, que vivem na fictícia Trailer Sunnyvale Park, em Dartmouth, Nova Scotia. Em março de 2014, a Netflix anunciou planos para o ar temporadas oito e nove.

* Come Fly with Me é uma série de comédia da televisão britânica mockumentary criada e estrelada por Matt Lucas e David Walliams. A série segue a atividade num aeroporto fictício e três companhias aéreas fictícias: FlyLo (de baixo custo), Nossa Senhora Air (irlandesa de baixo custo) e Great British Air (uma das principais britânicas internacionais). Lucas e Walliams retratam o mundo das companhias aéreas e funcionários do aeroporto, bem como de passageiros, cujas observações e experiências são destaque em alguns episódios da série no estilo de um "documentário fly-on-the-wall".

* People Like Us foi um programa britânico de rádio e TV de comédia, mockumentary, escrito por John Morton, e estrelado por Chris Langham como Roy Mallard, um entrevistador inepto.

* The Office é uma série em formato pseudodocumentário da NBC, adaptada da série homônima da BBC. Os episódios retratam cotidiano dos funcionários de um escritório em Scranton, Pensilvânia, filial da empresa fictícia. Estreou em março de 2005. Para simular o visual de um documentário verdadeiro, a série é filmada com uma única câmera, sem a presença de características comuns a uma sitcom como plateia no estúdio ou risadas de fundo. A motivação principal do programa é que uma equipe de filmagem decidiu registrar o cotidiano da empresa Dunder Mifflin e seus funcionários. As histórias são intercaladas por entrevistas confessionais individuais, onde os personagens conversam com a equipe sobre os eventos mostrados. Ocasionalmente duas pessoas dividem uma entrevista, conversando um com o outro e com a câmera ao mesmo tempo.

* Modern Family é uma série de TV de comédia americana, de duração em média de 22 minutos cada episódio, criada por Christopher Lloyd e Steven Levitan e produzida pela ABC. Segue as famílias de Jay Pritchett, sua filha Claire Dunphy e seu filho Mitchell Pritchett que vivem em Los Angeles. Claire é uma mãe e dona de casa casada com Phil Dunphy e o casal têm três filhos. Jay é casado com uma mulher colombiana muito mais jovem que ele, que é ajudada por Jay a criar seu filho pré-adolescente, Manny. Mitchell é casado com Cameron Tucker, e eles adotaram um bebê vietnamita chamada Lily.

* My Generation é uma série americana, tipo comédia-drama de duração de uma hora, que está sendo produzida pelos estúdios da ABC, segue um grupo de alunos, colegas de classe do ensino médio na cidade de Austin, Texas no ano de 2000, e são entrevistados novamente 10 anos após a formatura.

* Arrested Development é uma série americana criada por Mitchell Hurwitz, que foi ao ar na Fox por três temporadas e uma quarta lançada em Netflix. Segue a família fictícia Bluth, família anteriormente rica e habitualmente disfuncional, apresentada em formato contínuo, incorporando o trabalho de câmera na mão, narração, fotos de arquivo e imagens históricas.

* Reno 911! é uma comédia de televisão americana do canal Comedy Central que estreou em 2003. É uma paródia no estilo pseudodocumentário, que mostra a aplicação da lei, como em COPS, com comediantes atuando como os policiais. A maior parte do material é improvisada, usando um esquema genérico, e com o mínimo de scripts material.

* The Comeback é uma sitcom da HBO onde entrava a estrela de Friends, Lisa Kudrow, criada por Kudrow e Michael Patrick King, antigo produtor de Sex and the City.

* Parks and Recreation é uma série norte-americana de comédia de situação criada pelo argumentista e diretor Greg Daniels e pelo produtor Michael Schur, e exibida na NBC. Parks and Recreation retrata a vida de Leslie Knope, a vice-diretora do Departamento de Parques e Recreação da cidade ficcional de Pawnee, localizada no estado de Indiana. As histórias são contadas em forma de documentário fictício e durante as filmagens os personagens aparecem dando opiniões sobre o assunto debatido.

* O Michael J. Fox Show é uma série de televisão americana estrelada por Michael J. Fox. A série foi ao ar na NBC nos Estados Unidos a partir de 26 de setembro de 2013, a 23 de janeiro de 2014, como parte da temporada 2013-14 da televisão norte-americana.

Por fim, o que foi dito ajuda a entender o porquê os mocks são bem sucedidos. Porque usam a justaposição do irônico com a realidade e mostram percepções distorcidas dos personagens frente a ela – por exemplo, suas entrevistas e observações raramente concordam com a caótica realidade capturada pelas câmeras.

Alguns links utilizados:

* http://www.waikato.ac.nz/fass/mock-doc/

* http://www.caduxavier.com.br/mackenzie/index.php?option=com_content&view=article&id=350:tipos-de-documentario&catid=70:radiojornalismo-ii-&Itemid=56

* http://news.bbc.co.uk/onthisday/hi/dates/stories/april/1/newsid_2819000/2819261.stm * http://festival.culturainglesasp.com.br/blog/bem-vindo-ao-mundo-do-mocumentario-onde-tudo-pode-acontecer/

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