Centro fiscaliza a qualidade dos serviços oferecidos pela operadoras
Publicado originalmente no site: http://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia
Segunda-feira 03 de novembro de 2014, 12h27
Mõnica Tavares
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ampliou o monitoramento dos serviços de telecomunicações para todo o país. A primeira etapa do centro integrado de monitoramento de redes começou a funcionar durante a Copa do Mundo, nas cidades sedes, visando garantir as transmissões de celular e TV para todos os países do mundo. Com a medida, todas as operadoras são monitoradas.
A segunda etapa do monitoramento foi apresentada hoje pela agência. Uma das funções do centro é permitir o acompanhamento da Anatel, a cada meia-hora, praticamente em tempo real, das interrupções dos sinais verificadas nas transmissões nas antenas do serviço de telefonia móvel. Neste momento, o usuário fica sem conseguir falar no celular ou acessar a rede de dados.
Até meados de 2015, este mesmo tipo de acompanhamento on-line deverá ser ampliado para os outros serviços, entre eles os de telefonia fixa e TV por assinatura.
Outra função do centro além de fiscalizar a qualidade da rede das operadoras e, em consequência o serviço prestadora para os usuários, é trabalhar de forma preventiva, verificando onde existe congestionando. O superintendente de Controle de Obrigações da Anatel, Roberto Pinto Martins, disse que ela possibilita apontar onde precisa construir mais infraestrutura e redes para prestar um melhor serviço as consumidores.
O vice-presidente da Anatel, Jarbas Valente, disse que o sistema conta com duas unidades, um centro em monitoração de redes fixas e móveis, instalado em Brasília e outro centro de monitoração satelitais, com oito antenas, que começou a funcionar durante a Copa do Mundo, no Rio.
Comentários
Postar um comentário